Vida longa ao Outlook!

Rafa Noronha
Noronha ponto tech
Published in
2 min readOct 25, 2022

Passei uns bons dez anos lutando contra ou ignorando o Microsoft Outlook no meu dia a dia de trabalho, mas hoje somos inseparáveis.

Superada a fase mais imatura e prematura da carreira, comecei a perceber que o Outlook é uma ferramenta muito poderosa. Escrevi sobre meus hacks de organização pessoal em 2021.

Ao longo de 2022, ficou mais latente pra mim a necessidade de uma gestão de tempo bastante proativa.
Segui classificando todos os apontamentos da minha agenda e via de regra, apontando as principais atividades onde invisto a minha atenção. Voltei a bloquear agenda para estudar assuntos relevantes, o que funciona super bem pra mim no primeiro horário da manhã. Quando me vi fazendo gestão de 5+ pessoas, decidi usar slots 9h30–10h e 13h30–14h de segunda a quarta para as reuniões de “one on one”.

Minha agenda fechando uma semana recente

E a cereja do bolo tem sido seguir a dica do meu amigo Elvis Lima de evitar dois extremos comuns a novos gerentes tech: continuar programando ao invés de delegar tarefas e fazer gestão; e cair no ciclo sem fim de e-mails e reuniões.

Participar de uma enxurrada de reuniões, responder todos os e-mails que chegam e fornecer status report constante para seu superior são excelentes formas para você esgotar o tempo que poderia ser usado para pensar fora da caixa, refletir sobre como está se saindo como gerente e sobre o que a sua equipe realmente precisa.

A melhor forma para fugir dessas armadilhas é construir para você um loop de eventos, que é basicamente uma listas de verificações para as coisas que você precisa revisar todos os dias, toda semana e todo mês. É importante que você bloqueie tempo em sua agenda para revisar e atualizar essa lista, fazer isso vai te distanciar dos extremos e ajudar a manter o foco no que realmente importa.

— Elvis Lima, diretamente do hall de melhores gerentes que eu já tive. Clique para visitar o artigo “Os primeiros passos como Engineering Manager”, escrito pelo Elvis.

Esse loop de eventos é uma ferramenta fantástica que tem me ajudado a liderar de maneira cada vez mais consciente e deliberada, criando mais significados e sentimentos positivos sobre a evolução do meu trabalho.

Por enquanto estou 99% focado no loop de PDCA de metas semanais. Às sextas eu reflito se atingi as metas da semana e crio duas ou três metas para a semana seguinte. Durante a semana eu acompanho as metas e procuro reservar agenda de acordo.

Provavelmente o próximo passo é experimentar mais alguns loops de alavancagem e o Elvis tem um conjunto de referência bem legal, passando por “O que eu preciso para ter mais sucesso no meu trabalho?”, “Algum projeto que devemos começar?” e “Quem precisa de feedback da semana passada?”.

Sobreviva ao dia a dia de gestor você também. Vida longa ao Outlook!

--

--

Rafa Noronha
Noronha ponto tech

Construindo produtos digitais desde antes da bolha tech