Madrid: conheça a capital espanhola gastando pouco

Daiane Jardim
Melancia
Published in
4 min readMay 16, 2019

O dia que fui expulsa da La casa de papel e usei o couchsurfing pela primeira vez

Estava no meio da praça mais movimentada da cidade, Puerta del Sol, e havia muita gente a minha volta. Eu carregava apenas uma mochila, olhar vidrado, o coração batendo forte e não sabia muito bem o que fazer.

Meus olhos eram absorvidos por tudo; pelos prédios, pelas pessoas que falavam alto — diferente dos portugueses sempre mais discretos.

No meu celular estava todo o roteiro, era a primeira vez para mim de muita coisa. Mas antes de me jogar pelas ruas, eu precisava de café farto para aguentar o dia. Parei num lugar chamados Montaditos, super barato aliás, e ali com 2 euros tive um belo café da manhã, que para o meu estômago pequeno serviu até de almoço.

Abri meu roteiro e segui pelo Palácio Real (LINDO) e os Jardins de Sabatine, que fica logo ao lado. Logo a alguns poucos quilômetros ficava o Temple of Debod, uma construção egípcia de tirar o fôlego e de onde você consegue uma vista linda da cidade.

E La casa de papel?

Como uma fã APAIXONADÍSSIMA, resolvi ir até o local que a série La Casa de Papel foi gravada. É importante saber que na verdade a série não foi gravada na Casa da Moeda da Espanha, mas sim em uma propriedade privada onde funciona o Conselho Superior de Investigação Científica. Este local serviu de “fachada” para o maior atraco da história das séries.

Coloquei o endereço no Google Maps bem plena, foi a primeira vez que precisei usar o metrô na cidade, porque antes disso estava fazendo tudo a pé. Resolvi “cortar” caminho, ou melhor, ir pelos fundos da propriedade, o que não adiantou nada. Eu dei uma volta gigante num quarteirão que me fez ficar com a língua de fora de tanto andar.

Se for para esse lugar não tente atalhos ok? Faz o que o mapa manda que é melhor.

Até que achei o bendito lugar. Tinha uma portaria e um segurança que deixava somente os funcionários entrarem.

Logicamente tentei entrar, disse que queria apenas tirar uma foto, e logicamente o segurança me mandou sair. Ele foi educado e disse que era apenas para funcionários, fiquei chateada na hora, mas depois fiquei feliz de ter estado ali.

Porém, antes de ir embora e tomada pelo ímpeto da esperteza paparazzi, me espremi nos portões da frente por entre as grades e tirei essas fotinhas tímidas onde vocês podem ver um pedaço da fachada da “Casa da Moeda”.

Enquanto tentava atravessar as traves do portão e me arrependia de ter comido tantos croassaints, outro fã da série apareceu e me perguntou se eu tinha conseguido entrar.

Choramos juntos.

O coração não aguentou viu, gente? Foi muita emoção estar onde o amor da minha vida, também conhecido como Berlim, esteve.

Foto: Daiane Jardim

Hospedagem pelo couchsurfing

Depois de uma boa caminhada, fui ao encontro da minha anfitriã do Couchsurfing, era minha primeira vez usando o site, e que experiência fantástica. Conheci a Bea, uma espanhola super simpática, que me recebeu de braços abertos em seu apartamento.

Jantamos, contamos história e passeamos pela cidade, dessa vez em direção ao famoso Jardim del Retiro, vimos as luzes do teatro se ascendendo a noite. Sim, meus pés já latejavam a essa altura, mas a dor para mim era o de menos, eu queria absorver tudo o que podia daquele lugar.

No segundo dia, resolvi apreciar um pouco mais do Jardim del Retiro, e me permiti a algumas horas deitada na grama em frente ao Palácio de Cristal. Peguei meu caderno da mochila, e escrevi um pouco sobre nada e tudo ao mesmo tempo.

Foto: Daiane Jardim

Como meu voo de volta saia muito cedo no dia seguinte, dormi no aeroporto, levei meu kit almofadinha + sobretudo + pochete, e dormi como uma princesinha.

Aliás, dormir em aeroportos aqui é bem comum quando este fica aberto 24 horas. Tem muita gente que faz o mesmo, mas antes de se aventurar e estender o saco de dormir:

  1. pesquise se o aeroporto fica aberto a noite,
  2. veja se mais pessoas já fizeram isso e foi de boa,
  3. tenha cuidado com seus itens pessoais (eu coloquei dinheiro e passaporte dentro de uma bolsa pequena e debaixo da camiseta, tudo bem que você está na Europa, mas não abuse da sorte,
  4. se prepare pra dor na costa no dia seguinte.

Muitas pessoas dizem que não tem nada para fazer em Madrid, pois eu discordo. Madrid é uma cidade magnífica, com muita cultura, organizadíssima e encantadora.

Além disso, você consegue fazer os principais pontos turísticos a pé, o que te ajuda a economizar e conhecer essa cidade que é simplesmente inesquecível.

--

--

Daiane Jardim
Melancia

English and Portuguese teacher. Master's in Literature and Education. Polyglot, passionate about teaching and writing.