Brasileiras Inspiradoras | Política Parte 2

Veteranas na política

Mayara Santos
MUI Content

--

Saudações leitor@s inspirad@s!
Semana corrida, “pré-véspera” de eleições, e estamos aqui para trazer mais um post da série Brasileiras Inspiradoras! No primeiro post da série, falamos de duas mulheres fortes e inspiradoras da política contemporânea. Hoje eu trouxe a história de duas veteranas que marcaram presença na política dos últimos anos, e que apesar de sua popularidade, trazem consigo dor e superação em suas biografias.

É importante ressaltar que não temos vínculo algum com partidos políticos e seus integrantes. Se você tiver mais nomes de mulheres inspiradoras na política para citarmos aqui, conte pra gente! ;)

Bora começar?!

“Quando se é negra, quando se é pobre,quando se vem de uma origem que não é para ocupar esses lugares, a gente tem que provar duas vezes. Mas eu me submeto ao teste.” — Marina Silva

MARINA SILVA

Nascida no Acre, com ativismo ambiental reconhecido por um prêmio Nobel

Se pudesse classificar Marina, diria que guerreira é o seu sobrenome.

Nascida em 1958, Maria Osmarina da Silva, lembra muitas mulheres brasileiras nascidas principalmente ao norte e nordeste do país, cujo a vida sofrida é muitas vezes prejudicada pelas condições de trabalho, saúde, moradia e educação completamente defasadas. Marina sobreviveu, e se sobressaiu.

Hoje, candidata a presidência da república pela terceira vez, é dona de um currículo inspirador, capaz de motivar mulheres que ainda não enxergam o seu verdadeiro potencial, independente de sua condição social.

NÃO SUBESTIMEM AS MULHERES

Marina é conhecida por sua vida pública enquanto parlamentar. De 2003 a 2008 foi Ministra do Meio Ambiente, responsável pelo Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, onde diminuiu o desmatamento da Amazônia em 57% em apenas 3 anos. O mesmo projeto barrou mais de 1.500 empresas ilegais e prendeu 700 pessoas envolvidas neste processo.

Antes disso, Marina foi: empregada doméstica durante a adolescência, Sindicalista (ao lado de Chico Mendes), Ativista contra a destruição das florestas, Vereadora (ao tomar posse, devolveu dinheiro de gratificações e mordomias recebidos pelo cargo, além de divulgar publicamente seu salário como vereadora), Deputada Estadual, e Senadora (a mais jovem da história do Brasil), sendo reeleita, e voltando ao seu cargo após finalizar seu trabalho como Ministra.

Algo que poucos sabem, é que Marina trabalha desde criança. Sobreviveu a três hepatites, cinco malárias e uma leishmaniose, além de ser alfabetizada aos 13 anos, formar-se aos 23 em História, com pós-graduação em Teoria Psicanalítica e Psicopedagogia. Foi também contemplada com o Goldman Environmental Prize (Nobel Verde), premiada pela ONU com o “2007 Champions of the Earth”, e no mesmo ano foi considerada pelo The Guardian, “uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo”.

Estas são apenas algumas de suas vitórias. Marina palestra dentro e fora do país, e seus prêmios e reconhecimentos internacionais são inúmeros. Ainda assim, ela segue dona de um coração humilde como o de muitas guerreiras anônimas, que lutam diariamente por todo o Brasil.

DILMA ROUSSEFF

Primeira presidente mulher eleita no Brasil!

Dilma Vana Rousseff é uma mineira nascida em 1947, cujo a história de vida esteve diretamente ligada a política desde sua infância.

Filha de uma professora com um advogado búlgaro, membro de partido político na Bulgária e naturalizado brasileiro, Dilma experimentou de perto a convivência com seres pensantes dos anos 50.

Conhecida por ter militado em movimentos contra a ditadura nos anos 60, Dilma buscou a conquista da democracia em grupos de confrontos armados contra o governo totalitário da época, ainda como estudante de economia.

Ao ser capturada, sofreu torturas com palmatória, choques elétricos, pau de arara, dentre outros. Foi condenada a prisão, e liberada em 1972, quando prosseguiu com sua vida, agora morando no estado do Rio Grande do Sul, onde concluiu sua graduação e iniciou sua vida política.

UMA LUTA, AGORA DIPLOMÁTICA

Desde o início, Dilma buscou representar os menos favorecidos. Como Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações, aumentou em 46% o fornecimento de luz para os gaúchos, e anos depois, como Ministra de Minas e Energia durante o governo Lula, criou o programa Luz Para Todos, que alcançou na época, milhões de brasileiros que ainda não tinham acesso a energia elétrica.

Caminhando dentro da política com ideais voltados para a coletividade, foi a primeira mulher a ser eleita presidente da república no Brasil, assumindo o cargo em 2011 com grande aceitação da população brasileira na época.

Sua caminhada como presidenta foi marcada por assistências no ensino superior, e acordos internacionais, incluindo sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, e Rio+20 em prol do desenvolvimento sustentável. Dilma também aprovou a Comissão Nacional da Verdade, onde investigavam-se os crimes de tortura e demais violações contra os direitos humanos durante a ditadura militar; a Lei de Acesso a Informação, que garante ao cidadão o direito de acesso as informações de órgãos públicos como registros de despesas etc; a Lei Anticorrupção dentre outros.

EU SOU A RESISTÊNCIA

Durante o seu segundo mandato, Dilma sofreu um processo de impeachment e foi afastada da presidência. Há controvérsias sobre a legitimidade do processo, uma vez que vazaram áudios de políticos que gostariam de “estancar a sangria política”, o que parecia se referir ao processo de investigação da Lava Jato, executada pela polícia federal para prender políticos corruptos, iniciada durante o governo da presidenta.

Em sua vida pessoal, no ano de 2009, Dilma passou pelo tratamento de um câncer no sistema linfático, realizando quimioterapia. Teve inflamação muscular devido ao tratamento e ficou internada, sendo tratada posteriormente por radioterapia. Raspou os cabelos e usou peruca durante alguns meses, depois de ter recebido a confirmação médica de que estava curada.

Dilma não se deixou abater, e possui milhares de apoiadores em todo o Brasil. Hoje segue com sua carreira política como senadora no estado de Minas Gerais, também prestando apoio a candidatura de políticos que concorrem a presidência pelo Partido dos Trabalhadores, e ao ex-presidente Lula, que cumpre pena em função das investigações da operação Lava Jato.

E aí? Gostou da série? Participe enviando nomes de mulheres inspiradoras da atualidade, para escrevermos sobre elas! Comente no post ou em nossas redes sociais!

❤ UM CONVITE PRA VOCÊ: Gosta de desenhar ou realizar colagens? Ilustradoras são muito bem vindas nessa jornada! Basta entrar em contato no email contato.myusefulideas@gmail.com , adicione suas redes sociais e trabalhos mais recentes para que possamos te encaixar!

❤ Não esqueça de clicar nos aplausos! Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto! (Basta logar com google ou facebook).

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler Brasileiras Inspiradoras | Política Parte 1 e Vem comigo exaltar Mulheres Brasileiras Inspiradoras! ;)

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content, escritora em A Oficina e NEW ORDER | • Love is fuel. Love is revolution.