[Review] Love Live! School Idol Project

Felipe Massahiro
Nerd / Articles
Published in
7 min readJul 25, 2016

Para impedir que sua escola seja fechada, Honoka Koosaka começa um grupo de School Idols, com a esperança de que com o sucesso atraia novos estudantes.

Love Live! School Idol Project é um anime de 2013 e que ainda hoje faz um enorme sucesso no Japão, atraindo inclusive autoridades políticas em sua base de fãs.

O anime que conta com 2 temporadas e 1 movie, narra a história de 3 amigas de infância Honoka, Kotori e Umi que criam o grupo μ’s (Muse), logo o grupo cresce e o grupo, com 9 membros, alinhados com o objetivo de manter a escola aberta, atraindo novos estudantes com o sucesso, almejam o Love Live! Um torneio de school idols de todo o Japão.

A premissa é bastante simples. Um slice of life musical. No entanto Love Live! não é apenas rico em material crítico, como também conta com uma história repleta de reflexões morais de amizade e uma imensa campanha transmidiática. Love Live! literalmente é um projeto a ser estudado de convergência de mídias e um enorme sucesso. No oriente, seria o equivalente — senão maior — do que foi o sucesso de Matrix com suas estratégias transmidiáticas.

Para começar, a história de uma escola fechando por falta de novos alunos interessados é uma crítica bastante utilizada na última década. Especialmente por ilustrar um grave problema pelo qual o Japão passa. Para quem leu a review de Non Non Biyori, é basicamente o mesmo tema. Love Live! reúne o carinho e paixão que os japoneses possuem por idols e as colocam em um universo onde sua influência é a resposta para solucionar a ameaça de uma escola fechar.

Outro princípio muito forte no anime de Love Live! School Idol Project, é de como aceitamos as diferenças entre as pessoas quando nossos objetivos estão alinhados e, ao aceitar e respeitar tais diferenças, como isso pode fazer com que a amizade torne-se ainda mais forte e, também, de como os opostos, quando aceitos, podem se tornar imensas vantagens.

Além de tudo isso, há algo ainda mais importante no anime que o faz ser facilmente identificável, em especial com os japoneses que passam a maior parte de sua vida nas escolas: como nós crescemos juntos. A inevitabilidade de nos tornar adultos e as consequências que isso traz para as amizades nas escolas, é retratado com tamanho carinho pelas meninas do anime, que é muito difícil não conseguir se espelhar nas amizades que passaram por nós durante a escola — pelo menos para pessoas que já passaram pelo ensino fundamental, médio e superior como eu.

Mesmo com personagens exclusivamente femininos — alguns personagens masculinos aparecem, como próprio pai da Honoka, mas nenhum é dublado — o anime não é estranho. Essa abordagem não é nova, muitos animes, inclusive Non Non Biyori, possuem a mesma abordagem de elenco feminino. Esse destaque é interessante é não causa desconforto algum.

Outro aspecto, além de ser um anime musical, é a arte. Love Live! School Idol Project mistura bastante 3D com 2D, especialmente nas danças. Apesar de no início parecer estranho, já que é visível a diferença entre os modelos 3D e 2D, logo isso não causa tanto desconforto, mesmo porque é possível notar que foi um trabalho bastante cuidadoso da parte da produtora.

O anime conta com 2 temporadas, tendo 13 episódios cada uma, além de um movie que se passa logo após os eventos da segunda temporada, encerrando a história de Love Live! School Idol Project. As duas temporadas estão disponíveis no serviço de streaming Crunchyroll. O movie, infelizmente não está disponível, mas sua versão Blu-Ray pode ser importada.

Um projeto de muitas mídias

O sucesso de Love Live! não está apenas no anime, mas sim em como ele foi colocado em múltiplas plataformas midiáticas.

Muito mais que um anime com uma história bastante divertida e cativante, antes de ser uma animação, Love Live! foi um projeto envolvendo a revista Dengeki, a gravadora Lantis e a produtora Sunrise. Não apenas pediram sugestões de fãs, como também o grupo μ’s foi formado, gravando 24 singles com musicas que entraram no top ranking no Japão. Fazendo com que o sucesso multimidiático se expandisse para todos os lados, agregando muitos e muitos fãs. Além de um grupo e do anime, Love Live! ainda conta com diversos CDs, um movie, mangá e um jogo para mobile que foi portado para arcades.

Não é para menos que o 6º live do grupo, anunciado como o último concerto em que o grupo μ’s faria juntas, foi um imenso sucesso, não apenas no Japão como em outros países da ásia.

Love Live! School Idol Festival

O jogo para celular está disponível para iOS e Android.

É um jogo de ritmo onde o jogador deve recrutar novos membros para o grupo. Cada personagem, incluindo todos do anime e uma miríade de outras, se enquadra entre um dos 3 gêneros (smile, pure e cool) musicais, tendo o jogador que montar o time de 9 membros.

As personagens do anime possuem habilidades especiais, como aumentar o score ou recuperar vida, podendo ser ativadas em diferentes situações.

O jogo ainda conta com todas as músicas lançadas pelo grupo e algumas músicas extras que surgem como desafios diários. A mecânica é bastante simples, o jogador deve tocar no retrato referente a cada membro do grupo quando a argola do ritmo passar por cima.

Há também o modo história que acontece em forma de uma Visual Novel. Além da história principal, que gira em torno da história do anime, há ainda histórias de diferentes eventos criados especialmente para o jogo. Durante os eventos é possível liberar a história jogando ou conquistando pontos através de músicas determinadas, além de adquirir personagens únicos (no caso com roupas festivas diferentes, com habilidades diferentes).

O melhor de tudo… a história é inteiramente dublada pelas mesmas dubladores japonesas. É um jogo bastante simples, mas bastante completo e, o melhor de tudo, é grátis com sistema de cash.

Não distante de jogos grátis do estilo, é possível adquirir Love Gems (nome dado ao cash do jogo) logando diariamente, logando durante eventos e realizando conquistas. Não é necessário comprar novas músicas, elas são liberadas conforme o dia e o avanço na história, logo os Love Gems servem com coisas como recrutar novos personagens com maiores chances de vir raros (é possível recrutar por outros modos gratuitos), aumentar o espaço de membros no clube (que também aumenta conforme o seu nível de conta) e algumas coisas. O essencial, contudo, é inteiramente grátis.

Love Live! Sunshine

Sendo televisionado esse ano, Love Live! Sunshine é a continuação de Love Live! School Idol Project. Ao invés da produtora continuar com a história de μ’s, ela optou por criar uma nova história de 9 novas garotas que querem formar um grupo de school idols.

Isso foi uma boa estratégia já que a história das meninas de μ’s realmente parece ter uma conclusão com o movie. E não é apenas uma questão de tentar prosseguir com o sucesso, mas de respeitar as integrantes, tanto do μ’s do anime quanto μ’s do grupo real. Esse aspecto de início e fim dado a história do anime é algo surpreendente e muito, mas muito mesmo, respeitável.

Para seguir o legado deixado por μ’s, Love Live! Sunshine parece estar no caminho certo.

Infelizmente Love Live! Sunshine não está disponível para o Brasil por serviços oficiais de streaming. Mas devido ao sucesso dessa franquia, não demorará muito para chegar por aqui.

Por fim Love Live! School Idol Project é muito mais do que um simples anime. Além de uma história com profundas reflexões sobre a amizade e a idade adulta, também o é uma crítica e leitura sobre a cultura japonesa. Não apenas em relação a baixa taxa de natalidade que enfrentam hoje, mas todo o carinho e respeito que as idols possuem em sua cultura.

--

--

Felipe Massahiro
Nerd / Articles

Jogador compulsivo, escritor obcecado, amante perturbado da literatura e jornalista de vez em quando.