Música em movimento: 5 clipes pra ver antes de abril acabar

Todo mês, reunimos 5 novos clipes recém-lançados para você refrescar o olhar, renovar as referências musicais e se manter sempre em movimento.

Robyn. (Crédito: Mark Peckmezian)

1. “Cellophane” — FKA Twigs

Após três anos de hiato, a cantora, compositora, produtora musical britânica FKA Twigs retorna com uma canção sensível e intimista. Em 2018, ela anunciou publicamente um grave problema de saúde. Foram seis tumores retirados do útero, deixando a artista impossibilitada de dançar no pole dance, uma de suas principais atividades físicas e artísticas.

No vídeo, a cantora conta a história completa em uma dança contemporânea no próprio pole dance, o protagonista de sua dor. A dança é perfeitamente executada, representando o início de uma história. Enquanto ela dança, ela encontra um poderoso animal mítico e tecnológico, enfrentando e encarando seu maior inimigo: ela mesma. Após o encontro, ela cai em um poço, onde é coberta de lama por várias de mulheres, o que significa a sua cura.

O vídeo representa um encontro com ela mesma. Mostra que a nossa companhia é a única que nunca nos deixará na mão. Impecável.

Veja também: Criar é florescer: uma entrevista com a cantora Tulipa Ruiz

2. “Orfeu” — Thiago Pethit

Que tal se perder pelas ruas do centro de São Paulo?

O clipe dirigido por Camila Cornelsen traz o retrato singelo do cantor e compositor paulistano Thiago Pethit sobre seu cotidiano cheio de amores, medos e perdições na pauliceia desvairada, retratada no novo disco “Mal dos Trópicos — Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação. Cenas de drones pelo Minhocão, pelo Copan e por outros cartões-postais paulistas se misturam com passagens mitológicas de personagens da mitologia grega à literatura de Shakespeare.

As câmeras invadem as janelas de prédios, criando narrativas como se cada janela fosse um quadro em branco, pronto para ser visto pelos olhos de curiosos. Quem dá vida à Ofélia, que segura o coração de um Orfeu encenado pelo próprio Thiago, é a modelo e cantora Urias. O filme é lotado de referências literárias, como a imagem de Ofélia caída dentro de uma piscina, fazendo menção à cena de suicídio de Hamlet.

Leia mais: Para devorar Thiago Pethit: 6 perguntas sobre seu novo álbum

3. “Between The Lines” — Robyn

Depois de gravar um especial para a BBC Radio 1 em Ibiza, a cantora, compositora e produtora musical sueca Robyn não deixou essa oportunidade passar em branco: gravou um videoclipe caseiro para “Between The Lines”, faixa do seu último álbum “Honey (2018).

O interessante é o formato: imagens aleatórias editadas conforme a música vai sendo construída. A artista acaba zoando o estilo de vida da ilha espanhola de Ibiza, que carrega uma fama de festeira e vem enfrentando uma certa decadência. Homens musculosos sem camisetas, pessoas pegando sol, looks incríveis e muita festa são os ingredientes usados para dar vida ao minidocumentário da passagem dela pela costa espanhola.

Quem assina a direção é o seu amigo pessoal — e também cantor — Ssion.
As filmagens ficaram com um clima bem intimista e divertido. Ótimo pra ser inspirar na sua próxima viagem com amigos! ❤

4. “Late Night Feelings” — Mark Ronson feat. Lykke Li

Em um estilo cinematográfico, a cantora e compositora sueca Lykke Li dá vida para uma personagem obcecada por um grande amor, interpretado pelo DJ, compositor, guitarrista e produtor musical inglês Mark Ronson.

O vídeo mostra o momento em que a personagem se prepara para seduzir seu amante. Entre banhos, maquiagens e a escolha da peruca para não ser reconhecida, a cantora atua perfeitamente a persona do seu último álbum, “so sad so sexy” (2018): uma mulher que se ama de uma forma melancólica.

A disco ball em forma de coração quebrado, símbolo do novo álbum de Mark Ronson, também está presente, junto com cenários coloridos, danças divertidas e batidas envolventes. Tudo acaba com uma ilusão amorosa, em que a personagem sonha que invade e dança no palco do seu ídolo amado. Quem nunca sonhou com isso, né?! ❤

Veja também: Giovani Cidreira: Um artista brasileiro que você precisa ouvir em abril

5. “E Agora?” — Saskia

A cantora gaúcha de 23 anos é um prodígio e uma de nossas apostas mais fortes para a cena musical brasileira desse ano. Depois de passar pelo edital Natura Musical, ela promete um (ou dois!) álbuns pra esse ano. E nós estamos ansiosos, hein, Saskia? ❤

Refletindo sobre o futuro, cantando sobre o presente e nos apresentando suas raízes, ela mostra detalhes do bairro de onde veio, Guarujá, em Porto Alegre. Todos os elementos da filmagem foram espontâneos: o jardim da casa é de uma casa abandonada, a fita VHS foi encontrada no chão… tudo isso se encaixa na música. A letra fala sobre seu lar e a VHS remete ao estilo lo-fi de suas batidas.

A ficha técnica tem grandes nomes. A direção e fotografia são assinadas pela dupla Kim Costa Nunes e Tuane Eggers. O vídeo também conta com Eduardo Tabora e Luana Santana no roteiro, edição do Martini Piccinini e correção de cor pelo Dani Dan. Que time lindo, hein?! ❤

Essa listinha foi feita pelo nosso curador musical Dimas Henkes. Segue a gente no Instagram? E no Twitter também?

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca