Os livros que me ajudam a ser uma Product Manager (e pessoa) melhor

Livros que recomendo para você que está em transição ou já trabalha em uma carreira de produto ❤

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

--

Livros

  1. Cracking the PM Career — Jackie Bavaro e Gayle Laakmann McDowell
  2. Escaping the build trap — Melissa Perri
  3. Empowered — Marty Cagan e Chris Jones
  4. Making the work visible — Dominica DeGrandis
  5. Mapeamento de Experiências — Jim Kalback
  6. O paradoxo da prosperidade — Clayton M. Christensen, Efosa Ojomo e Karen Dillon
  7. A coragem para liderar — Brené Brown
  8. O coach de um trilhão de dólares — Eric Schmidt
  9. Autocompaixão — Kristin Neff

1. Cracking the PM Career — Jackie Bavaro e Gayle Laakmann McDowell

Eu já era apaixonada pelos artigos que a Jackie Bavaro escrevia na época que ela era Head de Produto na Asana e fiquei muito feliz quando vi esse livro sobre as habilidades, frameworks, práticas para nos tornamos incríveis Product Managers!

O livro é enorme, cheio de conteúdo prático e eu estou gostando muito pois resume desde os primeiros dias como PM (funcionando bem para quem está buscando uma transição de carreira pra produto) e traz aprofundamento nos temas como habilidades de produto, execução, estratégia, liderança, gerenciamento de pessoas, carreira e uma seção maravilhosa de perguntas e respostas com lideranças de produto como Teresa Torres, famosa por seus conteúdos sobre Product Discovery, e April Underwood, antiga Chief Product Officer do Slack e co-fundadora da #Angels — grupo de mulheres investidoras.

O livro consegue aprofundar vários temas e pra mim funciona como um livro mais técnico de consulta. As fotos mostram uma parte que estava lendo recentemente sobre quebras incrementais.

"Melhorias de produto não entregam valor até serem implementadas"

2. Escaping the build trap — Melissa Perri

Eu acredito que toda pessoa de produto e tecnologia consegue se relacionar com esse tema de "shippar/construir" no lugar de pensar em resolver os problemas das clientes enquanto gera valor para empresa.

O livro fala sobre estratégia, de como construir organizações direcionadas à produto e sobre criar um espaço seguro para cometer erros e aprender com eles.

Confere aqui que temos um podcast e um artigo com todo resumo desse livro:

3. Empowered — Marty Cagan e Chris Jones

Eu lembro de ler Inspired do Marty Cagan quando estava começando em produto e ter adorado pela simplicidade. Acho que a simplicidade na escrita se manteve mas definitivamente esse livro aqui é mais indicado para você se já está trabalhando na construção de produtos digitais.

O livro trata de liderança de produto, coaching (aqui tem um capítulo inteiro sobre síndrome da impostora), contratação de pessoas, visão de produto e princípios, estratégia de produto (foi o principal motivo de eu ter comprado o livro), objetivos do time, colaboração com negócios. Ainda não terminei mas pelo pouco que vi estou gostando muito por se aprofundar mais nos temas e porque me identifico muito com os desafios e exemplos.

Fato curioso: o livro é dedicado a Bill Campbell, a pessoa homenageada no livro "O coach de um trilhão de dólares" que recomendo lá embaixo :)

4. Making the work visible — Dominica DeGrandis

Eu li faz um bom tempo e lembro de ter aquela sensação de divulgar para o mundo e para todas as pessoas de tecnologia lerem.

No ambiente de tecnologia (e acredito que em toda empresa) somos cada vez mais cobrados de entregar mais valor e mais rápido. De uma maneira bem simples e através de exercícios o livro expõe como dar visibilidade para melhorar o fluxo de trabalho do seu time.

5. Mapeamento de Experiências — Jim Kalback

Um capítulo fala sobre modelos mentais e eu me apaixonei por esse tema!

Eu me apaixonei quando o Renato de Souza, Product Designer do Nubank e amigo que admiro muito, me mostrou esse livro. O livro é um guia para criar valor através de mapeamentos de jornadas, diagramas e exercícios de visualização. Eu amei que tem uma parte sempre mais teórica e científica como introdução do tema e depois um exercício e casos de uso para entender como aplicar.

6. O paradoxo da prosperidade- Clayton M. Christensen, Efosa Ojomo e Karen Dillon

Talvez o meu livro preferido dessa lista porque simplesmente me provoca para ser não apenas uma melhor profissional (que pensa em resolver os problemas das pessoas) mas um ser humano melhor. Clayton Christensen é um autor muito recomendado no meu ambiente de trabalho mas eu nunca tinha lido nadinha dele.

Nas primeiras páginas já entendi a tamanha comoção quando as pessoas falam desse autor.

Alguns aprendizados:

  1. Entender qual é o problema ou trabalho para qual suas clientes contratam seu produto em toda sua complexidade e nuance
  2. As pessoas preferem ficar sem nenhum produto do que contratar algo que resolva o problema de maneira insatisfatória
  3. Inovadores precisam se colocar no lugar dos seus clientes
  4. Só porque você não pode ver não significa que não esteja lá. O livro traz vários exemplos de soluções que focaram no não-consumo, ou seja, em pessoas que não tinham acesso

Inovação está muito mais em resolver os problemas do que criar coisas mirabolantes que nunca ninguém ouviu falar

Trazendo vários exemplos e estudos de caso sobre empresas que construíram mercado endereçando problemas reais o livro é um convite pra gente pensar como é possível acabar com a pobreza.

7. A coragem para liderar — Brené Brown

Esse livro é delicioso de ler e deixa o coração mais quentinho ❤

Líderes ousados se reunem com suas equipes e promovem confrontos verdadeiros a fim de abordar as contribuições específicas de cada membro, para que todos saibam no que são bons. É importante lembrar que não damos atenção aos nossos pontos fortes porque os subestimamos e esquecemos que são especiais. (…)Ter certeza do nosso valor e do valor dos membros da equipe vai revolucionar a empresa e abrir caminhos que antes não existiam. (…) Quanto todos entendem o próprio valor, não há mais luta, e passamos a nos dedicar aos nossos dons.

Brené Brown

Se você nunca ouviu falar dela, por favor assista :)

Esse livro foi muito importante para eu entender o tipo de líder que gostaria de ser: uma liderança humana, que se importa de verdade com as pessoas, que constrói junto, que demonstra vulnerabilidade, transparente, que incentiva uma cultura de pertencimento e que aborda conversas difíceis.

Falando em tomar decisões difíceis e enxergar que as pessoas estão fazendo o melhor que elas podem…

Essa é uma discussão que estava tendo com meu namorado outro dia. Há uma grande chance de você ja ter passado por uma situação que acreditou que uma pessoa estava te desapontando de propósito. Mas você parou pra pensar que o "pouco" que ela esteja entregando seja o melhor que ela pode fazer naquele momento?

"As pessoas estão fazendo o melhor que elas podem" talvez seja uma das maiores lições que ressoam pra mim desse livro. A gente nunca sabe o que as pessoas estão passando na vida delas e acreditar genuinamente que elas estão dando seu melhor faz toda diferença.

8. O coach de um trilhão de dólares — Eric Schmidt

Confesso que o título do livro não é dos melhores, mas dê uma chance. Junto com o livro anterior eles formam a base do que acredito ser uma liderança genuína e corajosa, que se importa com as pessoas. O livro foi escrito pelo Eric Schmidt e conta sobre as lições aprendidas com o Bill Campbell, treinador de futebol americano, mentor e um grande exemplo de liderança.

"Aprendemos com Bill que é ok amar. Que as pessoas no seu time são pessoas e que o time fica mais forte quando você rompe as barreiras entre as pessoas profissionais e humanas e abraça a pessoa por inteiro, com amor."

No final do dia as lições são muito simples mas tão difíceis de se ver no dia-a-dia. Bill perguntava para as pessoas sobre suas famílias, se importava de verdade com o ser humano completo, que tem problemas no trabalho e em casa. Ele também se mostrava presente enquanto estava conversando com as pessoas que mentorava e liderava.

Algumas lições (escrevendo fiquei com vontade de ler de novo!):

  1. Confie nas suas gerentes e garanta que elas confiarão nas suas lideradas
  2. Viva os dias fazendo ao invés de planejando
  3. Mantenha uma cultura de respeito
  4. Seja honesta com seu time
  5. Trabalhe as pessoas e depois os problemas
  6. Foque no longo prazo

9. Autocompaixão — Kristin Neff

Para encerrar com chave de ouro essa seleção gostaria de trazer um livro que me ajudou muito a olhar com mais carinho para mim mesma. Eu tenho a honra de trabalhar com mulheres incríveis e nós constantemente conversamos sobre nossos desafios. Adivinha sobre o que mais falamos?

Autocobrança, autocrítica, insegurança, síndrome da impostora, falta de auto-confiança

Há mais de 3 anos eu escrevi "Me sinto burra", um artigo onde trouxe meus sentimentos ao trocar de empresa. Olhando agora, confesso, ainda me sinto muito burra.

São várias vezes que esse sentimento vem durante a semana. É um exercício que realizo com meu time pra revisar o roadmap, é uma apresentação que falo sobre objetivos da empresa e os problemas dos clientes, é uma mentoria que estou dando e simplesmente me vêem à tona:

"Pessoal deve estar entendiado" "Pessoal deve estar achando confuso tudo que to falando." "Pessoal deve me achar uma péssima PM." "Devem achar que não sou boa o suficiente pra explicar esse assunto"

O livro é um convite para olhar com compaixão para si mesma. A auto compaixão aceita nossas fraquezas. Envolve tratar a si mesma da forma como você trataria uma amiga que está tendo dificuldades — mesmo que ela tenha cometido um erro ou esteja se sentindo inadequada ou enfrentando um desafio difícil na vida.

"Em vez de nos avaliarmos continuamente comparando, resistindo, ficando obcecados e distorcendo os fatos, ficamos simplesmente abertos. Atentos para observar à nós mesmos e às nossas vidas exatamente como são. "

E aí gostou? Deixa nos comentários sua indicação de livros ou escreve com a gente ❤

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.