Code Ecosystem — Improving the development experience

Fernando Eugenio Correa
Mercado Libre Tech
Published in
3 min readJul 12, 2022

Muito obrigado por juntar-se a mim nesta série de artigos “Golang: ORM or not ORM @ Mercado Livre”. Passamos pela introdução de conceitos da linguagem de programação Go, bancos de dados relacionais, linguagem SQL e ORMs, este último com alguns exemplos de pacotes com uma breve descrição, no primeiro artigo para compartilhar nossas experiências nesta pesquisa e análise em busca de a melhor maneira de trabalhar com bancos de dados e a linguagem Go.

Mas neste nosso último encontro, gostaria de apresentar brevemente a equipe da qual faço parte, o Code Ecosystem ou simplesmente CodeEco, e nossas principais iniciativas até agora. Afinal, o melhor está sempre por vir…

Logo CodeEco
Logo CodeEco

O time CodeEco quer construir um ecossistema de desenvolvimento de tecnologia mais maduro, sustentável, resiliente e saudável. Assim, nosso trabalho está focado em melhorar a experiência de desenvolvimento para cada stack oficial do Mercado Livre (Java, Go, Python, NodeJS, Android e iOS) que usamos internamente. Imagine que você inicie em uma empresa com milhares de colaboradores, muitas linguagens de programação diferentes, centenas de produtos e inúmeras equipes que trabalham juntas para oferecer aos usuários uma experiência perfeita: por onde você começaria? Bem, sem dúvida, detectando problemas comuns na experiência do desenvolvedor, desenvolvendo melhorias e automações em nossa stack e tornando a documentação acessível para todos. Estas são algumas das coisas que fazemos.

A equipe do Code Ecosystem visa desenvolver 3 competências que contribuem para o ecossistema do Mercado Livre:

  • Codability — Criando recursos para escrever código melhor dentro do Mercado Livre,
  • Community — Nutrindo o conhecimento coletivo para construir uma comunidade mais forte,
  • Open Source — Promovendo práticas de open source para melhorar a colaboração.

Além disso, fornecemos experiência e conhecimento nas verticais para cada stack de tecnologia oficial nas iniciativas de:

  • Release process & Qualitidade
  • Solução de problemas do dia-a-dia
  • Cursos / Treinamentos / Ramp-ups

O que fizemos até agora?

  • Compliant toolkits w/RFC cross company: KVSClient, Restclient (desenvolvimento, comunicação, manutenção e descontinuação) para a stack Python;
  • Manutenção de imagens docker para Python, Java ou Go;
  • Definição padrões de mecanismo de qualidade para Python;
  • Manutenção da comunidade em Python Devs;
  • Dependency Catalog: extrator de dependências Python;
  • PyPI → migração Nexus;
  • Py3.5 descontinuada, suporte para Py3.8 e Py3.9;
  • Open Source: Análise das dependências mais populares em nossos repositórios de produção do github, verificação de suas licenças e detecção oportunidades, promovendo uma cultura Open Source dentro da organização;
  • Community: Ajuda a desenvolver uma comunidade de desenvolvedores saudável, colaborativa e vibrante dentro do MELI. Cultivando o conhecimento coletivo e organizando espaços para que as pessoas de TI dentro do Mercado Livre compartilhem experiências, conhecimentos e ideias.
  • Sync Tech: É um espaço quinzenal criado para compartilhar e democratizar conhecimentos, produtos, problemas, ferramentas e novidades relacionadas à implementação das diferentes tecnologias que utilizamos no Mercado Livre. Este espaço existe para criar engajamento entre nossos colaboradores e aumentar a diversidade e a inclusão. Esses encontros acontecem por meio de transmissão ao vivo (que são gravadas para posterior disponibilização) que permitem que diferentes pessoas de diferentes cargos e equipes apresentem temas para um público igualmente eclético que pode interagir fazendo perguntas e deixando comentários.

Como aproveitamos nossa equipe multidisciplinar?

As iniciativas Community e Open Source têm trabalhado com grande sinergia, buscando neste primeiro momento melhorar o entendimento e envolvimento de todos da área de TI com a cultura Open Source. Isso tem sido feito por meio da organização de workshops incentivando a colaboração em projetos estratégicos Open Source, produção de material didático, busca de evangelistas e interação com eventos, como Sync Tech, apresentando participantes proprietários ou mantenedores de projetos Open Source a contar sobre essa experiência aos nossos colaboradores.

Agradecimentos…

Eu gostaria de agradecer enormemente a Nahuel Barrios, Laura Guarie, Cecilia Sassone, Rafael Holanda, Vinícius Garcia, Nestor Marsollier e todo os membros do time CodeEco: Angelina "Ange" Tresca, Bruno Ingani (Chino), Cristian Vera (Índio), Erick Henrique, Isaque de Melo, Lucas Scaravelli, Macarena "Maka" Pecha, Rodrigo Novas, Lucila Mortara, Marcos Mesmer, Giovanni Almeida, Pamela Rosales and Leandro Colombo. Sem o apoio e incentivo dessas pessoas, este artigo não teria sido possível. Muito obrigado.

--

--