Achievement unlocked: Manaus e Carreira 🎮

By Cristiane Jade

Cristiane Jade
Mulheres de Produto
6 min readNov 3, 2022

--

Cristiane Jade no meio da floresta amazonica, com varias arvores em tono da rede onde ela esta deitada, por tras das arvores possui um raio de sol muito lindo complementado a composição da foto.
O dia que eu acampei no meio da floresta amazônica.

Manaus:

Há dois anos atrás tomei a decisão que viria para Amazonas, morar em Manaus com a intenção de desenvolver o crescimento da sede da DX Gameworks, a proposta surgiu antes mesmo da empresa se anunciar publicamente para o mercado, e a equipe tinha no máximo 14 pessoas e milhares de sonhos, éramos conhecidos como Garage 227 Studios.

Poxa mas tu topou ir pra Manaus? Sim! Existe uma pequena Jadinha de 8 ou 9 anos que amava as lendas amazonicas, principalmente a da Vitoria Régia, Guerreiras Amazonas e Boto com de Rosa, essa mudaça de estado me permitiu presentear essa criança.

Mutas pessoas na foto em volta de uma mesa e a Cristiane Jade no meio, perto das comidinhas.

Essa galera que tá na foto chegou na sede primeiro que eu, por incrível que pareça. A pandemia e consequências da vida me fizeram adiar a viagem até que finalmente me sentisse segura e preparada pra essa grande mudança: Vida pessoal, profissional e espiritual.

A mudança para Manaus está sendo um soco no estômago com chute na costela e dedos afundando os olhos, mas ta tudo bem. Mudei tudo na minha vida: sai do ninho, deixei afetos, mudei de carreira e responsabilidades, mudei a alimentação, o ar que respiro, temperatura e muitas outras mudanças que se não souber equilibrar cai e eu deixei cair. Como diria um instrutor de Muay Thay que tive: Não confunda derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso!.

Tem 4 meses que finalmente a viagem mais esperada da minha carreira aconteceu. Trabalhar presencialmente na sede, um mês de Norte do Brasil, comida nova, bioma novo, um sol de 40° só pra mim.

A empresa é nova de nome, nova de possibilidades, sonhos, pessoas, cargos. A trajetória da DX vem antes mesmo de eu sonhar que um dia faria parte desse sonho. Atualmente 14 é o número de Producers e coordenadores, o total de funcionários internos passa dos 150, se somarmos com os freelancer 200+.

Frase na imagem: Cada um brilha à sua maneira. Cpntem uma image em amarelho com uma vela, lampada com uma coroa, estrala , lua e sol.

Vai e volta da minha carreira em games:

Cheguei na G227 em 2019, sem nenhuma XP mas com muita força de vontade, criatividade, medo, insegurança, sonhos. Sei que tem muita terra pra arrar ainda mais nessa nova jornada em Manaus, me sinto pronta pra isso mesmo que doa muito: saudade constante.

O que tinha no meu portifolio pro Garage 227 se interessar? Bem: Tinha a Women Game Jam, jogos acadêmicos, vontade e ozadia contida num email. Não era muita coisa mas era um portifolio ❤

Os links contidos nessa imagem são esses aqui:

E em anexo estavam essa imagens aqui:

As melhores coisas que eu tinha me envolvido ate aquele momento. Meu eu de hoje não faria dessa maneira mas nem fodendo.

Faço questão de mostrar meu curriculo de como estava na época, lembro que estrategicamente nomei o arquivo como “_CristianeJade” pois queria que fosse o primeiro arquivo que aparecece na pasta do RH.

Evento presencial, sentimentos e perpectivas:

Esse ano o BIG Festival foi muito especial e gigantesco para mim. Conheci e matei saudades pessoalmente de diversas mulheres poderosas que encontrei durante os anos sem evento presencial, mulheres fundamentais para a indústria e muitas delas hoje trabalham comigo e na minha equipe!

Representei a DX Gameworks no estande, nas festinhas, nos meetings e fotos. Me representei. Encerramos o evento com aquela sensação de que o passo que demos esse ano pode mudar o mercado de games e saber que a DX é parceira de tantas outras empresas que lá em 2014 estavam na área indie da BGS ralando por um sonho e hoje conquistaram muitos espaços e setores, me deixa com o coração quentinho.

Sou muito grata a todos por confiarem no que eu faço e desconfiarem também haha! Olugar que eu trabalho se tornou algo tão grande que eu nunca imaginaria que chegaria no que é hoje. E não foi só a empresa que se desenvolveu, eu me desenvolvi e cresci absurdamente desde sua estreia oficial.

Live da PrograMaria Summit

E cada mês que atuo como producer eu quero ser cada vez mais importante para a indústria de games e obter mais vivências, experiências e desafios daqueles que parecem ser impossíveis. É muita gente, é muita história, é muito game (que não vejo a hora de serem lançados). O time dos projeto que atuo são gigantescos e eu nem acredito que tudo aquilo de gente tá junto comigo, aprendendo, desenvolvendo, dando o melhor de si.

Sou suspeita para falar, gosto de gerir pessoas, projetos, processos. Inovar, empoderar, divertir e solucionar (só não falo tretar pq se não vai pegar mal nesse post, logo vamos pular isso para ninguém saber que eu gosto de uma tretinha game dev). E essa tarefa é ardua e em algum momento do blog falarei das dores que ninguém te conta sobre a area de games e produção.

Foto com toda equipe de produção, coordenação e direção da DX Gameworks. Eu tô ali no meio.

Sinto que cada caminho que passei foi fundamental:

  • Da Irmã mais velha;
  • Do catequeze e trabalhos sociais da Paróquia Maria Mãe Caminhantes;
  • Da EE. Joaquim Fernando;
  • Da Escola de Teatro e Dança Conteporanea no Baração Parque Paraiso;
  • Do curso de Artes Cenicas no SESI Piratininga Osasco;
  • Do Musical Rumpelstiltskin apresentado no Teatro Juca Chaves;
  • Das ruas e avenidas da capital paulistana;
  • Toda arte que encontrei, vi e fui;
  • Da Fatec Carapicuíba;
  • Da Fatec Game Week;
  • Da Women Game Jam;
  • Da Sampa Diversa;
  • Da PrograMaria;
  • Da Game Jam Plus;
  • Do mundo ❤
De cima para baixo e da esquerda para direira: Cima — Monique Moon, Victor Santana, May Fury, Cristiane Jade, Camila Cordeiro. Baixo — Renata Rapyo, Mariana Peripato, Lia Fuziy.

Tenho muito a agradecer esses profissionais e comunidades:

  • Lia Fuziy por ter insistido tanto pra que eu me aplicasse pra vaga de producer Jr do Garage 227;
  • Daniel Monastero por ter visto no fundo dos meus olhos o que não via de mim mesma;
  • Lucas Giovanni Farina pelas madrugadas de paciência, conhecimento e mentoria;
  • Orlando Fonseca Jr por acreditar e me dar força;
  • Mayara Fortin mestra dos podcasts de 5 minutos de áudio no zap cheios de conhecimento;
  • Women Game Jam por ter me ensinado sobre o poder da representatividade e inclusão;
  • Sampa Diversa por todo o respeito que desenvolvi.

Eu não consegui ficar longe do ringue por tanto tempo. O desejo de competir, ainda está em mim.

Yodsanklai Fairtex

Obrigada pelos peixes.

Cristal de Jade

--

--

Cristiane Jade
Mulheres de Produto

🎮 Making Games around the world 🎮 Diversity, Respect, Inclusion and Equality.