A importância do Aquecimento de IP

Éber Gustavo
MarkeTHINKers
4 min readMar 29, 2021

--

Foto de Lukas no Pexels

O canal E-mail é um dos canais mais baratos e com potencial financeiro muito grande.

Não, o e-mail não morreu e… Sim, ele pode gerar muito dinheiro para sua empresa.

No entanto, é um canal rigidamente monitorado pelas empresas que fornecem acesso à Internet (também conhecidas como Internet Service Provider ou ISP) — resultado do mau uso do canal ao longo dos anos.

Muitas empresas falham no desenvolvimento de estratégias de E-mail Marketing devido a uma ação obrigatória para todos que querem usar o canal E-mail, o aquecimento de IP.

Você já ouviu falar sobre “aquecimento de IP” (ou IP Warm Up, em Inglês)?

IP significa Internet Protocol, ou seja, Protocolo de Internet. A comunicação na Internet é feita via IP. Então, o que seria o aquecimento do IP?

O aquecimento de IP é um procedimento onde você demonstra para as empresas provedores de acesso à Internet (ISP) que seu IP não é um disparador de SPAM (mensagens massivas indesejadas). O objetivo final é ganhar a reputação dos ISPs para enviar grandes volumes de mensagens por e-mail de uma única vez.

O procedimento de aquecimento de IP é necessário toda vez que você associará o domínio de sua empresa (@empresa.com.br) a um IP. Não importa se o IP já está “aquecido”; o procedimento é necessário para todas as empresas que tem uma grande quantidade de comunicações enviadas por dia para um determinado provedor público (Gmail, Hotmail e Yahoo são os principais ISPs que exigem este procedimento).

Como aquecer meu IP?

O procedimento de aquecer um IP é simples, mas muito trabalhoso — porque o procedimento ainda não pode ser automatizado.

O procedimento funciona da seguinte maneira:

  • Primeiramente você define quantos contatos poderão receber uma comunicação em um dia. Por exemplo: Tenho 100.000 contatos e quer enviar comunicação a todos eles uma vez por semana.
  • Depois você deve dividir todos os contatos por família de ISP (sim, os ISPs têm família que são todos os domínios usados pela mesma empresa). Veja abaixo o exemplo com os 100.000 contatos:
  1. Família Hotmail (hotmail.com, outlook.com, msn.com, etc): 30.000 contatos
  2. Família Gmail (gmail.com, gmail.mx, etc): 40.000 contatos
  3. Família Yahoo (yahoo.com, yahoo.com.br, etc): 10.000 contatos
  4. Outras famílias: 10.000 contatos
  • A próxima fase é definir quais contatos tiveram engajamento recente dos mais antigos. Isto quer dizer que as pessoas que abriram e clicaram em seu e-mail recentemente serão prioridade em seu plano de aquecimento de IP.
  • A última etapa é a criação do plano de aquecimento.

Plano de aquecimento de IP

O plano de aquecimento de IP é a quantidade de contatos que receberão sua comunicação ao longo do tempo. Os ISPs têm uma quantidade limite de mensagens que eles recebem de um novo IP e domínio.

A quantidade limite muda de provedor para provedor e pode ser alterado sem aviso prévio a qualquer momento.

O Hotmail recebe até 10.000 mensagens por dia para novos endereços IP. O Yahoo permite o recebimento de até 5.000 mensagens por dia. O Gmail alterou sua política e a quantidade inicial é de 200 mensagens por dia e o recomendado é que você repita por mais de um dia a mesma volume de e-mails.

Ou seja, seu plano deve conter algo como o abaixo:

O mesmo procedimento deve ser feito para o Yahoo e demais domínios.

Este plano levará 10 dias para ser concluído — tempo varia de acordo com a quantidade de contato e comunicações a serem enviadas por dia. Depois de finalizado o aquecimento, é possível enviar 100.000 mensagens por dia.

O IP fica aquecido por 30 dias. Após 30 dias ele perde o aquecimento e você deveria aquecê-lo novamente. Por isso, é muito importante ter uma estratégia de conteúdo e uma agenda frequente de comunicações.

Durante a execução do plano de aquecimento é proibido o envio de mensagens promocionais. Você deve usar conteúdo que explique sobre seu negócio, vantagens competitivas, informações educacionais e instrutivas aos seus contatos.

Você deve aguardar exatamente 24h entre cada envio e, antes de realizar um novo envio, é necessário uma boa análise nas métricas da mensagem enviada anteriormente.

Se a mensagem enviada anteriormente tiver pouca interação, muitos cliques no link de unsubscribe (descadastramento no canal E-mail), então pare seu plano de aquecimento e reveja toda a sua estratégia de comunicação e conteúdo.

Benefícios do aquecimento de IP

A correta execução do aquecimento de IP ajudará a desenvolver a reputação de seu domínio com os provedores de e-mail e também:

· Aumentará a probabilidade de suas comunicações chegar na caixa de entrada (inbox) de seus contatos (vale lembrar que a frequência e relevância de suas comunicações afetam a decisão de deixar sua comunicação na caixa de entrada ou na pasta lixo eletrônico).

  • Evitará que seu domínio entre em “blacklist” (lista de domínios que enviam comunicações indesejadas).
  • Evitará a incidência de bloqueios, demoras, spam traps (armadilhas de SPAM) e outras ações que os provedores usam para avaliar se a comunicação é ou não SPAM.

Vale relembrar que as regras para o aquecimento de IP pode sofrer alteração por um ou mais provedor de e-mail a qualquer momento e sem aviso prévio.

O aquecimento de IP deve ser executado sempre que adquirir um novo IP, trocar de solução de E-mail Marketing e quando for adicionar um novo domínio ao seu IP.

Ah, você pode ler mais sobre o assunto no artigo Como aquecer seu IP e obter uma boa reputação.

--

--

Éber Gustavo
MarkeTHINKers

Ajudo empresas na América Latina a desenvolverem estratégias e comunicações hiper-personalizadas com seus clientes.