Intimistas de plantão: vocês conhecem a SOAK?

Se você viaja ao som de música introspectiva, vem comigo!

Mayara Santos
MUI Content
4 min readAug 28, 2018

--

reprodução.

Você está em uma playlist aleatória daquele seu aplicativo de streaming favorito, e de repente toca uma música que te faz sentir dentro de um video clipe. Estava ensolarado e agora está nublado, você começou a pensar no crush e na sua infância sem motivo aparente. Você está reagindo emocionalmente àquela voz que te fez perceber um coração batendo no lugar dessa pedra dentro do seu peito. O que foi isso?

O som da cantora irlandesa SOAK tem essa característica ;)

Com elementos de indie folk e dream pop, a cantora traz uma vibe nostálgica cheia de questões pessoais que são resolvidas com o passar do tempo.

Bora conhecer mais sobre essa musa da introspecção.

Pedras no Caminho

Nascida na Irlanda do Norte (Reino Unido), Bridie Monds-Watson— SOAK — foi diagnosticada com uma severa dislexia logo aos 5 anos de idade, a ponto de afirmarem que ela jamais aprenderia a escrever.

Não cedendo a esta resposta, seus pais a colocaram em um colégio integrado para que pudesse estudar com seus irmãos, o que foi fundamental para o seu desenvolvimento. SOAK não somente aprendeu a escrever, mas também descobriu que poderia compor, e o fez freneticamente.

“Até aquele momento eu nunca havia me dedicado muito a algo, e nunca pensei ser super talentosa em nada também, mas então eu comecei a fazer música e realmente me entreguei a isto”

Devido ao seu alto grau de timidez na época, a dificuldade em relacionar-se inclusive com seus pais, fez com que SOAK visse na música uma forma de se comunicar e expor seus pensamentos.

by xsnoize

Menos é Mais

Bridie cresceu vendo seu pai tocar guitarra e gravou sua primeira demo em segredo. Suas influências iam de The Hoosiers e N-Dubz a Joni Mitchell, ABBA, Pink Floyd e Beethoven (álbuns que seu pai tinha disponível em casa).
Escolheu por fim o nome SOAK que provém da junção de “soul” e “folk”. Sua música não segue nenhum dos dois gêneros, no entanto, SOAK também pode significar “encharcar”(em inglês), ou então “KAOS” (caos) de trás para frente, algo um pouco mais apropriado para descrever o turbilhão de sentimentos relatados em seu primeiro álbum.

Uma das primeiras músicas compostas na época, “Sea Creatures” trazia quatro ou cinco acordes, o que era possível compor com o conhecimento instrumental básico que SOAK tinha no começo, fazendo valer “menos é mais” quando se trata de música simples e tocante. Ainda assim, seu álbum de estreia lançado em 2015, “Before We Forgot How to Dream” fala sobre vivências e grandes questões que temos durante a adolescência tais como amizades, família, frustrações, amores e o que fazer com o seu futuro.

Intimista de Sucesso

Em 2014 a banda CHVRCHES convidou SOAK para gravar um EP para seu selo musical Goodbye Records, e também remixou a música “Blud da cantora. A admiração profissional foi mútua e SOAK fez uma versão fofíssima de “The Mother We Share da banda.
No final de 2014, assinou com a Rough Trade Records com a qual lançou “Before We Forgot How to Dream”, garantindo seu nome na lista Sounds of 2015 da BBC, que divulga o nome de 15 artistas promissores para o próximo ano.
Sua tour durou o ano todo, participando também de festivais, fazendo apresentações e concedendo entrevistas a rádios, até que decidiu fazer uma pausa, voltando aos palcos em maio deste ano pelo The Biggest Weekend Belfast promovido pela BBC, onde a cantora apresentou uma nova música chamada “Get Set Go Kid” (ainda indisponível em sites de streaming).

SOAK é bastante ativa no Instagram onde publica fotos e stories com maior frequência, mas você também pode encontrá-la no Facebook, Twitter, YouTube, Spotfy, SoundCloud, em seu Site Oficial, e também comprar itens oficiais na lojinha virtual MusicGlue ;)

E aí intimista! Gostou da dica? Conhece mais bandas com essa mesma pegada? Me conta o que achou nos comentários e não esqueça de compartilhar o link com aquelx amigx que adora uma vibe mais introspectiva ;)

Clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto!

Siga o nosso perfil nas redes sociais para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler KING PRINCESS: A reinvenção do Pop e Coisas da Vida | Amor Próprio e a composição lírica musical.

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content | • Love is fuel. Love is revolution.