A Inusitada Jornada de Seis Meses onde encontrei a Luz no Fim do Túnel

Não estava feliz com a minha vida, já havia tentado muita coisa diferente para muda-la. Foi a partir de uma escolha corajosa e uma viagem despretensiosa que tudo começou…

Pablo Gauna
Missão Positividade
9 min readJun 8, 2019

--

O SINAL DIVINO

Quarta-feira, 8 de Agosto de 2018 — Curitiba

“Bom dia pessoal,

Venho por meio desta anunciar meu desligamento do curso e por conta disto não darei prosseguimento ao TCC.

Desejo a cada um de vocês prosperidade em seus caminhos e se for o destino, voltaremos a nos encontrar.

Abs,

Pablo Gauna”

E-mail ao coordenador e a meu colega.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Este foi o e-mail que enviei ao coordenador da pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação que estava fazendo, avisando-lhe de meu desligamento do curso.

Admito ter sentido um frio na barriga, mas precisamos de coragem e fé para escolhermos o que é melhor para nossas vidas. Neste momento, encontrava-me desmotivado e com falta de perspectiva em Curitiba: sempre tive espírito aventureiro e de várias formas estava bloqueando minha essência de viver desta forma.

George Nicolau, vulgo “Nikito”, o Periquito que caiu em minha casa.

Comecei a pesquisar formas de sair do país como uma fuga pelo que eu estava passando. Porém, ou o destino era muito caro ou sentia-me despreparado para encarar tais desafios. Comecei, então, a dedicar-me restritamente a leituras de desenvolvimento pessoal, ao voluntariado nos escoteiros o qual havia iniciado recentemente, ao Rotaract (onde realizava projetos e ações sociais há mais de cinco anos), exercitar-me na academia e trabalhar como motorista de aplicativos para juntar dinheiro para as festas de fim de ano.

Foi então que, final de novembro, como um sinal divino de mudanças, um filhote de periquito veio a cair do ninho para minha casa, faltando exatamente SETE dias para minha viagem e que mal sabia que duraria seis meses até retornar a Curitiba (em maio de 2019) e que seria a luz no fim do túnel que estava procurando naquele momento.

O INÍCIO DE UMA NOVA JORNADA

Então, às 00h00 do dia 30 de novembro de 2018, iniciavam-se minhas férias indo a Ribeirão Preto para um casamento que ocorreria no primeiro dia de Dezembro.

Poupei um bom dinheiro ficando na casa da minha irmã e de dois primos, que moravam e estudavam por lá há quase três anos. Ainda iria para Minas Gerais passar as festivas de final de ano com a parte mineira da família. Portanto, quanto mais economia eu fizesse, melhor.

Antes de partir para a próxima viagem, passei três semanas em Ribeirão Preto e, a cada dia que passava lá conhecendo pessoas e lugares, surgia com mais frequência o seguinte pensamento em minha cabeça:

“Mas o que chamou tanto minha atenção nesta cidade do interior de São Paulo? Sinto oportunidade aqui, mas do que exatamente? Será que fico aqui para tentar alguma coisa?”

Aquela luz no fim do túnel que surgiu a mim antes de partir de Curitiba cintilava em Hellbeirão Preto (para quem estava acostumado ao frio do sul, 40 ºC era o inferno na terra). Precisava me assentar lá. Novamente teria de tomar uma atitude corajosa e com fé. Tentei encontrar formas de renda por lá antes de partir para MG, sem sucesso… agora é momento despedir-me de 2018…

Aaaahhh, este céu deMG…

O NOVO CICLO QUE PARECIA NEM TÃO NOVO…

Eram 19:07 do dia 19 de Dezembro de 2018 quando cheguei a Passos, Minas Gerais. Meu irmão, que já estava lá, veio me buscar junto com os primos, amizade desde a infância. Como de costume, todos ficavam na casa da vovó (agora bisavó), muito grande e vários quartos.

Apesar dos bons momentos que passei até o dia 12 de janeiro de 2019 em MG, não saía de minha cabeça o fato de voltar para Ribeirão Preto e fazer algo acontecer por lá. Além do mais, grande parte das férias dediquei-me a estudar a KPMG, uma das maiores empresas de consultoria do mundo e a qual tentaria uma vaga para trabalhar lá assim que voltasse de Passos.

Era 15 de janeiro e despedia-me de meu irmão e sua namorada, que haviam ficado mais um tempo em Ribeirão Preto antes de voltar para Curitiba. A partir disso iniciava-se um novo ciclo para todos…

Última foto minha, do meu irmão e minha cunhada :)

Como não gosto de perder tempo, logo busquei conhecer pessoas e lugares. Como faço parte da família rotária (quem é membro do Rotary) há mais de cinco anos, este seria o canal inicial de contatos. Com a ajuda do Jorge de Curitiba e apoio do Rafael e do Rodrigo de Ribeirão (muito obrigado, meus caros), portas começaram a serem abertas.

Busquei conhecer alguns clubes e engajar-me em algumas ações e durante este tempo tive a oportunidade de conhecer pessoas muito legais.

Como de costume (nesta época já havia atingido a entrega de 200 currículos), não havia conseguido o tão esperado trabalho na KPMG.

Era meu aniversário, 11 de fevereiro, e tinha um evento para participar em São Paulo chamado Campus Party, do dia 12 ao dia 17 de fevereiro: resolvi dar um tempo de procurar trabalho para focar-me nele.

AGORA SIM UM NOVO CICLO

Eis que tive a oportunidade de participar do evento pela primeira vez em 2018, ao ganhar um ingresso no 0800 (de graça rs) de um passageiro meu durante o trabalho como motorista de aplicativos em Curitiba (muito obrigado Thalis Antunes, você mudou minha vida!) e desde então quero ir em todas as próximas que surgirem.

Fora o conhecimento que pode-se adquirir lá, você tem a oportunidade de conhecer pessoas agregadoras de toda parte do Brasil e do mundo. Além disso, a pessoa que você era antes de entrar no evento é completamente diferente da pessoa que você é após sair do evento.

Pra vocês terem ideia, eis algumas pessoas que conheci no evento, além das amizades que fiz:

Nosso querido Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
Uri Levine, fundador do aplicativo Waze.
Juliana Munaro, apresentadora do Pequenas Empresas, Grandes Negócios. O gesto da mão apoia o fim da Poliomelite no mundo, projeto do Rotary.
Eduardo Baer, Co-fundador da Dog Hero.
Tallis Gomes, fundador dos aplicativos Easy Taxi e Singu.

Minha cabeça explodia de novas ideias e perspectivas. Estava determinado a expandir meu potencial.

Lembranças da Campus Party.

MUITO TRABALHO E AUTOCONHECIMENTO

E antes mesmo de voltar para Ribeirão, havia recebido duas propostas de trabalho e, assim que voltei da Capital Paulistana, estava como o Julius do Todo Mundo Odeia o Chris: dois empregos rs. Além disso, na madrugada do dia 25 de fevereiro nascia o Missão Positividade, com o post sobre o objetivo do projeto.

Primeiro Post do Missão Positividade.

Como já tive experiência em outros três blogs anteriormente, sabia que precisava me profissionalizar em produção de conteúdo para fazer algo bem-feito. Então, comecei os cursos gratuitos da Rock Content sobre o assunto.

Estava dormindo em média 5 horas por dia: parecia um zumbi. Então, depois de um mês, larguei um dos trabalhos (como consultor imobiliário) para dedicar-me ao trabalho de garçom no Espeto da City-dos nobres Moisés Cordeiro e Christian Moro (Deus os abençoe!) — e ao Missão Positividade.

Retornando de mais um dia de trabalho no Espeto da City.

Caros e caras, nunca havia feito dinheiro daquela forma em minha vida e finalmente havia encontrado a luz no fim do túnel: fiz novas amizades, conheci novas realidades e provei a mim mesmo que era capaz de qualquer coisa, ponto importantíssimo para um novo amadurecimento que estava ocorrendo dentro de mim.

E o mais legal de tudo isso é que quando você foca aquilo que quer e acredita, o universo trata de lhe encaminhar para o melhor.

Mal sabia que os ares mudariam novamente, mas desta vez uma joaninha pousou em minha mão para me avisar que o renascimento estava por vir com tranquilidade.

Não tirei foto da Joaninha, mas tá valendo esta aqui :)

O RENASCIMENTO

E dentro de mim, novamente, me veio uma inquietação: precisava de mais uma mudança. Depositei minha esperança numa vaga da Rock Content (a mesma a qual realizei os cursos de Marketing de Conteúdo) para Belo Horizonte.

Estava extremamente entusiasmado, visto que estava gostando bastante de produzir conteúdo e teria a oportunidade de morar no Estado que mais amo neste país: Minas Gerais. Além disso, tinha voltado da páscoa da casa de minha avó (Passos — MG), realizando meu sonho de criança, que era visita-la a hora que eu quisesse.

Cheguei na última etapa do processo seletivo e, utilizando-me das palavras de Michael Kyle — Eu a Patroa e as Crianças — recebi como resposta:

“Até logo, até mais ver, bon voyage, arrivederci, até mais, adeus, boa viagem, vá em paz, que a porta bata onde o sol não bate, não volte mais aqui, hasta la vista baby, escafeda-se, e saia logo daqui.”

Estava calejado o suficiente para receber NÃOs e minha fé estava inabalável. Simplesmente pensei “não era o melhor pra mim” e continuei meus afazeres. Além disso, tornei-me colunista do site O Segredo, comprovando a afirmativa “o melhor sempre vem para nós”, e já estava mais que feliz em fazer parte deste projeto maravilhoso, fora tudo que ocorrera em minha vida desde que cheguei em Ribeirão Preto.

Porém, a inquietação estava demais, e os dias de luta estavam pedindo por paz. Foi assim que o renascimento veio, após um ritual xamânico que realizei dia 27 de abril, mostrando-me que um novo ciclo estava por vir.

UM NOVO CICLO APÓS UM NOVO RENASCIMENTO

E u não podia acreditar: foram seis meses de uma experiência que jamais imaginava ter e agora era hora de despedir-me da mesma. Tantos aprendizados, tantas questões internas resolvidas…. Muitos motivos a agradecer!

Fiquei um pouco confuso até cair a ficha: cogitei até mesmo subir um pouco mais no país, assentando-me em Salvador, na casa de um amigo. Porém, dia 5 de maio de 2019 (domingo) havia feito minha escolha e na manhã seguinte voltaria para Curitiba, junto de minha família.

Meu último pôr-do-sol em Ribeirão Preto: sem dúvidas o céu de lá é um dos mais bonitos que presenciei.

Despedi-me apenas de minha irmã e de um dos primos, encerrando-se mais um capítulo de minha vida.

E aqui estou, após um mês ter chego em Curitiba, aplicando os novos conhecimentos e vivendo e me valorizando mais que nunca este novo capítulo.

Minha mensagem final é:

Ouse fazer diferente e buscar sua felicidade. A vida é uma só pra vivermos presos às coisas inerentes à nossa essência. E quando nos dedicamos a satisfazê-la, o universo trata de nos guiar para o melhor caminho.

Espero que este artigo tenha impactado você positivamente e que a partir de agora busque mais satisfazer seu SER. Afinal de contas:

“O seu mundo exterior é reflexo do seu mundo interior” — Os Segredos da Mente Milionária

A tríade unida novamente.

Uma excelente e próspera semana a todos nós, energias POSITIVAS!

Gostou? Deixe sua palminha, comente, compartilhe e sugira temas ;)

Missão Positividade: Compartilhar, Desenvolver, Impactar.

--

--

Pablo Gauna
Missão Positividade

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”