Cinco dicas para cultivar espada-de-são-jorge

Grazielle Raiane
Mendes é Mais
Published in
4 min readAug 13, 2020

Confira as variações e características dessa planta flexível e resistente

Photo by Jazmin Quaynor on Unsplash

De origem africana, a espada-de-são-jorge por muito tempo pertenceu ao gênero Sansevieria, mas hoje é classificada como Dracaena. É uma planta herbácea, ou seja, tem uma estrutura mais flexível e frágil. Possui muitas variações, sendo que algumas são naturais e outras são fruto da manipulação humana, em jardins ou laboratórios. Exemplos:

Espada-de-santa-bárbara ou espada-de-iansã

Ela tem a borda amarelada

Lança-de-são-jorge ou lança-de-ogum

Tem o formato cilíndrico, pontiagudo e é rígida

Punhal-de-são-jorge, punhal-de-santa-bárbara ou punhal-de-iansã

É a mini versão da planta. Imagem 2 — Reprodução: Istock/ Getty Imagens

Moonshine ou espada prata

Reprodução/ Mercado Livre

Boncel ou bananinha

Outra mini versão. Reprodução/ Carousell

Coroa dinamarquesa

Reprodução/ Naturayo

Masoniana ou baleia

Reprodução/ Pistils Nursery

Variegata (folha mais clara)

Imagem 1 — Reprodução/ Fruta Flor | Imagem 2 — Reprodução/ Vivo Plantas

Muitas pessoas acreditam que essa planta é um amuleto contra a inveja e as energias negativas. Outras a usam apenas por interesse no universo da jardinagem e para fins estéticos, já que a planta também é popular entre os paisagistas e decoradores. Está presente em várias listas de plantas para interiores e pequenos espaços, como escritórios.

Confira 5 dicas para ter essa planta dentro de casa

Cultivo

É uma planta originária de lugar árido e deve ser mantida no sol. Mas, ela pode se adaptar a sombra, desde que receba a luz em algumas horas do dia ou por uma, duas vezes por semana. Essa luz que ela precisa é preferencialmente a do sol.

Resistente, a espada-de-são-jorge não exige tanta atenção de quem a cultiva — comparada a outras espécies. Dispensa a umidade e o excesso de água pode apodrecer esse tipo de planta. Use adubo orgânico e substrato misturado com areia manter o solo seco e drenado.

Local

Além de garantir que o espaço onde a planta vai ficar seja iluminado, é necessário atentar-se para o acesso à planta. Como assim?! Bom, a espada-de-são-jorge é tóxica e não deve ser ingerida em hipótese alguma. Evite que a planta esteja acessível para crianças e animais. Uma dica é mantê-la em suportes suspensos.

LEIA TAMBÉM

Três dicas para ter plantas em casa

Decoração: três formas de criar um varal com fotos

Flor

Essa planta também floresce e libera um cheiro adocicado. Em pequenos cômodos esse perfume fica mais intenso e pode incomodar quem não gosta. A recomendação para que é sensível a fragâncias fortes é podar assim que começar a inflorescência. Se você curte aroma meloso é só deixar a flor crescer.

Água

Apesar de não ser o ideal, ela também pode ser cultivada em água. Após um tempo — que varia — começam a surgir raízes na folha. Daí, você replanta em um jarro ou no jardim; ou continua com a versão aquática da espada-de-são-jorge. Lembre-se de trocar a água, no mínimo, uma vez por semana. Nosso país ainda sofre com o Aedes aegypti (mosquito da dengue) e devemos ficar atentos! Beleza?

Mudas

Você já viu que, depois de um tempinho na água, a folha da espada-de-são-jorge desenvolve raízes. Essa é uma das maneiras de criar as mudas dessa planta. A outra forma de multiplicar é a divisão por estacas em qualquer época do ano, mas dê preferência a estação das flores: a primavera. Abaixo você pode ver que é bem simples. Basta corta a folha, passar um pouco em canela em pó na base e enterrar superficialmente no substrato.

Propagação de uma espada-de-santa-bárbara

A espada-de-são-jorge é uma ótima planta para quem está começando nessa vida de jardinagem. Ela é resistente e pode aguentar a falta de água ou sol.

Quer mais inspiração e soluções para o dia a dia?! Clique AQUI e curta!

--

--