Especial Carnaval: Como fazer uma make Freak-Conceito-Geométrica

Aprenda o passo a passo para fazer uma maquiagem Freak-Conceito-Geométrica com os artistas da Catharine Hill Professional! ❤

Crédito: CyberShot Rosa/Débora Stevaux

É make que você quer? A equipe do MECA foi toda trabalhada em cores e brilhos pelos artistas Leônidas Ishikawa e Fernando Freitas, da Catharine Hill Professional. Com esses dois queridos, eu, Dimas Henkes, curador musical e DJ residente do MECA, aprendi a fazer a maquiagem Freak-Conceito-Geométrica, e agora tenho o prazer de explicar o passo a passo. Essa matéria integra o Especial Carnaval que preparamos para você se inspirar e curtir a época mais foliona e cintilante do ano! Vem comigo? ❤

Antes de contar sobre o que rolou no meu rostinho, precisamos voltar alguns dias antes: a busca por referências. É sempre bom pesquisarmos cores, formatos, produtos e diferentes inspirações. A maquiagem, como aprendi nesse tutorial, deve ser vista como arte.

Nosso rosto é uma tela em branco que podemos criar e externizar tudo que somos — é claro que nem sempre temos capacidade técnica pra isso, mas vale tentar e experimentar! Como Leônidas sempre repetia durante o processo, aqui vale tudo! Pode exagerar, se divertir e brilhar! O Carnaval é pra isso (e o dia a dia também)! \o/

Quando os profissionais chegaram, nos apresentamos e logo percebi que o Fernando e o Leônidas começaram a entender a essência e a diferença de cada pessoa. Eu, Brucks, Débora e Kim temos personalidades fortes que serviram de inspiração para que eles criassem.

1. Preparação da pele

Antes das cores entrarem em ação, o Fernando preparou a pele do meu rosto, pra deixá-la mais uniforme e com a textura certa. Primeiro, foi aplicado o Paint Stick nos tons 6 e 7. Depois, foi feita a iluminação com o corretivo Palid e, pra finalizar, um contorno com Palid Stick Ebado, produtos da Catharine Hill. :)

Crédito: Débora Stevaux

E calma! Pode parecer muito, mas esse processo foi rapidinho e pode ser feito sem a ajuda de profissionais, é só pra deixar o rosto preparado para realçar a maquiagem que vem pela frente. O tipo de contorno varia de acordo com o formato de cada rosto. Lembro que o Leonardo escureceu um pouquinho as laterais para dar mais destaque à parte da frente.

2. Escolha de referências de acordo com as características e a personalidade de cada um

Para a pintura, mostramos as referências que pesquisamos e o Leônidas mesmo escolheu quais referências usar e com quem usar. Eu fiquei com a mais diferentona (e eu amei, né? hahaha). Como meus olhos são esverdeados, ele decidiu usar dois tons de cores: o verde, pra realçar meu olhar, e o vermelho, cor quente, pra contrastar do outro lado.

3. Mistura de Clowns para conseguir os tons desejados e escolha das formas

Para as cores, ele usou a Clown Vermelho e misturou Clown Azul e Clown Amarelo para criar o tom verde. No meu olho esquerdo, ele fez um círculo que passou por cima da sobrancelha e foi até a ponta de cima da bochecha. No outro, foi feito meio círculo e meio triângulo, mais pontudo, com mais movimento. (NÃO SE IMPORTEM COM A PERFEIÇÃO! Crie a forma que você quiser, da maneira que você conseguir.) O mais divertido e importante dessa maquiagem é expressar a sua personalidade da forma que você quiser. Se joga!

Depois que fez as formas, o Leônidas aplicou um pó translúcido para deixar as formas coloridas opacas e livre de borrões. Assim, você pode curtir com tranquilidade, sem medo de borrar caso pegue chuva ou pegue alguém.

4. Glitter, muito glitter!

E, como é Carnaval, não poderia deixar de fora o… GLITTER! Como eu tenho bigode, ele passou um Fixador de Glitter (que é uma cerinha, bem fácil de aplicar), para então aplicar uma mistura de Glitters: Prata 3D5 Snow, Frozen e Holográfico — todos da Catharine Hill!

Na hora de tirar a foto, eu brinquei com as mãos e logo veio outra ideia de última hora: cobrir as minhas mãos de glitter prateado! O Leônidas passou o líquido Bruma Rose nas minhas mãos, pra deixá-las molhadinhas (ui!) e, para espalhar e fixar melhor, ele colocou o glitter com o fixador de cabelo (DICA QUENTE!).

E: ta-dãm! Estou prontinho para ir nos bloquinhos ou para a padaria. Você que escolhe! Hahahaha!

Crédito: Bruck Nogueira.

Espero conseguir inspirar vocês nesse Carnaval. Mas espero conseguir inspirar vocês no dia a dia também! Pra mim, todo dia vale se montar, se conhecer e se amar. Levem esse tipo de maquiagem como um momento de autoconhecimento. Foi assim que me senti com toda a equipe da Catharine Hill me auxiliando aqui. ❤

Todos os produtos da Catharine Hill Professional podem ser adquiridos na loja online ou em outros pontos de venda físicos, dependendo da onde você estiver! Aqui, você confere os que foram usados na make Freak-Conceito-Geométrica:

Produtos que foram usados na minha make!

Este tutorial foi escrito pelo nosso curador musical e DJ residente, Dimas Henkes. Segue a gente no Instagram? E no Twitter também? ❤

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca