[Para passar o tempo] Abertura de jogos em anime

Felipe Massahiro
Nerd / Articles
Published in
5 min readDec 1, 2015

Em um momento de nostalgia, estava assistindo à algumas abertura de jogos em formatos de anime. Cruzei com diversas aberturas épicas que marcaram época, assim como algumas novas que são extremamente empolgantes.

Separei algumas das centenas de milhares da história, sem top, sem ranking, apenas para que vocês possam passar o tempo e curtir. Algumas delas realmente trazem boas lembranças de uma época áurea dos games.

Muitos desses títulos eu joguei compulsivamente, outros nem tanto, alguns eu apenas conheço de assistir colegas enquanto jogavam. Sim, eu sou dessa época maravilhosa quando se reunia amigos na casa de alguém e ficávamos assistindo um ou outro jogador os jogos single player… e, admito, sinto falta disso às vezes. Era bastante engraçado.

Começando pelos clássicos.

Xenogears

Esse é um clássico. Considerado por alguns como a melhor história feita pela SquareEnix (na época SquareSoft), para outros uma trama sobrecarregada de passos lentos. A introdução mistura 3D da época com animação.

Wild Arms 2nd Ignition

Admito que eu parei de jogar Wild Arms no segundo jogo. Mas essa introdução é simplesmente maravilhosa. Na época gostei bastante pela música em japonês, apesar de na versão Norte Americana ser apenas a música sem vocal.

E esse jogo ainda contava com não uma… mas DUAS aberturas! A segunda é ainda mais empolgante:

Breath of Fire 4

Outro título que não joguei os seguintes. Parei no 4 e arrependo-me às vezes. Esse RPG da CAPCOM era muito bom, especialmente pela história que sempre envolvia a Nina e o Ryu. Ainda assim, dos que eu joguei, BoF 2 e BoF 3 terão espaços especiais. Foram os primeiros jogos que tive para SNES e para PSX.

Mega Man X4

A série Mega Man X (Ou Rockman X) tiveram muitas introduções em formato de anime. Acho que a introdução X4 foi uma das que mais me chamou a atenção por ser cantada pela Yukie Nakama.

Lunar Silver Star Story

Está aí um jogo que eu não joguei, mas que na época de escola diversos amigos comentavam sobre. Eu encontrei a introdução enquanto assistia à outras e gostei bastante para a época.

Chrono Trigger

Pode não ser original do jogo. Pode não contar com a produção de Akira Toryama, mas a música e essa animação são simplesmente maravilhosas. Chrono Trigger é épico. Ele e Xenogears, na minha humilde opinião, são as obras máximas da SquareEnix/Squaresoft. Mesmo sendo um fã das antigas, desde o primeiro Final Fantasy, nada marca tanto quanto esses dois títulos.

Namco X Capcom

Para quem teve a oportunidade de jogar Namco X Capcom (leia-se Namco CROSS Capcom), um jogo tático com diversos personagens das duas empresas, pôde assistir à essa abertura fantástica, especialmente com a música Subarashiki Shin Sekai de Flair.

O jogo nunca foi localizado, mas os dois personagens exclusivos Reiji e Xiaomu já apareceram no famoso, e com localização, jogo de DS “Super Robot Taisen”.

Tales of…

A série Tales of… está faz um tempo por aí e entra no hall de JRPGs famosos, alguns que até apareceram na lista. Tales of the Abyss tem uma música e animação muito boas.

Tales of Xillia também, especialmente porque é cantada pela famosa Ayumi Hamasaki (que inclusive já teve músicas temas em outros jogos, como Thousand Arms de PSX, outro excelente jogo). O curioso que a versão Norte Americana possui a música tema sem corte do vocal, o que me deixou bastante impressionado na primeira vez que o joguei.

O último título da série, Tales of Zestiria, trouxe uma abertura muito boa, a localização removeu o vocal, o que é estranho. A música original da banda Superfly, White Light, possui uma batida muito legal… e a animação… sério eu desafio você à assistir essa abertura só uma vez.

O clipe da música também é bem… diferente. Como a maioria dos clipes japoneses. É sério… vejam por vocês:

Persona

A série Shin Megami Tensei: Persona, reúne excelentes músicas e animações em suas aberturas. Não tem como assistir a uma só, mesmo porque um título pode ter várias versões com coisas adicionais, incluindo uma introdução nova. Como o Persona 3 FES

E o Persona 3 Portable de PSP

E tem ainda do Persona 4 que é bem animada, que mudou na versão Persona 4 The Golden

Se gostou, a versão de Playstation Vita, Persona 4 The Golen, possui Extras com ambas as aberturas de P4, além de vídeos com o live de “Into the Velvet Room”, com as músicas de P3 e P4.

Tem ainda Persona do PSP. Talvez não seja exatamente uma introdução de anime com animação… mas é uma abertura bastante sombria e que eu gostei bastante. Perdi boas horas no meu PSP jogando isso… Boa época.

God Eater 2

Eis a abertura que iniciou minha jornada pela procura de outras aberturas animadas no formato de anime. Música perfeita e animação simplesmente fantástica formam a abertura de God Eater 2 e God Eater 2 Rage Burst.

Duvido que alguém consiga assistir somente uma vez cada uma dessas aberturas. I DARE YOU… I DOUBLE DARE YOU!

God Eater 2 não foi localizado. Quem sabe, com a chegada de God Eater: Ressurrection, não exista esperanças para o ocidente.

EXTRAS

Fate/Grand Order

Quem disse que jogos mobile não podem ter uma abertura épica? Fate/Grand Order está disponível da AppStore japonesa e reúne o universo da série Fate/Stay de Kinoku Nasu.

A música NÃO é a original da abertura, mas a Brave Shine, da Aimer, ficou tão perfeita que não tem como deixar de apreciá-la. Convenhamos, é Brave Shine… qualquer um que tenha assistido a Fate/Stay Night — Unlimited Blade Works entenderá.

Final Fantasy Tactics War of the Lions

Talvez não muito em formato de anime, e outro não original. A versão de PSP de Final Fantasu Tactics, teve uma abertura em rotoscopia muito bonita.

Ni No Kuni

Produzido em parceria com os Studio Ghibli, Ni No Kuni tem ar de Miyazaki com a música de Joe Hisaishi. Não tem como falar que a abertura desse jogo é em anime… o jogo INTEIRO é UM ANIME. Um anime com umas 300 horas de duração. Um anime jogável. Um anime super épico. Mas enfim…

E é isso. Tem muito mais por aí, eu sei. Tem muitos que também deixei de colocar por não ter jogado, ou por não ter ouvido, ou por ter esquecido mesmo.

Também devo lembrá-los de que existem muitas aberturas em formato de anime 3D. Naruto, J-Stars Victory, Panopticon — Freedom Wars, são apenas alguns exemplos.

O que eu procurei montar nessa lista, e nas aberturas que assisti, era o formato de anime 2D que, com um pouco, misturassem com 3D, como a abertura de Xenosaga.

Espero que gostem, assistir essas aberturas traz uma nostalgia e algumas são muito épicas que faz com que o botão de replay dos vídeos fiquem até gastos.

--

--

Felipe Massahiro
Nerd / Articles

Jogador compulsivo, escritor obcecado, amante perturbado da literatura e jornalista de vez em quando.