[video] Sistema Natus: um legado ambiental a humanidade

Críscia Cesconetto de Mesquita
Natus
Published in
5 min readJul 21, 2021

Lea este post en Español| Read this post in English

Assista o video do Pré-lançamento do Sistema Natus aqui

Conheça o Sistema Natus de Criptoativos Ambientais, que propõe a criação de um Legado Ambiental Humanidade através da conservação de florestas e da autonomia financeira de Reservas Ambientais Privadas.

Com o objetivo de explicar como funciona esse sistema de criptoativos, no dia 2 de junho de 2021 (nas vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente — que foi no dia 5 de junho) foi feito o pré-lançamento do Sistema Natus, no canal do YouTube da Jataí Capital e Conservação. Os co-fundadores do Sistema Natus, Flávio Ójidos, Laercio Machado, Karla Córdoba-Brenes e Ranulfo Paiva Sobrinho compartilharam os objetivos e funcionamento do sistema para uma audiência interessada e alinhada com os valores que norteiam o Sistema Natus.

Porque conservar as florestas é tão importante?

As florestas tem tamanha biodiversidade e nos oferecem tantos recursos que usamos todos os dias e não pagamos quase “nada” por isso. E em compensação, elas vêm sofrendo com o desmatamento, a extinção de espécies, poluição… a lista é infinita. Por isso é importante que elas sejam preservadas. Entretanto, há uma escassez de recursos necessários para tal, dependendo muito das iniciativas privadas, que também nem sempre têm autonomia financeira para resolver esse problema.

Pensando-se na necessidade de construir e manter um legado ambiental baseado na preservação das florestas no Brasil e no mundo, foi criado o Sistema Natus de criptoativos ambientais. Essa é uma iniciativa inovadora que une empreendedores, proprietários de Reservas Ambientais Privadas (PPAs) e pessoas, através do uso do melhor da tecnologia blockchain para fortalecer a rede mundial de PPAs.

Como Flávio explicou durante a sessão, o Sistema Natus nasceu da necessidade de criar um mecanismo robusto de apoiar quem já deu o primeiro passo em direção à conservação das florestas: as pessoas proprietárias de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) ou de PPAs (Reservas Ambientais Privadas). São pessoas que voluntariamente tiraram dinheiro do próprio bolso em caráter perpétuo e decidiram dedicar parte ou a totalidade de suas propriedades para a conservação, sendo que deram esse primeiro passo, na maioria das vezes, sem a certeza de um apoio.

“O Sistema Natus de criptoativos ambientais é composto, além da parte da tecnologia, principalmente por pessoas, empresas e organizações que estão comprometidas em construir um legado ambiental para a humanidade. E qual é esse legado ambiental a humanidade? É o seguinte: são as reservas ambientais privadas (as PPAs) com autonomia financeira. Esse é o legado ambiental.” — Ranulfo.

Essas PPAs, como as RPPNs e reservas legais, são essenciais para conservação da floresta amazônica, da floresta de Mata Atlântica, do Pantanal, de outros biomas brasileiros e do mundo. E quando uma PPA possui autonomia financeira, ela tem um fluxo de caixa constante o suficiente para manter tudo que é necessário para fazer com que a sua área continue dando benefícios ambientais para hoje, para amanhã e para sempre.

É importante dizer que quando você faz qualquer contribuição para o sistema (a partir de 1 dólar apenas), você não estará contribuindo apenas com a conservação das florestas, mas também estará recebendo benefícios, inclusive financeiros. O carro chefe do Sistema Natus são os Natus Units (NTSU), que são certificados digitais que representam os benefícios gerados pelas reservas ambientais privadas. Além desse criptoativo também existem os NFTs (non-fungible tokens, ou tokens não fungíveis), que são peças de arte digitais de artistas que estão comprometidos também com a construção desse legado ambiental e, tais peças vão ser usadas para beneficiar aqueles que compraram os NTSU. E o terceiro criptoativo é a Natuscoin, que é uma criptomoeda que vai ser lançado e distribuída em 2023 e que será destinada para aqueles que estão contribuindo com o legado ambiental — quem está comprando NTSU.

“A ideia é que essa criptomoeda vai aumentar de valor à medida que se aumenta o número de PPAs, de reservas ambientais no sistema, o que de fato mostra que elas estão sendo conservadas (…) Uma vez que elas recebem o recurso financeiro, elas estão melhorando a sua conservação. Então o aumento do valor do preço está diretamente associado a quantidade de reservas ambientais que estão sendo beneficiadas.” — Ranulfo

Pense também que muitas dessas PPAs possuem toda uma estrutura que aceita visitação turística, o que permite que as pessoas possam ir ao local, desfrutar da experiência e ver com os próprios olhos como elas estão sendo conservadas.

É importante salientar também que um dos principais pilares do sistema é a transparência. Com o uso da tecnologia blockchain, os NTSU se tornam certificados digitais transparentes, seguros e rastreáveis, servindo de prova de que aquela área protegida foi feita para conservação. E os Natus Unit representam um ano, um período passado de conservação.

Hoje já existem 5 PPAs pioneiras que fazem parte do sistema, e já é possível ver quais são os benefícios ambientais que elas geraram no último ano. Todos esses dados já estão disponíveis transparentemente no nosso site.

“Então tem benefício simbólico, tem benefício econômico, tem transparência, e além disso você pode não só contribuir com esse sistema, mas o dono da RPPN ou da área privada vai receber (cada vez que alguém compra, ele recebe) um percentual desse dinheiro. Então não tem intermediação e não tem perda, é transparente.” — Karla

A ideia é que todos que fazem parte do sistema tenham benefícios. E mais uma vez, não só benefícios financeiros, os benefícios podem ser variados. E é importante que todos tenham interesse que o sistema progrida, pois assim todas as partes serão beneficiadas e se cria uma ascendência positiva em torno da conservação.

O nosso convite é que vocês agora entrem no site www.sistemanatus.com, se cadastrem e nas próximas semanas vocês vão receber atualizações sobre a venda dos Natus Unit. O site já está disponível em português, inglês e espanhol.

Para assistir a live completa do pré-lançamento do Sistema Natus e ficar por dentro de mais detalhes sobre o funcionamento do sistema, acesse:

--

--

Críscia Cesconetto de Mesquita
Natus
Editor for

Bióloga, Fotógrafa e Criadora de conteúdo. “Vida plena, coração leve”