pic by Ali Morshedlou via Unsplash. art by Mayara Santos

Brasileiras Inspiradoras | Política Parte 1

Mulheres fortes na política contemporânea

Mayara Santos
MUI Content
Published in
5 min readOct 4, 2018

--

Saudações leitor@s inspirad@s!
Neste primeiro post da série Brasileiras Inspiradoras, achei por bem citar as mulheres que nos inspiram e inspiraram na política. O momento em que vivemos não nos permite falar de outra coisa, e será lindo conhecer ou relembrar algumas histórias por aqui.

Para tanto, vamos ressaltar as brasileiras que mais se destacaram na política atual, e que trazem histórias de vida de mulheres vencedoras!

É importante ressaltar que não temos vínculo algum com partidos políticos e seus integrantes, e se você tiver mais nomes de mulheres inspiradoras na política para citarmos aqui, conte pra gente! ;)

Vamos lá!

“Ocupar a política é fundamental para reduzir as desigualdades que nos cercam.” — Marielle Franco

MARIELLE FRANCO (PRESENTE!)

Marielle Franco é um símbolo da luta da mulher negra na sociedade brasileira, e sua ascensão na política a tornou símbolo de resistência nacional.

Quando descobri Marielle, ela já havia se tornado uma ideia. E ideias são propagadas, enraizadas, são fortes e onipresentes.

Nascida e criada na favela da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, Marielle passou por diversos desafios antes de se eleger em 2016. Iniciou sua militância ao perder uma amiga vítima de bala perdida em um confronto entre policiais e traficantes no Complexo da Maré. Foi mãe aos 19 anos de idade, e sua parceira de vida era uma mulher. Conquistou bolsa de estudos para se formar em Sociologia pela PUC-Rio e fez mestrado em Administração Pública pela UFF.

EU SOU PORQUE NÓS SOMOS

Marielle venceu diversas barreiras sociais e foi eleita com êxito em 2016, como vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Em sua carreira política, defendeu o direito da minorias participando ativamente de debates, audiências públicas, realizando ações em prol dos direitos das mulheres, da juventude negra, da comunidade LGBTQ+, dentre outros. Em 2017 conquistou também a presidência da Comissão da Mulher.

Seus questionamentos sociais costumavam incomodar parlamentares e civis contrários as suas opiniões, no entanto, Marielle nunca se deixou ser intimida por isto.

Em 14 de março deste ano (2018), Marielle foi assassinada com 13 tiros, dentro do carro que a levaria para casa. O atentado também resultou na morte de seu motorista, e até hoje, a polícia não obteve respostas de quem foi que mandou matar Marielle.

Marielle Franco é até hoje lembrada em manifestações sociais, e se mantém presente nas lutas por igualdade em todo o Brasil, motivando milhares de pessoas a dar continuidade a esta luta. #MariellePresente.

MANUELA D’ÁVILA

Nunca imaginei nem por um único dia que eu ia ser parlamentar.

Manuela d’Ávila é um dos rostos mais populares dessas eleições de 2018. Tornou-se conhecida nacionalmente ao ser lançada como candidata a presidência da república pelo PCdoB, vindo mais tarde a desistir de sua candidatura para se tornar vice do candidato a presidência da república Fernando Haddad, pelo Partido dos Trabalhadores.

Sua vida política deu-se durante a faculdade, quando aderiu ao movimento estudantil em 1999 no Rio Grande do Sul. Também foi filiada da União da Juventude Socialista (UJS), e mais tarde, assumiu a vice-presidência Sul da União Nacional dos Estudantes.

Apesar de ter se destacado em diversos cargos dentro da política, o sonho inicial de Manuela era se tornar professora universitária como seu pai.

REPRESENTANTE FEMINISTA SIM

Formada em jornalismo, a carreira política de Manuela tomou forma aos 23 anos quando foi eleita vereadora da capital gaúcha, a mais jovem a ser eleita para o cargo, na história de Porto Alegre. Em suas candidaturas de primeiro e segundo mandato como Deputada Federal pelo Rio Grande do Sul, Manuela conquistou títulos de mais votada no estado, e uma das mais votadas no Brasil!

Toda essa popularidade deve-se ao seu trabalho como parlamentar. Desde o início, suas propostas eram direcionadas a auxiliar os estudantes, desde o direito a meia-entrada em atividades culturais e esportivas, até a regulamentação de estágios em ensino superior e técnico. Manuela também discursa a favor dos direitos da mulher, e da igualdade social como um todo.

Com esse currículo, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, e ficou entre os 100 brasileiros mais influentes de 2011. Em 2017, Manuela foi eleita Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa no estado do Rio Grande do Sul.

Manuela inspira tanto na política, quanto na maternidade. Priorizou o aleitamento materno de sua filha Laura, também após os 4 meses de licença, amamentando eventualmente, durante as assembleias. Deixou de concorrer novamente a prefeitura para se dedicar a cuidar de sua filha. ❤

E aí? Gostou da série? Participe enviando nomes de mulheres inspiradoras da atualidade, para escrevermos sobre elas! Comente no post ou em nossas redes sociais!

❤ UM CONVITE PRA VOCÊ: Gosta de desenhar ou realizar colagens? Ilustradoras são muito bem vindas nessa jornada! Basta entrar em contato no email contato.myusefulideas@gmail.com , adicione suas redes sociais e trabalhos mais recentes para que possamos te encaixar!

❤ Não esqueça de clicar nos aplausos! Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto! (Basta logar com google ou facebook).

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler Vem comigo exaltar Mulheres Brasileiras Inspiradoras! , Brasileiras Inspiradoras | Política Parte 2 e #EleNão Contava com a Astúcia da Mulher Brasileira ;)

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content, escritora em A Oficina e NEW ORDER | • Love is fuel. Love is revolution.