Participantes do SummerJob ajudam Neurotech em desafio de inovação

Dataninja Petlake
Neurolake Blog
Published in
3 min readFeb 27, 2020
Participantes do SummerJob, mentores do CESAR e profissionais da Neurotech no evento de encerramento

A Neurotech estreitou ainda mais a parceria com o CESAR e realizou seu primeiro SummerJob! O programa leva universitários para dentro das empresas, com objetivo de encontrar soluções para um desafio de inovação. Nesta edição, que começou no dia 6 de janeiro e foi até 14 de fevereiro, os participantes selecionados pelo CESAR ficaram imersos na Diretoria de Novos Negócios da Neurotech, junto à squad Marketing e Markeplace, para descobrir Como criar personas a partir da análise do comportamento digital para identificar barreiras de vendas e aumentar a conversão dos nossos clientes.

As pessoas do SummerJob que atenderam o desafio foram Paula Soares (Design — CESAR School), Noemi Fragoso (Comunicação Social — UFPE), Gabriela Heimer (Ciência da Computação — UFPE) e Alexandre de Queiroz (Engenharia da Computação — UFPE). Todos os participantes do programa passam por um processo seletivo conduzido pelo CESAR. Nesta edição, foram 634 inscrições de 21 estados brasileiros, além de inscritos de outros países.

Solução: criação de variáveis específicas

Como resultado para a Neurotech, o grupo indicou a criação de variáveis específicas para compreender o fluxo, a jornada e o perfil de usuários das plataformas dos clientes, para criar um direcionamento inteligente das decisões de marketing.

Para Danilo Torres, product owner da squad de Marketing e Marketplace da Diretoria de Novos Negócios da Neurotech, os resultados encontrados por Paula, Noemi, Gabriela e Alexandre serão muito úteis no aprimoramento do entendimento dos consumidores dos clientes e potenciais clientes. “A solução encontrada via SummerJob continua sendo desenvolvida dentro da squad”, revela o PO.

Danilo também destaca que a interação entre participantes e patrocinadores (como são chamadas as pessoas que são o ponto focal no cliente) ficou próxima porque o grupo do SummerJob ficou dentro da sede da Neurotech, em Recife, acompanhado pela Comunidade Neurolake. “Isso facilitou o contato, o esclarecimento de dúvidas e a explicação de detalhes complexos”, comenta Danilo.

Participantes customizaram a porta da sala onde ficaram na sede da Neurotech, em Recife

Muito além do SummerJob

O SummerJob faz parte de um relacionamento próximo que a Neurotech mantém com o CESAR desde os primeiros anos do instituto de inovação. Foi no CESAR, no ano 2000, onde a Neurotech começou — uma das primeiras startups do Brasil.

Hoje, a parceria está concentrada na área educacional e em solução de desafios para a própria Neurotech, via CESAR School. Profissionais da Neurotech são convidados para dar aula em cursos de extensão e pós-graduação, como no caso do Doutorado Profissional em Engenharia Software, em que o sócio, diretor de Novos Negócios e head de Big Data e Machine Learning da Neurotech, Rodrigo Cunha, é professor. Para resolver desafios de negócio, vêm alunas e alunos das graduações de Ciências da Computação e de Design para explorar problemas e gerar inovação dentro da Neurotech, como foi durante a primeira Residência Neurolake+CESAR School.

Saiba mais sobre o SummerJob — www.summerjob.cesar.org.br

--

--

Dataninja Petlake
Neurolake Blog

Dataninjas são pessoas de análise, ciência e engenharia de dados da Comunidade Neurolake — e eu sou o dataninja Petlake ;)