Menina de cabelo cacheado com um megafone e uma placa com as siglas FAB, ROI, LP, CMS, CX e a o termo open source. Ilustração retirada do Freepik Stories.
Menina de cabelo cacheado com um megafone e uma placa com as siglas FAB, ROI, LP, CMS, CX e a o termo open source. Ilustração retirada do Freepik Stories.

Glossário +M — Parte 02

Termos da área de UX traduzidos e explicados no bom português do dia a dia.

Mais Mulheres em UX Brasil
10 min readSep 23, 2021

--

Ao publicar a primeira parte do Glossário UX +M, percebemos que ainda faltavam alguns termos muito importantes para o nosso cotidiano. Por isso, decidimos fazer uma segunda parte e trazer um conteúdo ainda mais rico para leitoras e leitores da nossa comunidade.

Above/below the fold, acima da dobra, abaixo da dobra

O termo vem da época das publicações impressas e correspondia a todo conteúdo que aparecia antes da dobra central de um jornal. Quando os jornais eram dispostos em prateleiras, as manchetes e histórias mais importantes apareciam “acima da dobra”, onde eram mais visíveis pelo público. O mesmo vale para ambientes digitais: o acima da dobra se refere a todo o conteúdo que aparece em um site antes que a pessoa faça a rolagem da página.

Definição por Optimizely

Checkbox

Um checkbox é um tipo de seletor, ou seja, um campo de preenchimento em que a pessoa pode selecionar zero, uma ou múltiplas opções. Normalmente são quadrados, diferente dos Radio Buttons, que são redondos. Veja a categoria de Radio Buttons logo abaixo.

Definição por Norman Nielsen Group e Tess Gad para o UX Collective.

Content Management System ou CMS

Um CMS é uma aplicação que é usada para gerenciar conteúdo na web, permitindo que várias pessoas possam criar, editar e publicar. Normalmente, o conteúdo em um CMS é armazenado em um banco de dados e é apresentado para a pessoa editora em uma série de templates já pré-definidos.

Definição por Optimizely

Conversion Rate ou Taxa de Conversão

A Taxa de Conversão é a porcentagem de usuários e usuárias que tomam uma ação desejada em um sistema projetado. O principal exemplo de taxa de conversão é a porcentagem de visitantes de um site que compram algum produto anunciado.

Definição por Norman Nielsen Group

Customer Experience (CX)

Existem várias maneiras de definir CX, mas o ponto central é esse: como uma pessoa se sente sobre a experiência de interagir com uma marca. Uma boa CX é sobre promover uma experiência que seja de valor, fácil de usar e agradável, para consumidores e consumidoras em todas as plataformas, em todos os pontos de contato — de uma maneira que satisfaça as expectativas que a marca construiu e cumpra promessas feitas. Veja a categoria Touchpoints ou Pontos de Contato logo abaixo.

Definição por Usertesting.com

Design Critique

Uma Design Critique se refere ao processo de analisar um design e dar feedback em quaisquer pontos que ajudem a ir de encontro aos objetivos daquele design. Normalmente acontece no formato de uma conversa em grupo com o objetivo final de melhorar aquele design apresentado. Não é sobre simplesmente julgar um design, mas buscar pontos de evolução dele.

Definição por Norman Nielsen Group

Eye Tracking Research

É um tipo de pesquisa que mostra onde uma pessoa está olhando. Para isso, uma luz especial é usada para criar um reflexo no olho da pessoa que está participando do teste. As câmeras capturam esses reflexos e usam para estimar a posição e movimento dos olhos. Os dados então são projetados na UI, resultando em um mapa que mostra onde o participante estava olhando.

O resultado mais comum dessa pesquisa é o mapa conhecido como Heatmap, que junta dados de vários participantes e mostra quais áreas da UI chamaram mais a atenção.

Definição por Norman Nielsen Group

Fidelização

A fidelização de clientes consiste em manter fiéis,como o próprio nome diz, clientes já conquistados pela empresa. Isso inclui tanto novos clientes que passam a comprar ou contratar mais vezes, quanto clientes antigos que já compraram diversas vezes e seguem preferindo a mesma empresa.

Definição por Douglas Silva para Zendesk

Flat Design e Skeumorfismo

Flat Design é um estilo de interface que usa elementos bi-dimensionais simples e cores brilhantes. Foi popularizado com o lançamento do Windows 8, iOS 7 da Apple e o Google Material Design, que são exemplos de Flat Design. É frequentemente comparado com o skeumorfismo que, ao contrário, passa a sensação de tridimensionalidade através da reprodução de características do mundo real.

Definição de Flat Design e Skeumorfismo por Interaction Design Foundation

Floating Button ou FAB

É um tipo de botão que é posicionado na parte de baixo de uma tela e “parece estar flutuando”. Normalmente representa a ação principal daquela UI.

Definição encontrada no site Material Design, da Google.

Form ou Formulário

Forms ou Formulários existem há muito tempo, em diversas mídias, e são agrupamentos de campos, que simplificam o preenchimento de dados para algum fim. Alguns exemplos no mundo físico e virtual são formulários de requerimento de crédito em bancos ou apps.

Definição baseada no artigo de Taras Bakusevych para o UX Collective

Hackathon

Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. Também pode envolver pessoas de outras especializações, como Design e Negócios.

Definição por Hackathon Brasil

Landing Page ou LP

Landing Pages, também conhecidas como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes. São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.

Definição por Rockcontent

Modal

Um modal é uma caixa de diálogo que aparece em cima do conteúdo principal e exige uma interação do usuário ou usuária. Essa caixa de diálogo desabilita o conteúdo principal, até que a pessoa explicitamente interaja com ela.

Definição por Norman Nielsen Group

Motion ou Motion Graphics

Motion Graphics significa elementos gráficos em movimento, e essa é a definição mais direta que você pode conseguir. É sobre trazer o conhecimento de design para novos meios adicionando tempo e espaço, ou seja criando movimento.

Definição por Mowe Studio

Navegação

Navegação, em design, é o ato de mover entre telas de um sistema para completar tarefas. É feita por alguns meios: componentes de navegação (como menu hamburger), navegação dentro de um conteúdo (como hyperlinks), entre outros.

Definição encontrada no site Material Design, da Google.

Navegação oculta e Menu Hambúrguer

A navegação oculta, como o “menu hambúrguer”, é um dos muitos padrões inspirados em designs móveis. O espaço na tela é um bem precioso no celular. Para enfrentar o desafio de priorizar o conteúdo e, ao mesmo tempo, tornar a navegação acessível, designers geralmente confiam em ocultar a navegação sob um menu — geralmente indicado pelo ícone que parece um hambúrguer.

Definição por Nielsen & Norman Group

Open Source

O termo Open Source se refere a algo que as pessoas podem modificar e compartilhar porque o design é acessível a todos.

O termo originou do contexto de desenvolvimento de software para designar uma abordagem específica na hora de criar programas de computador. Hoje, Open Source indica um conceito maior que chamamos de The Open Source Way ou o caminho do Open Source em português (traduzido livremente). Projetos, produtos, ou iniciativas open source, abraçam e celebram os princípios da troca aberta, participação colaborativa, prototipação rápida, transparência, meritocracia e desenvolvimento orientado à comunidade.

Clique aqui para saber mais sobre o Open Source Way. Essa definição foi retirada do site opensource.com

Picker

Picker é um componente que permite o usuário ou usuária selecionar um valor de uma ou mais listas de valores a serem escolhidos. Normalmente é utilizado para selecionar datas em uma calendário ou lista.

Definição baseada no componente Picker do Human Interface Guidelines da Apple.

Progressive Enhancement

Progressive Enhancement é uma filosofia de design que provém uma linha base de conteúdos e funcionalidades essenciais para o máximo de pessoas, enquanto entrega a melhor experiência possível para usuários e usuárias que utilizam as tecnologias mais modernas, que suportam o código que está sendo implementado.

Definição baseada na definição do Glossário MDN Web Docs

Produto digital

Produto digital é qualquer item que seja comercializado no meio online, como cursos, ebooks, ferramentas e outros. Ou seja, produtos digitais não tem uma estrutura física, que precise de armazenamento ou entrega por frete.

Definição por rockcontent

PWA ou Progressive Web App

Um PWA é uma aplicação híbrida entre web e mobile. Normalmente, quando você acessa um site pelo telefone e ele mostra um aviso perguntando se quer adicioná-lo à tela inicial do telefone (com todos os aplicativos), se trata de um PWA. Com esse recurso, você pode acessar a aplicação através da sua tela inicial, sem ter que digitar o site no navegador.

Definição baseada no artigo do Rocketseat

Radio Button

Radio Button é um tipo de seletor, um campo de preenchimento em que a pessoa pode selecionar apenas uma opção. Se o usuário ou a usuária clicar em um Radio Button que não está selecionado, todos os outros serão desselecionados automaticamente e apenas este último ficará selecionado. Normalmente são redondos diferentes dos Checkboxes, que são quadrados. Veja a entrada de Checkbox mais acima.

Definição por Norman Nielsen Group

ROI, Return over investment ou retorno sobre investimento

ROI é uma métrica financeira utilizada para analisar a eficiência de um investimento. O ROI é igual ao lucro obtido com o investimento dividido pelo custo do investimento e é normalmente representado por uma porcentagem. Exemplo, se você investir 1000 reais na criação de um site e isso aumenta suas vendas em 1500 reais, então o ROI será (1.500–1.000)/1.000 = 50%.

Definição por Interaction Design Foundation

SVG

Um arquivo SVG, que significa Scalable Vector Graphic, é um tipo de arquivo usado para renderizar imagens em duas dimensões na internet. Diferente de outros tipos populares de arquivo de imagem, o SVG guarda a imagem em vetor, que é um tipo de imagem gráfica feita de pontos, linhas curvas e formas baseadas em fórmulas matemáticas.

Definição por Hubspot

Scrum

É um método utilizado no desenvolvimento de novos produtos em que uma equipe tem permissão para se organizar e fazer alterações rapidamente conforme necessário. Também requer pequenas reuniões diárias entre os membros do time.

Definição por Cambridge Dictionary

SaaS, ou Software as a Service

Software como Serviço (ou SaaS) é uma maneira de fornecer aplicativos pela Internet — como um serviço. Ao invés de instalar e manter o software, você simplesmente acessa pela Internet, sem precisar de um gerenciamento complexo de software e hardware.

Definição por Sales Force

Toggle Switches

Toggle Switches (ou simplesmente Toggle) são interruptores digitais. Eles possibilitam que os usuários e usuárias escolham entre duas opções mutuamente exclusivas e sempre têm um valor padrão. Os Toggles devem fornecer resultados imediatos, dando a liberdade de controlar suas preferências conforme necessário.

Definição por Norman Nielsen Group

Touchpoints, ou Pontos de Contato

“Um ponto de contato é qualquer interação, incluindo encontros onde não há interação física, que pode alterar o modo em que um cliente se sente sobre um produto, marca, negócio ou serviço.” Um exemplo de encontro sem interação física é quando uma pessoa acha uma review online de um produto. Essa definição é baseada na proposta por Laura Patterson, presidente da VisionEdge Marketing.

Definição por Interaction Design Foundation

User Scenario

User Scenarios, ou Cenários dos Usuários em tradução livre, são histórias que designers criam para mostrar como os usuários e usuárias podem agir para atingir um objetivo em um sistema ou ambiente. Designers criam cenários para entender motivações, necessidades e barreiras das pessoas. Os cenários também contribuem para designers conceberem, iterararem e testarem a usabilidade de soluções.

Definição por Interaction Design Foundation

Usuário Final

Usuários finais, ou end users em inglês, são as pessoas que realmente vão utilizar um produto. Essas pessoas não são necessariamente as responsáveis por adquirir esse produto. Por exemplo, um gerente pode escolher investir em um novo software para sua equipe, mas ele mesmo não vai usar a plataforma.

Definição por Picodo

UX Analytics

UX analytics é a medição e análise da atividade dos usuários e usuárias em um site ou aplicativo que fornece insights sobre como seu design pode ser adaptado para atender às necessidades atuais ou em constante mudança dos usuários finais.

Definição por Mixpanel

Waterfall ou Cascata

No contexto de UX, Cascata é uma abordagem linear do processo de design que conta com uma sequência de eventos mais ou menos assim: reunir e documentar requisitos -> desenhar -> código e teste unitário -> realizar o teste do sistema -> executar o teste de aceitação do usuário -> corrigir qualquer problema -> entregar o produto acabado.

Em um projeto onde o Modelo Castaca é usado, cada ponto desses representa um estágio distinto de desenvolvimento de software e cada estágio geralmente termina antes que o próximo possa começar. Os requisitos geralmente são revisados e aprovados pelo cliente antes que o projeto possa ser iniciado.

Definição adaptada do artigo da MJV

Wireframe

Wireframing é um processo em que designers desenham visões gerais de produtos para estabelecer a estrutura e o fluxo de possíveis soluções de design. Esses rascunhos refletem as necessidades de usuários e da empresa. Wireframes em papel ou renderizados por software ajudam equipes e partes interessadas a criar protótipos e produtos otimizados e focados no usuário.

Definição adaptada da Interaction Design Foundation

Bônus: Softwares e plataformas que usamos em UX Design

Figma

É uma plataforma utilizada para criar artefatos de design de interfaces, fazer protótipos interativos e facilitar a interação de designers com desenvolvedores através das funcionalidades de código. É 100% online, colaborativa e gratuita para uso individual. Saiba mais sobre a plataforma em figma.com.

Github

É um serviço de repositórios online que ajuda desenvolvedores a guardar e gerenciar um código, assim como controlar as mudanças que são feitas nele. Saiba mais em github.com.

Sketch

Assim como o Figma, o Sketch também é uma plataforma usada para criar artefatos de design de interfaces, porém é pago e nativo do macOS. Saiba mais em sketch.com

Adobe XD

Outra alternativa para criação de artefatos de design de interface, o Adobe XD funciona tanto em computadores Windows e Mac, mas também é pago, como o Sketch. Saiba mais em adobe.com.

Principle

É uma ferramenta de prototipação de interfaces, nativa do macOS. Permite que designers façam protótipos de alta fidelidade com animações complexas. Saiba mais em principleformac.com.

Zeplin

Zeplin é um software de colaboração entre designers e desenvolvedores. Designers usam uma plataforma de criação de design para carregar suas telas no Zeplin. Lá, outras pessoas da equipe podem visualizar projetos, fazer comentários, marcar outras pessoas, visualizar especificações, fragmentos de código, componentes e outras coisas. Saiba mais em Zeplin.io.

Essa é a segunda parte do nosso Glossário +Mulheres em UX Rio. Caso você queira ver a primeira parte, clique aqui!

Essa é uma publicação colaborativa das Editoras do Medium +Mulheres em UX Rio, Carol Mender, Lucia Possas e Lethícia Barros.

--

--