Como seu estado de ego adulto pode ser uma mentira

Lisa Ommert
NEXT CULTURE
Published in
12 min readAug 6, 2023

PORTUGESE translation of my original English article “How your adult ego state can be a lie” by DANIELLE BARROS:

Você provavelmente já ouviu falar muitas vezes sobre estados de ego. Mas você já ouviu falar que seu estado de ego Adulto pode estar contaminado? Por contaminação do estado de ego, quero dizer que os estados se misturam. Por exemplo, seu estado de ego Adulto pode estar misturado com seu estado de ego Infantil. Você acha que está agindo como um adulto, mas o ambiente está lhe dando um feedback: “Esse não é você. Você está falando como uma criança”. Você não entende mais o mundo, porque para você isso parecia normal. Mas, de alguma forma, você começa a perceber que pode haver algo de errado nisso. Quando seu estado de ego adulto é contaminado por outros estados, você não obtém os resultados responsáveis que gostaria de alcançar.

Como são esses estados do ego? Quando e como você passa de um estado para o outro e como eles podem ser misturados?

Ego

Outras palavras para Ego são “personalidade”, “visão de mundo”, “sistema de crenças”, “psicologia” ou “caixa” (como a chamamos no contexto do Gerenciamento de Possibilidades). É um conjunto complexo de como você interage com o mundo e com quem você se identifica.

Estado

Um estado é aquilo em que você se encontra temporariamente. Por exemplo, toda a sua visão de mundo pode ter sido abalada por uma experiência ou por uma realização e você não tem mais ideia de quem realmente é — esse é um Estado Líquido. Assim como uma substância pode assumir diferentes estados agregados dependendo das condições ambientais, seu ego pode estar em diferentes estados.

A análise transacional, desenvolvida por Eric Berne na década de 1950, afirma que a personalidade humana consiste em três “estados de ego”, cada um dos quais representa um sistema completo de pensamentos, emoções/sentimentos e comportamentos a partir dos quais interagimos uns com os outros. Berne fez uma distinção entre os estados de ego dos pais, do adulto e da criança, e a interação entre eles forma a base da teoria da análise transacional.

Os Estados de Ego | Eric Berne

Estado do Ego dos Pais

O estado de ego dos pais é uma coleção maciça de gravações no cérebro referente a eventos externos vivenciados aproximadamente nos primeiros cinco anos de vida. Quando identificado com esse estado de ego, você ouve vozes parentais “elogiosas” ou “críticas” em sua mente, que lhe dão opiniões afirmativas ou negativas sobre si mesmo, sobre outras pessoas ou sobre o que fazer para sobreviver a uma situação específica.

Regras e vozes
As vozes dessa visão de mundo baseada em regras podem soar como: “Você não pode confiar em estranhos”, “Você tem que ser educado com todos” ou “Você deve limpar tudo imediatamente”. Uma criança pequena não tem como filtrar os dados e, portanto, os eventos são registrados sem questionamentos. Tudo o que você sente nesse estado são emoções não autênticas que você adaptou de figuras de “autoridade”. Essas figuras de “autoridade” podem ser, por exemplo, os pais, os irmãos mais velhos, o governo, os professores da escola, as instituições, a publicidade ou a religião.

Os 12 obstáculos à comunicação, de Thomas Gordon, são o melhor exemplo, até onde sei, de como é um estado de ego parental e de como você está interagindo com o mundo.

Estado do Ego da Criança

O estado de ego Criança é um ponto de referência morto do passado. Ele inclui a criança “rebelde” e a criança “assustada, carente e adaptável”. Nesse estado de ego, você pode ser rebelde e adorar “fugir”, ou carente e adaptável, a fim de evitar encontrar coisas desconfortáveis que já aconteceram com você. Pode tentar continuar a encontrar experiências “adoráveis” que são ingenuamente irrelevantes, porque elas mantêm a vida em um mundo de fantasia.

No estado de ego Criança, você tem Emoções, não Sentimentos. Não importa o quanto as emoções pareçam reais agora, todas elas vêm do passado. Independentemente de quão presente seja o medo, a frustração ou quão forte pareça ser a necessidade, tudo o que vem do passado é apenas uma lembrança.

Necessidades da infância
As forças motrizes do estado de ego Criança são as necessidades não atendidas. Nesse estado de ego, a crença dominante é “Não posso me sustentar”. Quando criança, você buscava certeza, aventura, amor e conexão, pertencimento e também significado. Se uma dessas necessidades for ameaçada enquanto você estiver no estado de ego infantil, é provável que você adote comportamentos inconscientes para satisfazê-la. Por exemplo, quando criança, você pode ter descoberto que, para satisfazer a necessidade de amor e conexão, era importante não “balançar o barco”. Uma de suas estratégias para não balançar o barco era não ter desejos ou preferências e “seguir o fluxo”. Na idade adulta, isso pode aparecer quando alguém lhe pergunta: “Você prefere ir ao cinema ou ao parque hoje?” e você responde: “De qualquer forma, por mim tudo bem, você decide. Não me importo com isso”. Talvez você apazigue com um sorriso tímido já de antemão.

A “Criança Interior”
Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão se referindo à “Criança Interior” como uma parte ativa de seu ser, da qual precisam cuidar. A ideia por trás desse trabalho é que a “Criança Interior” tem necessidades, e uma pessoa só pode ser feliz e completa se atender continuamente a essas necessidades infantis não satisfeitas.

Aqui está outra perspectiva: Não existe a “criança interior”. A infância acabou, você cresceu. A única coisa que pode acontecer é você entrar no estado de ego Criança, mas isso não é a mesma coisa que voltar a ser criança. Tentar satisfazer as necessidades do estado de ego Criança como um adulto é o mesmo que tentar mudar o passado: Você nunca terá sucesso, pois as necessidades não atendidas estão no passado. Você nunca conseguirá “consertar” suas necessidades infantis não atendidas, da mesma forma que não pode deixar de comer o jantar de ontem. Essa época já passou. Como adulto, você é responsável por cuidar de suas emoções incompletas em torno dessas feridas, em torno dessas necessidades não atendidas, mas cuidar de uma “criança interior” é um mundo de fantasia.

Estado do ego adulto

Esse é seu estado de ego livre e natural. O estado de ego do adulto inclui apenas o AGORA. Você usa seus sentimentos autênticos para criar sua própria vida. No estado de ego do Adulto, você reconhece que não pode mudar o que aconteceu com você no passado. Mas pode assumir a responsabilidade por seus próprios pensamentos e emoções e mudar sua relação com o que aconteceu com você. Você pode mudar o tipo de história sobre o que aconteceu e parar de direcionar energia para o passado, mas criar o que é realmente importante para você AGORA.

Pequeno aqui e agora
No pequeno aqui e agora, você está centrado e usa a energia e as informações dos seus sentimentos por ter uma Barra de Anestesiamento baixa. Em contraste com o exemplo acima, aqui você tem sua Voz Real e pode se conectar com os outros sem filtros e gatilhos emocionais. Esse estado de ego é o único acesso aos Domínios Arquetípicos (veja abaixo).

Extensão do mapa — Três outros estados de ego

No Gerenciamento de Possibilidades, fundado por Clinton Callahan em 1975, a pesquisa sobre os estados de ego continuou. Em extensão ao modelo de Berne, a abordagem a seguir inclui outros domínios no mundo inferior e no mundo superior.

Estado de ego de gremilin

Antes de mergulhar nas características do estado de ego Gremlin, é necessário entender o que é Gremlin. Gremlin é uma parte ou faceta ativa de seu Ser. É uma força da natureza para a criatividade não linear e atua principalmente na sombra ou no inconsciente. O Gremlin é a parte de você que faz o que for preciso para ser bem-sucedido em suas Estratégias de Sobrevivência.

Se você não é dono do seu mundo sombrio, do seu Gremlin, ele é dono de você e está consumindo a sua vida. O Gremlin é parte integrante de você, não importa em que estado de ego você esteja. Assim como a sua mão, ele está sempre presente, quer você esteja no estado de ego Criança ou no estado de ego Adulto. Você não pode dizer que a mão não pertence a você ou que você não é responsável pelo que a mão faz. Quem moveu sua mão? Ao assumir a responsabilidade por essa parte de si mesmo, você transforma um Gremlin não iniciado em um aliado, que ficará ao seu lado com os recursos criativos dele.

Distinguir entre o estado de ego Gremlin e Gremlin
Também é possível estar em um estado de ego Gremlin. Esse estado inclui comportamentos como fazer comentários sarcásticos ou piadinhas maldosas sobre as pessoas, tentando fazer com que elas pareçam ruins para que você pareça bom. Está em seus padrões mentir, enganar, invadir espaços com sua energia, fazer alguém errar ou odiar secretamente os outros. O estado de ego do Gremlin finge ser adulto e não é fácil de reconhecer. Esse estado é dominado pela atitude “Você não me pega” ou “Antes que você me pegue, eu pegarei você!”.

Quando o estado de ego do Gremlin assume o controle, seu objetivo se reduz à mera sobrevivência, custe o que custar. Isso pode até significar bater em si mesmo, odiar os outros ou a si mesmo, ser excessivamente crítico e se tornar pequeno ou superior, mesmo que isso signifique isolamento e sofrimento.

Estado do Ego Demoníaco

A experiência mostra que quando você repete certas frases-gatilho para si mesmo (por exemplo, “Não sou digno”, “Nunca vou conseguir”, “Sou um perdedor” etc.), elas convidam a um estado do ego chamado Demônio. Nesse estado, a frase-gatilho abre um espaço de alimentação, como em um café, para que entidades se alimentem de sua energia vital. Isso faz parte de uma estratégia de sobrevivência da infância e lhe dá a vantagem de reduzir sua energia para ser menos ameaçador ou desafiador para as autoridades em sua vida, como pais ou professores. Ao ter menos energia, você se torna mais inofensivo, de modo que eles ficam menos motivados a controlar, punir ou atacar você. O resultado é que você sobreviveu.

Ser vampirizado
Você convida entidades vampirescas ao dizer para si mesmo uma de suas frases-gatilho. Se quiser saber mais sobre como fechar esse Café, leia o SPARK 135 e entre em contato com um Amaparador de espaço treinado para passar pelo processo.

Estado arquetípico do ego

Para ter acesso ao estado de ego Arquetípico, você deve primeiro estar no estado de ego Adulto. Não é possível chegar lá de outro lugar. Isso significa que você precisa fazer o trabalho iniciático primeiro para se estabilizar no estado de ego Adulto. Isso significa que você recuperou sua autoridade e tem a espada da clareza sempre à mão. Você foi projetado para voar nesse domínio vivo e arquetípico. Por meio de processos iniciáticos, você pode estelar (essa palavra significa transformar um planeta absorvente em uma estrela radiante) seus quatro Sentimentos: raiva, tristeza, medo e alegria, para acender seus Arquétipos de Sentimentos internos. Esses Arquétipos são, respectivamente: o Acionista (Guerreira), o Conector (Amante), a Feiticeira (Mágico) e o Detentor do Espaço (Rainha/Rei). Se você quiser ter um gostinho do Domínio Arquetípico, recomendo assistir a alguns dos filmes de super-heróis mais recentes. Todos eles são espelhos dos Domínios Arquetípicos que podemos perceber e, de vez em quando, habitar juntos.

Diferentes estados de ego geram resultados diferentes

Você conseguiu passar pelos diferentes estados de ego. Quero enfatizar que um estado de ego não é bom nem ruim. É um estado de ego em que você entra e, nesse estado, você tem um conjunto diferente de perspectivas e recursos disponíveis. A única diferença são os resultados que você está criando. Em qualquer estado de ego, que não seja Adulto ou Arquetípico, você não está presente e, portanto, está no modo de sobrevivência. Ancorar-se no pequeno AGORA do estado de ego Adulto cria uma perspectiva clara. Toda a bagagem emocional do estado de ego Criança se afasta de você quando você afirma que não é mais uma criança. Quando você tem clareza sobre as emoções não autênticas, acompanhadas de vozes, pode estabelecer um limite e não obedecer mais a essas regras. Cabe a você criar sua vida.

Sua vida é uma mentira com um estado de ego adulto contaminado

Quando uma pessoa está em um estado de ego diferente do Adulto, é relativamente fácil para ambos os lados reconhecer se já lidaram com esse assunto. Você pode até mesmo fazer seu próprio mapa de como isso se parece se tiver entrado no estado de ego Criança, por exemplo. Talvez você se torne chorão, reclame das circunstâncias e exija que alguém finalmente faça algo a respeito.

E há um fenômeno que descobrimos há pouco tempo no contexto do Gerenciamento de Possibilidades e que chamamos de “Contaminação do Estado de Ego Adulto”. Essa contaminação significa que seu estado de ego adulto está misturado com um ou mais estados de ego — contaminado, por assim dizer. Assim como a água pode ser contaminada com lama ou outras partículas. Ainda é água, mas não é água pura e refrescante. Para a pessoa contaminada, enxergar sua própria contaminação costuma ser impossível no início. Há muitos pontos cegos obscurecendo a visão. Mas para o observador externo, ver a contaminação de outra pessoa é tão simples quanto olhar para um copo de água suja e apontar a lama.

Outra maneira de pensar sobre a contaminação do estado do ego é imaginar que você está olhando através de uma lente. Dependendo do estado de seu ego, às vezes é uma lente clara, depois uma vermelha, amarela ou azul. Mas e se você nunca teve nada parecido com uma visão clara porque sua lente estava contaminada com um pouco de vermelho, mais amarelo e um pouco de azul? Esse seria seu estado normal.

E o mesmo acontece com a contaminação dos estados do ego. Você acha que está agindo como um adulto, mas seus resultados mostram o contrário. Talvez você já tenha recebido o feedback “Você está agindo como minha mãe”. Para você, isso não é nada compreensível, porque seu conselho parece muito adulto. Na realidade, porém, seu conselho está vindo do estado de ego de seu pai. Outro exemplo seria o fato de você nunca ser levado a sério em seu trabalho, embora apresente sugestões bem pensadas. No entanto, quando você se observa, sempre faz as sugestões a partir do seu estado de ego Criança, falando mansamente para que ninguém o ouça ou tenha a chance de levá-lo a sério.

Se você não estiver 100% em seu estado de ego Adulto, mas, em vez disso, estiver contaminado com Criança, Pai ou Gremlin (nos casos mais raros, provavelmente Demônio), então os resultados sempre serão diferentes do que você realmente deseja alcançar. Esses resultados são a prova de que algo mais está acontecendo com você.

Quase todo ser humano tem contaminação. Isso não é algo incomum. Também não é algo para se desesperar, mas para se notar primeiro. Reconhecer e dissolver sua própria contaminação individual, criada na infância, pelo estado do ego é um dos maiores potenciais para se tornar o criador de seu mundo lúdico. A descontaminação é um caminho simples, embora não fácil, de dois a três anos, no qual você terá o apoio de um coach e da equipe escolhida. Esse processo inclui coaching individual, Processos de Cura Emocional, construção da Matriz Interna e remoção consciente de determinados comportamentos que não pertencem ao seu Ego Adulto. Se a descontaminação for seu próximo passo, leia no site a seguir o parágrafo Procedimentos de descontaminação e entre em contato com um dos Coaches de descontaminação. Há também várias etapas sobre como se preparar para seu caminho pessoal. Veja algumas possibilidades abaixo em Experimentos.

Amor,

Lisa

P. S. Para obter mais informações sobre treinamentos e coachings, entre em contato com info@lisaommert.com.

- — -

Experimentos

Experimento 1: Observe os estados de ego de outras pessoas

Durante três semanas inteiras, preste atenção aos diferentes estados de ego dos outros e aos tipos de ofertas de intimidade/conexão que as pessoas fazem.

ETAPA 1: Observe qual foi o comportamento que a outra pessoa fez ou deixou de fazer que era o estado do ego da Criança/Pai/Gremlin. Seja específico (não use termos gerais como “ser adaptável” ou “dar conselhos”).

ETAPA 2: Observe o que acontece em você: Como você se sente, quais são os tipos de pensamentos que você tem e como você age após a oferta do estado de ego da Criança/Pai/Gremlin?

Quando tiver feito essa experiência, insira o código de matriz EGOSTATE.07 em sua conta gratuita do jogo StartOver.xyz.

Experimento 2: Ouça suas próprias mensagens de voz

Ouça suas próprias mensagens de voz que está enviando. Em que estado do ego você estava quando a gravou? Como ela soa? Como é o tom de sua voz? Quais palavras você está usando? Você consegue ouvir suposições ou expectativas subjacentes? Você está reclamando? Aconselhando?

Crie um mapa pessoal sobre em qual estado do ego você se encontra quando está em contato com pessoas diferentes. Faça esse experimento por pelo menos uma semana e documente sua pesquisa em seu Beep!Book.

Quando tiver feito esse experimento por uma semana, insira o código de matriz EGOSTATE.08 em sua conta gratuita do jogo StartOver.xyz.

--

--

Lisa Ommert
NEXT CULTURE

Possibility Management Coach & Trainer, Consciousness Smith, Being of Gaia | www.lisaommert.com