E se você der para sua mãe um presente criado por uma mãe empreendedora?

30 marcas criadas por mães empreendedoras vão participar da próxima feira Nossa Grama Verde, que acontece dia 11 de maio na Casa Fresca

Nossa Grama Verde
Nossa Grama Verde
6 min readMay 3, 2019

--

Feira Nossa Grama Verde — Foto: Pablo Caldeira

O Dia das Mães vem chegando e começam a aparecer as campanhas na televisão, sorteio de prêmios no shopping… E não é à toa: a data é a segunda mais importante para o varejo em faturamento no Brasil.

Aqui em Belo Horizonte as feiras de marcas locais também são frequentes nessa época. No ano passado fizemos uma pesquisa com produtores que participavam das nossas feiras e o pedido foi unânime: tem que ter feira no dia das mães!

Legal, então essa é uma data que gera muita venda. E impulsionar as marcas locais a venderem mais já é por si uma mudança positiva (se quiser saber mais sobre isso clica aqui).

Mas o que a gente poderia fazer para esse dia ser mais significativo?

Essa foi a pergunta que nos colocamos na primeira conversa de pré-produção da Feira deste ano. Decidimos então fazer uma chamada para marcas que fossem criadas por mães empreendedoras ou que tivessem produção compartilhada entre mãe e filha.

Assim, ao comprar um produto você também estará apoiando o trabalho de uma mulher que concilia as inúmeras tarefas que envolvem criar filhos, empreender e cuidar de si.

Será que apareceriam marcas suficientes para fazer a feira? Colocamos o formulário de inscrição no mundo e esperamos ver o que iria acontecer.

Ô, se teve!

13 dias de inscrição
41 marcas inscritas

E mais gente apareceu querendo participar da feira depois que a gente fechou o formulário (se você foi uma dessas, inscreva-se aqui para ficar sabendo das próximas feiras).

Algumas curiosidades sobre quem demonstrou interesse em participar da Feira de Mães Empreendedoras

O que a gente perguntou e o que elas responderam no formulário de inscrição para participar da feira.

Como você se define?

Em qual regional de BH você realiza a maior parte das atividades da sua marca?

Ser mãe impacta de alguma forma no seu processo produtivo?

"Na verdade, a maternidade me deu a coragem que precisava para mudar de profissão. Me deu forças para seguir aquilo que meu coração sempre quis e me motiva para continuar acreditando no meu propósito."
Verônica Seixas, criadora Zagulina.

"Para começar, a decisão de empreender veio durante a gravidez. Ser mãe me tornou uma pessoa mais produtiva e organizada. Administro melhor meu tempo, tenho um melhor controle sobre meus processos e projetos futuros."
Karla Moreira, criadora da MIMUS

"Sou mãe de uma menina de 8 anos. Gabriela é autista. Muitas vezes preciso levá-la junto comigo para as feiras e entregas de encomendas. Eu procuro produzir no horário que ela está na escola, mas nem sempre dá. Meu objetivo é ter uma produção sólida como empreendedora de coletivo, para que, caso ela queira, quando estiver maior, possa ter um trabalho digno garantido. O mundo é muito duro para com os autistas e o mercado formal de trabalho."
Elaine Lima, criadora da Autogestão Sabonetes Artesanais

A curadoria
O que a gente leva em conta na curadoria?

Chega a hora de analisar as 41 marcas inscritas e tem muita coisa pra levar em consideração. Os aspectos mais óbvios são levados em conta: a originalidade do produto e a adequação ao gosto do público que geralmente frequenta as feiras Nossa Grama Verde (esse ponto é mais subjetivo: passa por uma análise de gosto pessoal de quem faz a curadoria — no mínimo duas pessoas avaliam todas as marcas).

Elevamos a pontuação das mulheres negras e indígenas. E levamos a sério a questão da responsabilidade socioambiental: priorizamos marcas que se atentam para a conservação do meio ambiente durante o processo produtivo e de criação das embalagens. Iniciativas envolvidas com alguma causa social também são valorizadas. Depois de tudo isso a gente dá aquela chacoalhada no Excel, vê no que deu e faz um balanço final pra não ter marca vendendo produtos muito parecidos.

Você tem alguma sugestão de outros critérios ou formas de avaliação? Escreve pra gente! (nossagramaverde@gmail.com)

E a Feira é só pra comprar?

Não! As feiras são ótimos programas para passar o dia em família ou com amigos.

Isso ficou claro na pesquisa que a Belotur realizou em dezembro na Feira de Natal Nossa Grama Verde e em outras feiras independentes em BH. 67% das pessoas entrevistadas contaram que sua principal motivação para ir às feiras é passear (para ver outros resultados da pesquisa clique aqui).

Feira Nossa Grama Verde — Foto: Marina Galvão

Programação

O que mais vai rolar na Feira Mães Empreendedoras?

FuckUp Nights BH — Vol. XIV
Edição Especial: Maternidade & Fracasso
16h às 18h
Existe mãe que nunca fracassou? Quatro convidadas contam histórias de momentos de
Ingressos antecipados a R$20 — compre o seu aqui

Oficina de tapeçaria com Instituto Fred
14h às 16h
As oficinas de tapeçaria são o carro chefe do Instituto Fred e estão presentes nas ações da entidade desde a sua fundação. As (os) alunas(os) com o apoio de profissionais de arte e monitores aprendem processos de desenho, composição de cores e a técnica Trama sem Nó — artifício que foi desenvolvido pelo artista mineiro Ivã Volpi, aproveitando retalhos descartados pela indústria têxtil para criar uma trama sem a necessidade de amarração.
Na oficina a ser dada pelo Instituto Fred na Feira Nossa Grama Verde, os participantes poderão aprender a técnica trama sem nó, produzindo uma pequena peça que pode ser usada como um porta-copo.
Atividade gratuita para crianças a partir de 10 anos.

Roda de conversa para homens com Projeto Masculinidades
14h às 15h
O Grupo de Desenvolvimento Humano “Masculinidades” é um projeto cuja proposta é reunir homens de várias idades e segmentos sociais com o objetivo de promover discussões sobre questões concernentes ao universo masculino e às variadas formas de masculinidades, bem como seus desafios no mundo contemporâneo. Durante a Feira, os facilitadores do projeto Renan Cerqueira e Mariana Viegas conduzem roda de conversa para homens interessados em saber mais sobre o assunto e sobre o projeto.
Contribuição espontânea.

Edição pocket da Feira Fresca
11h às 16h

O almoço fica por conta da Cozinha da Lua e a cerveja artesanal está garantida com as meninas da Cervejaria Libertárias.

Então vem!

Feira Nossa Grama Verde: Mães Empreendedoras
Sábado, 11 de maio, das 11h às 19h
Casa Fresca: Rua Pirité, 137, Santa Tereza
Entrada gratuita.

Confirme sua presença no evento do Facebook!

MARCAS PARTICIPANTES DA FEIRA NOSSA GRAMA VERDE

ACESSÓRIOS
Ateliê do Anel
Box 19
Geodesign Acessórios
Leve Artesanato

ALIMENTOS E BEBIDAS
Casa Pimentel
Cervejaria Libertária
Cozinha daLua
DaLara Granola

ARTE, DESIGN E DECORAÇÃO
Cio da Terra — Coletivo de Mulheres Migrantes
Costuras do Imaginário
Criada por Vó
Estúdio Veste
Gaby de Aragão
Jardinarium Brasil
Instituto FRED
ViralatasloveStore

CUIDADO PESSOAL E BEM-ESTAR
Autogestão Sabonetes Artesanais
Curi
Pachamama “Ciclos do Sagrado Feminino”

INFANTIL
Joana Joaninha
Lepetipetá
Zagulina

PAPELARIA
Marcadouro
MIMUS

ROUPAS
BENÇA
Fios de Gaia
Mama Bird
Mary Red
Karola

--

--

Nossa Grama Verde
Nossa Grama Verde

Já parou pra pensar nos benefícios de apoiar e valorizar o que é criado na sua cidade? Aqui em BH, reunimos iniciativas locais para criar esse movimento.