Aplicação de realidade aumentada sobre livros diversos.
Diversos livros podem ser usados como marcadores para realidade aumentada

Como criar um Target no Vuforia para chamar de seu

Erick Simões
NAVE Recife
Published in
7 min readMay 4, 2020

--

Se você leu o artigo anterior já entende para que servem os targets e como eles funcionam (e se não leu, já começou errado! P.S.: ele está aqui). Tão importante quanto isso, você já é capaz de identificar um bom target passando correndo na rua a 30 km de distância.

A questão é que para usar um target você precisa fazer o design dele e imprimi-lo. Contudo, se você não tem habilidades de design, nem uma impressora disponível (sim, eu estou falando de mim) existe uma alternativa viável: é hora de transformar a capa do seu livro favorito ou aquele panfleto de crediário em um target de verdade, usando seu smartphone, um app de edição de imagens, o Vuforia e paciência (afinal, esse artigo está gigante, mas foi feito com carinho 💖).

É importante salientar que essa não é a melhor forma de produzir um target. Criar uma imagem digitalmente, submeter ao Vuforia e imprimi-la com boa qualidade é um processo que permite fazer correções, quando necessário, e lhe dá certo controle sobre o uso do target. Contudo, esse artigo ainda aborda parte importante deste processo: se você está criando seu próprio design, ignore as etapas 1 e 2, e siga com as demais instruções.

1 — Tirando uma foto do seu futuro target

Tendo em vista que você já sabe o que faz um bom target, é hora de escolher algumas capas de livros, revistas, cadernos, panfletos, fotos… Qualquer coisa impressa que tenhas as características necessárias.

Eu escolhi esses:

Quatro livros que serão usados como targets: Sprint, Os últimos dias de Krypton, Homem-Aranha de Volta ao Lar e Star Wars
Capas com bastante texto, coloridas, vários detalhes, formas com cantos e contraste.

Tire uma foto para cada um dos targets. Aqui vão algumas dicas para tirar uma boa foto com o smartphone:

  • Lembre-se de evitar objetos que tenham superfícies reflexivas/brilhosas;
  • Não use o flash: uma foto com flash pode criar reflexo sobre as imagens;
  • Escolha um lugar bem iluminado: a luz do sol e uma janela grande podem ser suas aliadas;
  • Cuidado para não formar sombra sobre o objeto;
  • Esteja próximo o suficiente para captar todos os detalhes da imagem: certifique-se que o objeto está devidamente focado.

2 — Editando a Foto

Depois de tirar uma foto bem bonita, é hora de fazer os devidos tratamentos na imagem: precisamos tirar as bordas e corrigir o alinhamento. Para isso, recomendo usar o aplicativo Snapseed (disponível para Android e iPhone).

Veja um exemplo de um antes e depois usando o Snapseed:

Capa do livro Sprint, antes e depois do tratamento com o app Snapseed.
Capa do livro antes e depois do tratamento pelo app Snapseed. Foram usados os recursos Perspectiva e Cortar.

Salve as imagens e coloque no computador. Para ser usado como target, as imagens devem estar salvas em PNG ou JPG (RGB ou escala de cinza) e ter até 2 MB. Atenção ao enviar o arquivo, aplicativos como o WhatsApp compactam a imagem, o que pode fazer com que elas percam qualidade. Dê preferência a compartilhar através do Google Drive, por exemplo.

Os próximos passos seguimos usando um computador.

3 — Criando uma Conta no Vuforia Developer Portal

O portal do desenvolvedor do Vuforia é o local onde você pode gerenciar as licenças de uso e targets.

Acesse o site https://developer.vuforia.com/ e crie uma conta clicando em Register.

Observe que a senha precisa ter, no mínimo, 8 caracteres, 1 número e letras em maiúsculo e minúsculo. No campo Company você pode colocar o nome da sua escola.

4 — Criando uma Licença de Desenvolvimento

Assim que você estiver logado no Vuforia Developer Portal, verá a aba License Manager. As licenças de desenvolvimento são códigos alfanuméricos que a aplicação passa para o SDK do Vuforia durante a inicialização. A licença permite relacionar um aplicativo Vuforia a um desenvolvedor e aos recursos habilitados. Elas são necessárias para usar targets personalizados, como os que você irá criar em breve.

É possível criar licenças gratuitamente ou pagando um valor mensal. Clique em Get Development Key para criar uma nova licença gratuita.

No campo License Name coloque alguma referência a aplicação que você está criando. É possível alterar isso posteriormente.

É importante lembrar que: você não deve usar uma mesma licença em várias aplicações diferentes.

Ao selecionar uma licença criada, você verá uma tela semelhante a essa:

Destaque para o código alfanumérico da licença

Clique no código da licença para copia-la. Em breve, vamos precisar usá-lo. Mais detalhes sobre o que é possível fazer com uma licença aqui.

5 — Criando um Database de Targets

Para manter todos os targets de uma aplicação agrupados, no Vuforia usamos os Targets Databases, que são, basicamente, coleções de targets. É necessário criar um novo database para seus targets. Clique na aba Target Manager e, em seguida, no botão Add Database.

Na tela que aparece defina um nome para esse database (recomendo colocar o mesmo nome da aplicação) e escolha o tipo Device.

Eis um resumo das características de cada tipo de database:

  • Device: permite o uso de Image Targets, Multi-Targets, e Cylinder Targets que ficam armazenados no dispositivo. O aplicativo que usa esse tipo de database não precisa se conectar a internet.
  • Cloud*: permite o uso de targets que ficam armazenados remotamente. A aplicação faz o download dos targets a medida que vão sendo requisitados. É recomendado para aplicações que precisam reconhecer mais de 1000 targets.
  • VuMark*: permite o uso de VuMarks, que são marcadores avançados que misturam os recursos de Image targets e QR Codes.

*Apesar de estarem disponíveis para uso com a licença gratuita, há limites quanto a quantidade de marcadores Cloud que podem ser reconhecidos por mês e VuMarks que podem ser criados. Mais detalhes aqui.

Clique em Create para confirmar.

6 — Adicionando imagens ao database

Agora você irá adicionar as imagens ao database para transformá-los em targets. Com o database aberto, clique em Add Target.

Para databases do tipo device, é possível inserir 4 tipos diferentes de targets: Single Image, Cuboid, Cylinder e 3D Object.

Para gerar um Image Target selecione Single Image.

Em File informe o endereço no seu computador da imagem que você irá transformar em target.

Em Width coloque a largura em metros do target real. O livro Sprint, por exemplo, tem 13,5 cm de largura, logo, o valor inserido para esse target é de 0.135.

Por fim, informe o name, um nome único nesse database que represente o target e clique em Add.

7 — Analisando os Targets

Depois que um target é adicionado ao database, é possível ver a pontuação (rating) dele. Essa pontuação pode variar entre 0 e 5 estrelas e indica quão boa será a detecção dele na aplicação. Clique em um target e mais detalhes estarão disponíveis.

Detalhes do target com e sem as features

É possível alterar o nome em Edit Namee atualizar a imagem do target, fazendo o upload de uma nova em Update Target.

A direita, é informado a quantidade de estrelas.

Em baixo da imagem do target existe a opção Show Features. Cada feature é representada por uma pequena cruz amarela. Quanto mais features, melhor a qualidade do target e mais estrelas ele terá.

É possível remover o target clicando em Remove.

8 — Download do Database para o Unity

Tendo inserido todos os seus targets, está na hora de fazer o download do database para adicioná-lo ao Unity.

Com o database aberto, selecione um ou mais targets e clique em Download Database. Na janela que se abre, selecione Unity Editor e clique em Download. Dependendo da quantidade de targets, pode demorar alguns minutos.

O database será baixado como um arquivo .unitypackage.

9 — Importando o Database no Unity

Com o arquivo .unitypackage em mãos é hora de abrir o Unity. Neste link, você encontra as instruções de como configurar um projeto AR Vuforia no Unity.

O próximo passo é importar o database. Para isso, basta arrastar o arquivo .unitypackage para dentro do projeto, ou Assets > Import Package > Custom Package e localizar o pacote. Na janela de importação, certifique-se que todos os arquivos estão marcados e clique em Import para finalizar.

A partir desse momento o Unity será capaz de reconhecer os targets. Para usar seu novo database, basta adicionar um novo Image Target em cena: Botão direito dentro de Hierarchy > Vuforia Engine > Image Target. Se já houver um Image Target em cena, basta clicar nele.

Componente Image Target Behaviour

Dentro do componente Image Target Behaviour defina o Database que você importou e, em seguida, o Image Target.

10 — Adicionando a Licença de Uso

Para terminar, vamos colocar a licença de uso, aquela do passo 4. Abra o Vuforia Configuration, ele está disponivel em Window > Vuforia Configuration (ou através do atalho Ctrl+Shift+V).

Destaque para o campo de licença das configurações globais do Vuforia

Na seção Global, cole a chave de licença no campo App License Key e depois salve o projeto.

Pronto. É isso. Quando você criar uma aplicação e buildar o projeto, a licença será validada.

Ufa, quem achou que esse tutorial não ia terminar levanta a mão 🙋‍♂️

Agora que você consegue criar um target com objetos que tem em casa, faça alguns experimentos e mostre para seus familiares!

👌

--

--

Erick Simões
NAVE Recife

Bacharel em Sistemas de Informação, professor de jogos digitais, palestrante, programador erudito, adestrador de robôs, defenestrador de bugs, maker diletante