Ninho de Escritores

O Ninho de Escritores é uma escola e espaço seguro para quem busca escrever mais e melhor. Aqui você pode errar, brincar, tentar, aprender, sempre na companhia de pessoas que também cultivam a escrita como sonho e prática de vida.

Follow publication

Diário do Ninho de Escritores #4

Tales Gubes
Ninho de Escritores
3 min readMar 22, 2017

Seguimos registrando nossos principais aprendizados de cada encontro e compartilhando-os com o mundo. Se você está em São Paulo, venha conhecer o Círculo do Ninho de Escritores!

Aprendi que não há motivos para temer as possíveis ramificações que uma história pode oferecer

Quando criamos uma história, ela pode seguir qualquer direção. A depender dos personagens e das situações que criamos, tudo muda. Essa variação pode nos levar à crença de que a história é maior do que o autor, mas isso não é verdade.

A história está à serviço de quem a escreve. Ela é uma ferramenta poderosa para produzir experiências emocionais e transmitir mensagens sobre o mundo.

Aprendi que uma ideia pode ser afetivamente valiosa para o autor, mas irrelevante para o enredo

Quando temos uma ideia para escrever, é comum nos agarrarmos a ela e tentarmos mantê-la no texto com todas as forças. Ocorre que ela é apenas uma semente, uma possibilidade. O que vamos plantar no texto depende do que desejamos que floresça.

Podemos plantar sementes de todos os tipos? Sim, podemos. Queremos que o resultado seja um jardim lindo, organizado e apreciável? Então precisamos deixar algumas sementes de lado, guardá-las para plantar em outro jardim, porque nem todas as plantas combinam lado a lado.

Tem uma ideia que não está trabalhando a favor da história que você deseja contar? Guarde-a para o futuro, quando ela poderá ganhar o destaque que merece.

Aprendi a me perguntar sobre os valores da história e, assim, a encontrar um bom protagonista

A clareza sobre o que queremos dizer e o que queremos que o leitor sinta e pense é o que nos permite decidir quais sementes vamos plantar. Isso vale especialmente para identificar o protagonista da história. O protagonista é o veículo que conduz a emoção do leitor, portanto é um escolha fundamental em qualquer história.

Por isso, cabe sempre se perguntar: o personagem que escolhi para acompanhar nesta narrativa é o melhor personagem possível para esta história? Às vezes é apenas nosso personagem favorito, ou aquele que escrevemos com mais facilidade, mas não o que produzirá o melhor resultado.

Aprendi como encontrar um bom começo e como procurar um final

No planejamento de uma história, estamos sempre respondendo a duas perguntas: por quê? e e então?

Uma história começa quando a narrativa não precisa de porquês anteriores para dar seus primeiros passos. Os porquês existem, mas o leitor não precisa saber deles de início para ser tragado para dentro da história.

Uma história termina quando todas as questões principais levantadas durante a narrativa — em particular as que dizem respeito à busca do protagonista — já foram resolvidas. Mesmo que haja outras coisas acontecendo depois, elas pouco importam porque o mote da história foi resolvido.

Para reconhecer o começo e o final de uma história, também precisamos ter clareza do que queremos dizer e do que queremos que o leitor pense e sinta.

Texto indicado: Quer escrever uma boa história? Faça um mapa da narrativa

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

Ninho de Escritores
Ninho de Escritores

Published in Ninho de Escritores

O Ninho de Escritores é uma escola e espaço seguro para quem busca escrever mais e melhor. Aqui você pode errar, brincar, tentar, aprender, sempre na companhia de pessoas que também cultivam a escrita como sonho e prática de vida.

Tales Gubes
Tales Gubes

Written by Tales Gubes

Um olhar não-violento para uma vida mais livre, honesta e conectada. Criador do Ninho de Escritores, da Oficina de Carinho e do Jogo pra Vida.

No responses yet

Write a response