Instagram ou Facebook

Agência Mud&Co
Mud&Co
Published in
3 min readJun 20, 2018

Com as diferenças de público e os diferentes tipos de divulgação, qual a melhor escolha?

Nós já entendemos que as redes sociais são grandes potencializadoras e auxiliam — MUITO! — na divulgação de negócios. Muitas empresas, inclusive, atuam diretamente através de suas páginas e perfis oficiais, em alguns casos sem site. Tudo é resolvido ali mesmo, através de inbox e DM’s (direct messages) e olha, tem dado certo!

Agora, com mais de uma opção, escolher a melhor delas e traçar um posicionamento podem não ser desafios assim tão simples. Qual a melhor decisão? Instagram? Facebook? Os dois?

Bom, a primeira coisa que é importante entender quando se trata ter a sua marca presente nas redes sociais é: os públicos são completamente distintos! Cada rede possui um perfil específico de pessoas presentes e, por mais que muitas delas tenham perfil em ambas (Instagram e Facebook), em cada uma delas o usuário tem posicionamentos diferentes e busca conteúdos específicos. Dessa maneira, é imprescindível entender o perfil exato do seu público, seu comportamento e suas características, isso irá ajudar você a encaixar os seus clientes em uma dessas duas redes sociais.

Como assim?

O Instagram, por exemplo, reúne uma geração mais jovem. A faixa etária dos usuários da rede social aqui no Brasil fica entre os 18 e 25 anos. Já o Facebook reúne um pessoal de idade um pouco acima, girando em entorno dos 25 e 34 anos.

Além disso, quem opta pelo Instagram, busca um conteúdo que traga inspiração de diferentes maneiras, seja de lifestyle, de vestuário, alimentação etc, enquanto quem está no Facebook se mantém conectado ao que está acontecendo com a família, amigos e, claro, com o mundo, já que a rede social permanece como uma grande propagadora de notícias — falsas ou não, mas isso é um outro assunto.

Também é importante levar em consideração que cada rede social tem seus pontos fortes e fracos. O Facebook possui múltiplas opções de ações, saindo na frente no quesito variedade. É possível usar grupos, eventos, paginas de produtos, tudo de acordo com a necessidade do seu produto. Por outro lado, o Instagram oferece ferramentas como o stories, que possibilitam a humanização da marca. Segundo a especialista Luciana Bazanella, em entrevista ao Meio e Mensagem, esse recurso funciona quase como um behind de scenes, onde é possível, além de aproximar marca e cliente, fazer micro promoções com grande apelo visual.

E quando se trata de engajamento?

Nesse momento, é preciso ser sincero.

Apesar do Facebook ainda ser a rede com o maior número de usuários, o Instagram sai muito à frente quando se trata de engajamento. Alguns estudos ainda em 2016, já mostravam que a interação público/marca era 10 vezes maior no Instagram no que no Facebook. Hoje, com as inúmeras atualizações e os mais de 800 milhões de usuários, essa taxa é ainda maior.

Além disso, a porcentagem de empresas que estão no Instagram hoje ultrapassa os 70%, enquanto cerca 80% dos usuários da rede segue pelo menos uma dessas empresas em seu perfil.

Bom, se você chegou até aqui, ainda deve estar se perguntando em qual dessas redes sociais a sua empresa deve estar. A resposta, por fim, quem vai responder é o seu público. Só conhecendo bem com quem se comunica é possível compreender o melhor lugar para encontrá-lo e traçar um canal de comunicação. Se ainda ficou complicado entender o seu cliente ideal, a Mud&Co tem um conteúdo exclusivo e especial aqui no blog, é só clicar.

Esperamos ter ajudado e a gente se vê no próximo conteúdo!

--

--