Desventuras de uma planner

Gabs
metaWriMo
Published in
2 min readNov 6, 2015

--

Depois da nossa primeira publicação aqui no metaWriMo, eu e o Paulo combinamos que ele escreveria sobre ser um pantser e eu, sobre ser uma planner. Planner é o escritor que entra no NaNoWriMo com a história planejada, um plano de guerra traçado. Eu poderia contar sobre o planejamento que fiz para a minha história, quanto tempo levei, o que ajudou ou não ajudou, mas ao invés disso vou contar como é ser uma planner ruim.

Eu tenho precisamente 23 historias inacabadas no meu computador. Isso sem contar aquelas que foram fatalmente exterminadas pelo botão delete e um sentimento de “nossa, que merda eu escrevi?”. Todas elas começaram em um momento de muito ânimo em que eu escrevi milhares de palavras por dias a fio até que de repente… página em branco. As ideias acabavam e todas aquelas páginas eram abandonadas para sempre.

O meu objetivo com o NaNo, muito mais do que escrever 50 mil palavras, é escrever uma história até o fim. Por isso eu fiz questão de não começar o mês sem um planejamento. Passei as últimas semanas de outubro pensando cuidadosamente minha história, mesmo não tendo nenhuma noção de outline (mas se você está começando agora, pode ser legal pesquisar um pouquinho sobre isso). Minha história se passa em 18 dias, então fiz um planejamento dia a dia dos acontecimentos e reviravoltas que estariam ali, então quando novembro chegou, eu não fui pega de surpresa pelo desespero de não saber como conduzir a história. Eu só não estava preparada para uma coisa:

Em menos de 11 mil palavras, eu praticamente já acabei o primeiro rascunho da minha história.

Não tenho ideia nenhuma de como vou resolver isso e não estou aqui para te ensinar o que fazer se tiver um problema como o meu (mas se você tiver uma solução, me conta aí). A moral da história é que não importa se você é um puta planner, se programou durante um ano e tem um plano infalível.

Imprevistos acontecem.

Não faz isso, não, amigo, volta para sua história!

E está tudo bem, assim é a vida e assim é também o processo de escrita. Isso não é razão para você jogar tudo para o alto. Para, respira um minutinho e volta ao trabalho. Tudo bem se você precisar de um momentinho para chorar e se desesperar, mas não esquece que o mês não vai parar para esperar por você.

E se esse imprevisto fizer você precisar começar do zero, dá uma olhadinha no post do Paulo sobre essa vida louca de pantser.

--

--

Gabs
metaWriMo

“There is no aspect, no facet, no moment of life that can’t be improved with pizza” — Daria Morgendorffer