Mulheres que escrevem: o início e o futuro

Taís Bravo
Mulheres que Escrevem
2 min readApr 26, 2016

Embora eu tenha escolhido a escrita como ofício há uns dez anos, foi só em 2015 que comecei a criar coragem para me dizer escritora. Ainda hoje é puxado assumir essa banca: Eu sou escritora. É difícil, por todas as suposições que cabem no termo, das questões mais materiais — por exemplo nesse tempos, a gente é não o que a gente faz, mas o que nos dá dinheiro, o que nem sempre está no campo desse trabalho — até inseguranças que parecem nada mais do que paranoias individuais.

O silêncio sempre abafa tudo. Com o tempo, fui pescando em algumas conversas, em textos e grupos do Facebook que o que acreditava ser algo tão meu, na verdade, era um incômodo de muitas. Decidi me assumir escritora, quando entendi que meu receio não é um problema privado e, sim, uma questão coletiva e histórica. Essa percepção não me tira a responsabilidade, pelo contrário, dá uma possibilidade de mudança. Quando enxergamos as forças que nos movem e repelem, podemos começar a criar novos modos de resistência. Foi dessa descoberta que surgiu o impulso para criarmos a Mulheres que Escrevem, um projeto que busca quebrar o sufoco do em silêncio e criar uma conversa entre escritoras.

Como duas amigas de longa data que agora vivem um relacionamento a distância, eu e Natasha trocamos muitas mensagens. Às vezes a angústia ou a inspiração são intensas e demandam mais espaço, então, escrevemos emails. Entre as burocracias, compromissos e promoções de nossas caixas de entrada, abrimos espaço para afeto e vontade. Quando resolvemos envolver outras mulheres nessa troca, pareceu uma escolha natural escolher o formato intimista de uma newsletter. Assim, em setembro de 2015, criamos a Mulheres que Escrevem, uma newsletter semanal e colaborativa, feita por muitas mulheres além de nós.

Em 2016, o crescimento orgânico da newsletter nos fez perceber que talvez fosse a hora de expandir a Mulheres que Escrevem para outras redes — sem deixar a newsletter de lado, evidentemente. Por isso resolvemos fazer uso de outras mídias, além do nosso perfil no twitter, criamos essa publicação no Medium e uma página no Facebook. Também contamos com a colaboração da Beatriz Leite, responsável por nossa nova identidade visual. Desejamos que mais mulheres façam parte dessa conversa e escrevam junto com a gente! Se você também é escritora — seja de ficção, poesia, ensaios, textos jornalísticos, acadêmicos ou qualquer outro formato possível -, pode enviar sua colaboração para nosso e-mail (mulheresqueescrevem@yahoo.com.br). Aguardamos vocês!

--

--