pic by Andrew Small. art by Mayara Santos

Brasileiras Inspiradoras | YouTubers

Representatividade resolvendo tabus

Mayara Santos
MUI Content
Published in
6 min readOct 16, 2018

--

Saudações leitor@s inspirad@s!
Há mais de uma década que a o YouTube deixou de ser um site apenas para conteúdo musical. A era dos vídeo clipes deu lugar a pessoas que passaram a compartilhar o seu dia a dia, vídeos de unboxing, tutoriais que vão de maquiagem a utilização eletrônicos, resenhas sobre livros etc.

Dentro desta esfera, algumas pessoas passaram a produzir conteúdo com relevância social. Destas, selecionamos três grandes youtubers brasileiras que produzem conteúdo cheio de amor, e se tornaram ícones de representatividade na internet, inspirando milhares de inscritos compromissados em propagar seus conteúdos de amor próprio, e amor ao próximo. ❤

JULIA TOLEZANO (JOUT JOUT PRAZER)

Uma fada e amiga conselheira

Conheci JoutJout através do vídeo É Óbvio Que Você Tá Ansioso. Sim, eu estava muito ansiosa. E foi através deste vídeo que comecei a sentir certo alívio.

Inspirada na série de vídeos Daily Grace (por Grace Helbig), Julia iniciou seu canal JoutJout Prazer em maio de 2014.

Partindo da premissa de gravar vídeos sem muitos efeitos ou preparo estético, o Julia expõe sua opiniões, propondo reflexões sobre coisas cotidianas que influenciam diretamente nossa forma de experienciar momentos.

Sua popularidade veio através do vídeo Não tira o Batom Vermelho, onde aborda os traços de um relacionamento abusivo. Desde então tem crescido constantemente, tratando de assuntos que vão de música a política de forma divertida e espontânea.

Formada em jornalismo e fã de de tudo o que envolve leitura, Julia também participou do TEDx em 2015 falando sobre o início de sua carreira no YouTube, no ano seguinte publicou seu primeiro livro “Tá Todo Mundo Mal” pela Companhia das Letras, e foi entrevistada por grandes nomes da TV, como Jô Soares, Marília Gabriela, e Pedro Bial.

DESTABULIZANDO UNS TROÇOS

Dentre tantos assuntos tratados no canal, um dos principais temas são os tabus sociais, onde JoutJout fala de coisas como conhecer o próprio corpo, sexualidade, relacionamento interpessoal, término dentre outros.

O alcance dos vídeos tiveram grande êxito em formar seu público fiel, hoje carinhosamente chamado de Família JoutJout.

Alguns assuntos também envolvem o nosso trato com o meio ambiente, com a velhice e demais questões da vida adulta, contando com a participação de seus amigos (especialmente Caio), fundamentais no desenvolvimento e exposição de suas percepções.

Hoje, JoutJout participa de um quadro chamado Saia Justa no canal GNT, e fez sua primeira série sobre política, (Era Uma Vez Um Voto), falando sobre a importância em conhecermos os cargos que serão votados, bem como a escolha de pessoas que representem o coletivo de forma ampla, pensando em leis que acolham as minorias e deem voz às diferenças. ❤

NÁTALY NERI (AFROS E AFINS)

Expressão icônica de Conhecimento e Representatividade

Guru do amor próprio para milhares de menin@s negr@s que passam pelo processo de auto (re)conhecimento dentro da nossa sociedade, Nátaly Neri é amor e pulso na hora de passar conhecimento através de seus vídeos.

Feminista, ícone da beleza afro, apaixonada por moda, pam sexual romântica (como ela mesma define), e fiel consumidora de brechós, iniciou seu canal em 2015, quando ainda estudava Ciências Sociais, e morava em república.

Hoje, já formada, aborda assuntos como sua paixão por costura, beleza afro, e temas que variam de empoderamento, a questões político-sociais, envolvendo a importância do posicionamento da mulher negra na sociedade, e tudo o que isso significa.

Essa militância inspirou e inspira milhares de inscritos que acompanham o Afros e Afins, um dos canais negros mais influentes do YouTube.

AUTONOMIA PARA QUEM ASSISTE

Suas vivências pessoais fizeram de Nátaly uma pessoa inquieta, que na busca por sua história, tornou-se referência em autonomia. E é esta autonomia que ela tem passado para seu público.

Presente em diversas entrevistas e colabs na web, Nátaly difundiu o conhecimento a respeito da colocação da mulher negra na sociedade, levando também questionamentos em sua palestra para o TEDx em 2017. Antes, fez parte do projeto #YoutubeNegro, promovido pelo Youtube Space SP em 2016, onde diversas personalidades foram convidadas a incentivar a discussão racial, e valorizar a produção negra na plataforma. Dentre as convidadas estão Ana Paula Xongani, Magá Moura, Tássia Reis e Elza Soares.

Em uma excelente entrevista para Meio&Mensagem, Nátaly comenta sua relação complicada com marcas, que tentaram calar seu discurso racial e suas convicções, na forma como dialoga com o público. Esta tática mercadológica de silenciamento, obviamente, não funcionou.

Dentre suas principais influências estão Angela Davis, Lélia Gonzales e FKA Twigs, citadas em sua participação no #YoutubeBlackBrasil, onde fala abertamente sobre sua infância e processo de construção da sua personalidade. ❤

ALEXANDRA GURGEL (ALEXANDRISMOS)

Amar o próprio corpo é um ato revolucionário

Desde o início do seu canal Alexandrismos, em dezembro de 2015, Alexandra começou a trazer para a esfera do YouTube os questionamentos que fazemos sobre a aceitação do nosso próprio corpo.

Alexandra é uma sobrevivente, assim como muit@s menin@s que passam diariamente por autocríticas ferrenhas a respeito de seu corpo, e são constantemente julgadas pela sociedade que apela para um padrão físico e estético.

Seu canal possui séries que incentivam a relação de afeto consigo mesm@, tais como a Maratona do Amor Próprio (com 31 vídeos para 31 dias de amor ❤), e a Maratona Body Positive, um projeto em parceria com Bernardo Boëchat do canal Bernardo Fala, onde ambos propõem reflexões sobre autoestima, beleza, aceitação, padrões, e a difusão destes valores.

TODA GRANDONA

Formada em jornalismo pela PUC Rio, e com a grande missão de transformar vidas que ainda não se perceberam lindas e valorizadas, Alexandra escreveu seu primeiro livro “Pare de Se Odiar — Porque amar o próprio corpo é um Ato Revolucionário”, publicado em setembro deste ano pelo Grupo Editorial Record. As palavras de Xanda chegaram ao programa Encontro com Fátima Bernardes, onde também falou sobre sobre o processo de aceitação de seu corpo.

Em dezembro de 2017, Alexandra participou de uma matéria para a BBC, onde vários entrevistados compartilhavam suas histórias de vida enfrentando a gordofobia.

Neste ano, como integrante do coletivo Volume, juntamente com Bernardo Boechat, Caio Cal, Juliana Rangel e Ricardo Lima, promoveu festa Body Positive intitulada Toda Grandona, com o objetivo de celebrar os corpos fora do padrão estabelecido socialmente.

Toda Grandona nasceu para levar representatividade, e dar visibilidade ao amor pelo corpo gordo, e hoje virou marca de roupa focada em plus size (com lojinha), e tem clipe oficial em parceria com o pessoal Rap Plus Size

E aí? Gostou da série? Participe enviando nomes de mulheres inspiradoras da atualidade, para escrevermos sobre elas! Comente no post ou em nossas redes sociais!

❤ UM CONVITE PRA VOCÊ: Gosta de desenhar ou realizar colagens? Ilustradoras são muito bem vindas nessa jornada! Basta entrar em contato no email contato.myusefulideas@gmail.com , adicione suas redes sociais e trabalhos mais recentes para que possamos te encaixar!

❤ Não esqueça de clicar nos aplausos! Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto! (Basta logar com google ou facebook).

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler Brasileiras Inspiradoras | Política Parte 1 e Vem comigo exaltar Mulheres Brasileiras Inspiradoras!

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content, escritora em A Oficina e NEW ORDER | • Love is fuel. Love is revolution.