Qual é o impacto de apoiar o sistema Natus?

luizhadad
Natus
Published in
4 min readSep 20, 2021
RPPN Jardim das Delícias — Rio Bonito / Rio de Janeiro

O Sistema Natus foi criado com o objetivo de colaborar com a construção de um legado ambiental para a humanidade. É um sistema inovador, que busca utilizar a tecnologia blockchain e criptoativos ambientais para ir além dos mecanismos clássicos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O objetivo da venda de Natus Units (NTSU) é financiar colaborativamente um sistema de apoio ao movimento de conservação em terras privadas em todo o planeta.

A intenção é promover a autonomia financeira das PPAs (reservas ambientais privadas ou Privately Protected Areas, na sigla em inglês), para que consigam gerar benefícios ecossistêmicos à humanidade, de maneira perpétua.

Nesta história, você aprenderá sobre os diferentes níveis em que está ajudando a construir o Legado Ambiental para a Humanidade cada vez que comprar um Natus Unit ou convidar um novo membro para o sistema.

As 5 reservas pioneiras que cuidam da natureza por nós

Como primeiro passo, o Sistema Natus busca apoiar pessoas que decidem transformar áreas privadas em reservas naturais (PPAs), de maneira perpétua.

É um gesto que devolve a posse e o usufruto dessas áreas à Pachamama, nossa mãe natureza, criando reservas naturais, que no Brasil são conhecidas como RPPNs — Reservas Particulares do Patrimônio Natural e no exterior cada país nomeia de uma forma específica, mas é esse conjunta de áreas sob proteção privada que é internacionalmente conhecido como Privately Protected Areas ou PPAs como chamamos no Sistema Natus.

Conheça as 5 reservas naturais, que são pioneiras do sistema e estão localizadas em três biomas diferentes no Brasil: Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia. Saiba mais sobre as mesmas nesse post.

A principal forma de apoiar o Sistema Natus é comprando Natus Units (NTSU), um criptoativo ambiental que representa os benefícios ambientais gerados por cada uma dessas reservas naturais.

Mas a rede de impacto é bem maior

Para ampliar o impacto causado, escolhemos distribuir os recursos arrecadados com a venda para as 5 reservas pioneiras, mais de 50 reservas naturais (PPAs) e demais organizações e pessoas que dão apoio ao Sistema Natus.

A distribuição inicial dos Natus Units (NTSU) foi feita com uma mentalidade de abundância, buscando contemplar diversas organizações e pessoas que já causam algum impacto positivo, estimulando-as a colaborar com o Sistema Natus.

Atribuímos esta ordem de prioridades na alocação dos recursos: 1) fortalecer as 5 reservas ambientais pioneiras; 2) fomentar a inclusão de outras reservas ao Sistema Natus e; 3) incentivar organizações e pessoas que apoiam o programa de afiliados do Sistema Natus.

As Reservas Naturais (PPAs) que receberão recursos se comprometeram a usá-lo da seguinte forma: criar e atualizar seu plano de manejo, prevenir e combater crimes ambientais, prevenir e combater incêndios florestais, realizar pesquisa para levantar o inventário de serviços ecossistêmicos existentes, além de outras atividades relacionadas à conservação.

Organizações de impacto apoiadoras do Sistema Natus

Uma outra parcela dos recursos da venda de Natus Units será distribuída entre diversas organizações que já atuam de alguma forma buscando causar impacto regenerativo na sociedade, e irão apoiar o Sistema Natus em sua comunidade.

A forma de fazer isso é comprando Natus Units e participando do nosso programa de afiliados, que irá incentivar a busca por novos apoiadores para o sistema.

Dentre estas, destacamos algumas:

i) Muda, Verdes, Agelgil, Fundes, ecoins e Ootopia, organizações que possuem moedas complementares e as utilizam como ferramenta para alcançar objetivos comuns na esfera social e ambiental. Juntas, possuem mais de 1 milhão de membros e estão iniciando suas comunidades digitais usando a plataforma Cambiatus. Quatro das seis organizações são lideradas por mulheres, e estão localizadas na América Latina (Brasil e Costa Rica) e África (Etiópia).

ii), Surfguru e Route Brasil: Organizações de impacto que atuam na limpeza de praias e diversas ações de cuidado com os oceanos. Terão um papel fundamental na comunicação e engajamento de comunidades para trazer apoiadores ao sistema.

iii) Satisfied Vagabonds, Rebase, EOS Rio, EOS Costa Rica e Blockforce: Equipes que utilizam a tecnologia blockchain para causar impacto positivo, e que estão participando da co-criação desse sistema de diversas formas.

iv) ESCAS/IPÊ e Associação das Escolas Waldorf: instituições ligadas ao ensino e capacitação que utilizarão os recursos provenientes do Sistema Natus para alavancar suas iniciativas educacionais e ampliar as possibilidades de oferecimento de bolsa de estudos.

v) Shuttleworth Foundation e Manifesta Capital: fundação que investe em pessoas que lideram projetos open source, e investiu na Satisfied Vagabonds, uma das iniciadoras do Sistema Natus. Já a Manifesta é um fundo de investimento que impulsiona empreendedores ativistas que agem com seus negócios a favor da regeneração do planeta.

Junte-se a nós na construção do legado ambiental

No Sistema Natus, criamos mecanismos para incentivar aqueles que compraram NTSU e auxiliaram na divulgação do projeto, trazendo novos apoiadores. É uma estratégia de crescimento onde os membros são recompensados financeiramente, por meio do programa de benefícios do Sistema Natus.

Caso você tenha interesse em construir um legado ambiental e causar impacto positivo, faça seu cadastro em sistemanatus.io e participe da nossa comunidade.

--

--