Bolsa Santander Ibero-americana: a chance do sonho do intercâmbio

Daiane Jardim
Melancia
Published in
4 min readAug 26, 2018

Eu sempre fui sonhadora. Sempre. Não consigo imaginar um dia da minha vida sem ter sonhado. Alguns sonhos já conquistei, e outros eu simplesmente armazenei numa caixinha e joguei num canto da mente, pois pensei que jamais seria possível realizar. Mas a vida surpreende né? E, quando algo é para ser seu, simplesmente é…

Desde que comecei minha graduação em Letras, lá na primeira vez que entrei no curso em meados de 2011, sonhava em estudar literatura em Portugal. Mas a vida foi passando, muita coisa aconteceu e isso ficou cada vez mais distante da minha realidade. Anos depois, retornei a esse curso maravilhoso em outra faculdade, mudei de cidade, estado (uma loucura), até eu mudei, e a oportunidade apareceu.

Eu já conhecia a Bolsa Ibero-americana do Banco Santander, e fiquei sabendo que minha faculdade era uma das contempladas com uma quantidade de bolsas. Em 2017, o Banco lançou seu edital e fiquei pensando se deveria ou não tentar. Conversei com algumas pessoas, passei a pesquisar, e ouvi alguns “nem tente, essa bolsa é impossível”. Confesso que estava muito insegura, e esperei a minha universidade abrir o edital. Quando abriu, uma das universidades de destino era a Universidade do Porto, na cidade do Porto em Portugal. Era simplesmente um sonho, algo ainda muito inalcançável na minha cabecinha. Li todo o edital da UNINTER, e então resolvi fazer minha inscrição.

Até então eu nem estava preocupada, deixei de lado, parecia algo muito distante, mas eis que o processo de seleção começou. Meu nome estava junto com mais de 1.300 alunos de todo país lutando por uma das 9 vagas que minha faculdade disponibilizava.

É importante entender que cada faculdade tem seu próprio processo de seleção, algumas são mais simples, outras mais complexas, uma dica que deixo é sempre pesquisar como foi o processo do ano anterior na sua faculdade, para você ter mais ou menos uma noção. E, em caso de dúvida, consular o setor de Relações Internacionais aí da sua própria facul.

Na minha faculdade foram feitas as seguintes etapas elimintatórias para escolher os ganhadores:

1ª etapa: inscrição no site do Santander para a bolsa.

2ª etapa: envio do histórico (as notas tinham que ser acima de 8).

3ª etapa: prova de língua estrangeira ou redação.

- Alunos que escolheram país de língua espanhola como universidade de destino tinham que fazer essa prova de nivelamento (nota mínima: 7).

- Alunos que escolheram Portugal como destino tinham que fazer uma redação (nota mínima: 8).

4ª etapa: entrevista.

- Para a entrevista havia somente 30 alunos.

5ª etapa: resultado.

Foi fácil? NÃO, NÃO MESMO! Foi bem suado, mas me dediquei em cada etapa, até que no dia 07 de julho meu nominho estava entre os escolhidos. A primeira reação foi nem acreditar e depois chorar o Rio Douro inteiro de lágrimas.

Outro detalhe muito importante: para ganhar a bolsa é necessário ter uma conta no Banco Santander. Antes da seleção, um pouco depois de me inscrever, já providenciei minha conta universitária (estava bem confiante sim). Fiz na hora, foi muito simples e pelo que sei, tem como providenciar até mesmo pela internet. Esse é um item obrigatório, fiquem muito atentos.

Detalhes:

Os destinos são faculdades da Espanha, Portugal e América Latina. Há faculdades (como a minha) que permitem inscrições somente para faculdades estrangeiras conveniadas. Porém, se a sua faculdade não tiver convênio com a que você escolheu, ainda assim você tem direito a estudar e não pagar taxa alguma (desde que a faculdade de destino esteja entre as beneficiadas com o Programa Santander Universidades), basta as reitorias estabelecerem o acordo para o período de mobilidade.

  • Você recebe uma bolsa no valor de 3 mil euros*, mas eles pagam em reais e de acordo com a cotação do dia que o edital foi feito, então nem sempre dá esse valor, viu? Prepare-se para completar com dinheiro próprio.
  • Compre passagens, tire o visto, passaporte, etc, com dinheiro próprio. Dependendo do país, esse valor dá somente para viver lá e não para custear esses gastos extras.
  • O Santander fará o depósito na sua conta, eu assinei o contrato em julho e no final de agosto recebi o dinheiro.
  • Confira o site do Santander Universidades para mais informações sobre a bolsa, países destinos e universidades.
  • A bolsa é para um período de 6 meses na universidade de destino.
  • A única obrigação do Santander é com o dinheiro da bolsa, o restante é tu, sua universidade e Deus.
  • Você tem o prazo de 1 ano e meio para realizar o intercâmbio, eu escolhi o segundo semestre (fevereiro-julho) para ter tempo de me preparar. Mas algumas pessoas que conheço deixaram para ir no último semestre, tudo vai de conversar com sua faculdade e ver o que será melhor para você.

Num próximo post venho para falar mais sobre as burocracias e todos os preparativos para ir (tem muita coisa!). Por enquanto, fico por aqui.

As dicas que deixo é:

  • Leia o edital do Santander,
  • Leia o edital da sua faculdade,
  • Pesquise sobre o destino desejado, custo de vida e converse com quem já foi,
  • Tente!

Para mim seria muito difícil conseguir fazer um intercâmbio por conta própria, então essa bolsa me ajudou e muito a realizar um sonho quase que impossível! O meu curso escolhido na Universidade do Porto foi Licenciatura em Estudos Portugueses, que no caso é o “Letras” de lá.

Se tiver dúvidas, e quiser acompanhar mais sobre essa etapa, acompanha-me também no instagram: @daianejardim14

Valeu, galera!

Leia também: O que ninguém vai te contar sobre um intercâmbio

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature and Education. Polyglot, passionate about teaching and writing.