Como Não Escrever Um Post Sobre Saúde e Estética

Mayara Santos
MUI Content
Published in
5 min readApr 25, 2018

Sério. Não escreva.

Dias atrás me deparei com um desses posts de notícias caça-cliques, cujo o título do link falava algo sobre o Eminem. Não costumo clicar em notícias deste tipo, mas notícias sobre a indústria da música certamente chamam a minha atenção.

Eis que ao clicar sobre a notícia, o link abriu um artigo com o seguinte título “ESTRELAS QUE LENTAMENTE TORNARAM-SE HORRÍVEIS — A REABILITAÇÃO DE DROGAS E ÁLCOOL ESTÃO CHAMANDO” (desse jeito mesmo, tudo em caps lock).

captura de tela

Bom, eu já estava ali mesmo, e pensei que tivesse algo a ver com músicos e atores que tiveram dependência química e acabaram com suas vidas devido a isso. Eu, sinceramente, já estava preparada para clichês como Amy Winehouse e Macaulay Culkin — que também foram citados — quando me deparei com um conteúdo que superou a minha expectativa. Não, isto não é um elogio.

O artigo não se tratava apenas de pessoas com problemas de dependência química, mas também sobre pessoas que envelheceram, ganharam peso ou fizeram inúmeras cirurgias plásticas.

Até aqui, eu já estava achando que o post além de perder o foco, estava extremamente próximo daqueles sites de fofoca, e dos piores. E pasmem! Mais tarde descobri que era exatamente isso, mascarado de site com conteúdo sobre vida saudável…

O fato é que, não contente em comparar antes e depois de diversas celebridades e ex-celebridades, o site explorava de forma negativa fatos como ganho de peso (pós parto, durante depressão e outros) consequências estéticas do envelhecimento, estética de artistas que tiveram câncer, consequências estéticas da cirurgia plástica e, mudança de gênero.

O mais intrigante é que o site adota uma identidade visual de sites que promovem a saúde, e possui conteúdo arbitrariamente oposto ao reforçar tabus que certamente degringolam a saúde psicológica de pessoas que se encaixam nas características citadas como negativas (esteticamente!).

O tema e os estereótipos escolhidos certamente mereciam uma reflexão sob uma perspectiva mais aguçada e humana enquanto profissionais que escolheram divulgar os benefícios em cuidar da saúde, e a estética certamente não é o maior deles.

O site que é puramente americano, possui pouquíssimos posts como estes disponíveis em português (acessíveis mediante pesquisa via Google ou propagandas em sites que utilizem ferramentas como AdSense etc), porém, sabemos que artigos como este, bem como artigos primordialmente produzidos no Brasil abordando temas semelhantes com o mesmo desleixo, chegam facilmente a famílias de pessoas que ainda possuem uma vivência machucada por tabus, e que são diariamente oprimidas por estes.

Gordofobia, preconceito contra pessoas trans, LGBT etc, e gerascofobia (medo de envelhecer) são temas extremamente delicados, principalmente em uma sociedade que tem enraizada em si, valores com padrões embasados em fundamentos machistas, onde a mulher e a ideologia de gênero não tem voz.

Infelizmente, propagar o tipo de conteúdo escolhido pelo site ainda não é crime (a não ser que os próprios indivíduos citados o denunciem), e não se mostra nada mais do que um post visceralmente ridículo e tóxico. Fica a dica de como não abordar os assuntos.

“ A fabulosa Janet parece estar lutando com seu ganho de peso recentemente. No exato momento em que os rumores de que estava fazendo terapia eram altos, Janet se mudou para a Arábia Saudita e se casou com um empresário bilionário. No entanto, ela se separou de seu marido árabe, e parece que seu corpo não é sua maior prioridade agora.” — Healthy George sobre Janet Jackson

“(…)Ela expressou que nunca procurou mudar ou melhorar suas características físicas através de dietas da moda ou cirurgia plástica e optou por envelhecer da forma mais natural possível. Você acha que o envelhecimento natural tem sido gentil com ela?” —Healthy George sobre Barbara Streisand

captura de tela

“Nós nos lembramos com carinho de Jessica Simpson como a Barbie. Ao longo dos anos, ela ganhou muito peso, especialmente depois de seu primeiro parto em 2012. Ela ganhou mais de 90 quilos na época. Agora, porta-voz dos Vigilantes do Peso, Simpson demorou para recuperar sua forma. Os quilos extras não ficaram legal nela, e esperamos que ela recupere a forma em breve.” — Healthy George sobre Jessica Simpson

“Várias celebridades de Hollywood mantêm-se jovens seguindo uma boa dieta e uma rotina rigorosa de exercícios. E esperávamos que a estrela de O Poderoso Chefão, Al Pacino, fosse uma delas. No entanto, parece que a idade não o tratou muito bem.” — Healthy George sobre Al Pacino

captura de tela

“(…)Indiscutivelmente a pessoa trans mais popular em todo o planeta hoje. Caitlyn fez várias cirurgias plásticas a e até mesmo terapia hormonal. Embora ela seja Caitlyn Jenner agora, esperamos que as coisas que ouvimos sobre seu vício em cirurgia plástica sejam falsas.” — Healthy George sobre Caitlyn Jenner

“Christina Aguilera já era famosa em todo o mundo antes de nascer seu primeiro filho em 2014 e com isso ganhou muitos quilos. Foi tão desanimador depois de todos já termos suspirado por nossa celebridade adolescente favorita. Um personal trainer foi rapidamente convocado, mas as coisas eram difíceis de administrar sem nenhum tratamento cosmético.” — Healthy George sobre Christina Aguilera

Gostou do post? Clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto!

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler Museu Nacional 2018 | Um Desabafo e Precisamos Prestar Mais Atenção no Doodle | Especial Dia Da Mulher (2018).

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content, escritora em A Oficina e NEW ORDER | • Love is fuel. Love is revolution.