Livro | Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Para você que precisa de inspiração.

Mayara Santos
MUI Content
4 min readSep 10, 2018

--

Sabe quando você pega um livro em suas mãos, e ele parece brilhar pela ideias que o compõem? Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes é exatamente assim!
E ele veio parar em minhas mãos como indicação de uma professora do 4º ano, que ficou encantada com a temática lida por sua aluna durante o período de leitura em sala. Percebe a mágica acontecendo desde o primeiro momento?

Quando tive acesso ao livro, foi como se eu segurasse o compilado mais raro e valioso em termos de conteúdo histórico e motivacional. Eu estava diante da história “secreta” de mulheres revolucionárias, e que de várias formas foram ignoradas pela sociedade em que vivemos.

Como costumo dizer: felizmente, estamos em constante evolução.

A mágica não aconteceu somente na forma em que ocorreu a indicação do livro. Preste atenção nos detalhes…

DE ONDE VEIO ESSA IDEIA?

Elena Favilli e Francesca Cavallo, duas mulheres que se dedicam incansavelmente ao universo infantojuvenil, idealizaram o projeto através de sua agência Timbuktu Labs, com um objetivo bem claro em mente: mostrar exemplos de mulheres em diversas áreas de atuação, para que as novas gerações tenham em quem se espelhar diante das dificuldades para alcançar seus objetivos.

Porque somos garotas. Nossa jornada empresarial nos fez entender o quão importante é para garotas crescerem rodeadas de exemplos femininos. Isto as ajuda a serem mais confiantes e a traçarem maiores objetivos. Nos demos conta que em 95% dos livros e programas de TV com os quais crescemos, não haviam garotas em posição de destaque. Fizemos uma nova pesquisa e descobrimos que isto não mudou muito passados 20 anos, então decidimos fazer algo a respeito. — Site Oficial, aba “Sobre Nós”

Foi através de um financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, que o projeto ganhou destaque e arrecadou mais de 1 milhão de dólares, contando com o apoio de 20.025 pessoas que acreditaram na ideia, e foram especialmente agradecidos no livro.

A obra foi também ilustrada somente por mulheres (60 no total), artistas de várias partes do mundo!

UMA PEQUENA ENCICLOPÉDIA EM FORMA DE CONTOS

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes conta com a história de cem mulheres ao redor do mundo, que participaram ou realizaram movimentos históricos para a humanidade.

Acervo pessoal.

Organizadas em ordem alfabética, elas pertencem a diversos países e executam as mais variadas profissões e funções: cientistas, ativistas, escritoras, piratas, imperatrizes, guerreiras, rainhas, espiãs, astrônomas, filósofas, políticas dentre outras.

As histórias trazem mensagens de coragem, determinação, companheirismo, amor ao próximo, resistência, pioneirismo, força, autoconfiança e amor próprio, além de falar sobre alguns temas como depressão, poliomielite e identidade de gênero.

Então, se você acha que vai encontrar histórias sobre Frida Kahlo, Coco Chanel, Malala Yousafzai, Nina Simone e Yoko Ono, pode ter toda certeza disso!

Mas também encontrará histórias bem recentes como a de Coy Mathis, a garotinha trans nascida em 2007, cujo caso recebeu atenção internacional em 2013, por ter sido barrada no banheiro feminino de sua escola. E a história de Sonita Alizadeh, a jovem afegã que viralizou na internet aos 16 anos de idade, por fazer um rap chamado “Brides for Sale”, falando sobre a angústia do casamento “arranjado”.

Histórias bem antigas como a da primeira mulher documentada como matemática, a filósofa e também astrônoma Hipátia, que viveu em Alexandria c. 351/70–415, da qual os principais registros sobre sua existência, provém de escritos dos seus alunos.

O livro ainda conta a história de duas brasileiras (Cora Coralina e Maya Gabeira), e de alguns grupos de mulheres que se engajaram em áreas como literatura, revolução política, alpinismo etc.

PROMOVENDO A DIVERSIDADE

Uma bailarina com vitiligo, uma criança trans, uma motociclista surda, uma atleta Olímpica portadora de poliomielite na infância, uma ativista surda e cega, uma nadadora refugiada, além de diversas histórias sobre resistência em tribos africanas e em momentos históricos como Apartheid, são algumas das histórias mais inspiradoras.

POR QUE LER UM LIVRO JUVENIL?

Por não ser um livro “para adultos”, a leitura não oferece desafios como enredo extremamente trabalhado, palavras rebuscadas ou detalhes quanto a biografia dessas mulheres extraordinárias. No entanto, todas elas são tratadas como heroínas, e todas as histórias contém algum fator importante que as tornaram indispensáveis para a história da humanidade. Muitas serão, certamente, novidade para diversxs adultxs que, assim como eu, nasceram e cresceram em uma sociedade onde ser mulher significava estar sempre um passo atrás.

QUER MAIS?

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes já tem o volume 2, e ambos são atualmente distribuídos pela Vergara & Riba Editora S.A., com aproximadamente 220 páginas, cada. Você pode comprá-los pela Amazon como eBook Kindle ou livro físico.

Se você é bom no inglês, visite o Site Oficial do livro, e pode também segui-lo no Facebook :)

Gostou do post? Clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto!

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de seguir nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content | • Love is fuel. Love is revolution.