11 Cafés e Bistrôs para você ter um encontro romântico gay em Curitiba

Livres de preconceito, espaços incentivam todas as formas de amor.

Lucas Panek
Não faz a frígida
7 min readFeb 13, 2016

--

Apesar do falso clima de liberdade sexual e aceitação pelo qual o Brasil passa, a comunidade LGBTQ entende a dificuldade de encontrar espaços que sejam livres de homofobia, transfobia e lesbofobia. Trocar afeto em público é um direito do cidadão, e há mais de um século não constitui crime o fato de homossexuais se abraçarem, beijarem ou se tocarem na frente de outras pessoas. O medo, entretanto, não é sobre o que a lei diz, é sobre o que ela não pune de forma efetiva: a violência LGBTfóbica.

Portanto, se você conheceu um cara interessante ou uma menina bonita no Tinder e quer convidá-lo(la) para um encontro, o Não Faz a Frígida preparou uma lista, com ajuda dos seus leitores, de inúmeros cafés e bistrôs na capital paranaense que são conhecido por serem livres de preconceito. Viva o seu amor de forma pública, sem medo. Conheça os espaços:

Rause Café e Vinhos

Em norueguês, Rause quer dizer generosos. E generosidade é a palavra de ordem no restaurante, seja no atendimento ou nos sabores oferecidos em seus bolos maravilhosos. Uma mistura de aromas, vinhos, cafés e sabores para você celebrar a diversidade do amor. Em três endereços — Al. Dr. Carlos de Carvalho, 696; Rua Francisco Rocha, 198 e João Gualberto, 776 — os espaços funcionam de segunda sábado em horários diferenciados.

Café do Teatro

Um dos principais points gays da cidade, o Café do Teatro já está bastante consolidado entre a comunidade da capital paranaense. Localizado na Rua Amintas de Barros, 154, logo atrás do Teatro Guaíra, o espaço tem ares artísticos e ferve nos finais de semana, com muitos grupos de amigos, casais e pessoas que querem curtir um livro em um lugar diferente. Bastante frequentado pela classe artística, o Café do Teatro conta com um grande painel contendo a agenda cultura da cidade nos próximos dias. Aberto de domingo à quinta, das 18h à 00h esextas e sábados das 18h às 2h.

Recomendação por Anderson Ribeiro: O ventre do minotauro.

Café Mafalda

Também atrás do Teatro Guaíra, o Café Mafalda é bastante confortável e conta com uma decoração e play list refinadas. A decoração é inspirada em bistrôs franceses, misturando ares vintages, com o moderno e vintage. Os donos gostam de dizer que é um pedacinho de Paris em Curitiba. Algumas mesas são forradas com diversas tirinhas da inusitada Mafalda.

Na Rua Tibagi, nª75, o estabelecimento atende de segunda à sexta na hora do almoço e de segunda à sábado, das 18h à 00h.

Recomendação de Anderson Ribeiro: Panquecas.

Recomendação de Lucas Panek: Frango Suíço.

New York Café

Localizado na Rua XV de Novembro, um dos centros culturais de Curitiba, o New York Café nasceu do sonho de um brasileiro que viveu em NYC. Da Big Apple para Curitiba. Depois de anos vividos nos EUA, trabalhando no ramo de restaurantes, em Setembro de 2012 o Chef Luiz Santo inaugurou o New York Café, trazendo o melhor do cardápio e da cultura nova iorquina até a capital do Paraná.

O cardápio é inspirado na culinária americana e feito artesanalmente, oferecendo desde sanduíches servidos nos famosos bagels, até os clássicos breakfasts servidos o dia todo. Funciona de segunda à domingo, das 16h30 às 23h.

Recomendação de Carlos Fagundes: Panquecas.

Brooklyn Cofee Shop

Um dos poucos espaços do estilo na capital paranaense que atende das 11hs às 23hs. Localizado na Trajano Reis, bem próximo ao shopping Mueller, o café é um ponto de encontro da população hipster da cidade. Depois de um encontro no Brooklyn Cofee Shop, você pode emendar com uma das baladas da região, com o Wonka Bar e o Bar da Produção.

Recomendação de Carlos Fagundes: Panquecas.

Café Catedral

A ideia do espaço é proporcionar uma experiência cultural única. Quando você entra no Café Catedral, você está automaticamente em contato com as marcas de pessoas do mundo todo que frequentaram o lugar. E você pode conhecer de onde elas vieram através de um gigantesco mapa mundi fixado na parede esquerda do café. A decoração conta, ainda, com desenhos do artista curitibano Igor Oliver. O espaço fica colado à Catedral, na Praça Tiradentes.

Recomendação de Talita Skid: Café preparado na Prensa Francesa acompanhado de qualquer um dos doces.

Recomendação de Lucas Panek: Pão de queijo acompanhado de Café na Prensa Francesa.

Escola de Café do SENAC — Paço da Liberdade

Conhecido por Café do Paço, o espaço conta com a beleza e finesse da arquitetura do Paço da Liberdade. O recanto atrai muitos turistas e empresários para um cafezinho no meio da tarde, além de oferecer exporadicamente shows ao vivo de artistas da cena musical local.

Recomendação de Talita Skid: Capuccino brasileiro acompanhado de um Brownie cremoso.

Supernova Coffe

O Supernova é um espaço que abriu recentemente em Curitiba e traz um conceito bastante diferente. Todo mundo sabe que o curitibano tem fama de ser mal educado e frio. O espaço tenta desconstruir isso nas pequenas coisas, oferecendo água gratuitamente e incentivando a redução do estresse na rotina dos paranaenses. Estão na Rua Cel. Dulcídio, 544, no Batel, de segunda a sábado das 11:30h às 20:30h e domingo das 13:00h às 20:00h.

Recomendação de Talita Skid: Hamburguer de Pernil.

Lucca Cafés Especiais

A Lucca Cafés Especiais é uma das mais premiadas cafeterias do estado, em Curitiba sua sede fica no charmoso bairro do batel, e atrai um público selecionado: executivos, artistas, intelectuais, turistas e principalmente os apreciadores de café que vem de todo o Brasil e exterior para conhcer os premiados rótulos da cafeteria.

Horário de funcionamento:

segunda a sexta 08:00–22:00 hs
sábado 09:00–22:00 hs
domingo e feriados 12:00–22:00 hs

Onde encontrar: Al. Presidente Taunay, 40 Batel, Curitiba, PR.

Caramelodrama

Instalada em uma charmosa casa da década de 50 na Al. Presidente Taunay, 434, a Caramelodrama é a idealização da chef de pâtisserie Carolina Garofani. A confeitaria é uma extensão de sua casa, com sofás, cadeiras modernas e um ambiente acolhedor e cheio de simpatia.

A chef desenvolveu um menu de doces autorais sem igual, inspirada na confeitaria européia adicionada de técnicas modernas. Bolos recheados, tortas, mousses e salgados menos açucarados mas com muito mais sabor e aromas compõem a carta, sempre em porções individuais de encher os olhos. Tudo é feito artesanalmente, sem aditivos químicos ou misturas prontas, com foco na sustentabilidade e no incentivo a produtores locais.

Todos os produtos da confeitaria são produzidos na casa, dos pães aos doces e aos biscoitos e geleias à venda no empório. No menu também estão sanduíches, sopas, salgados, vinhos em taça e um blend de café exclusivo da casa, feito para harmonizar com o menu. Há opções sem glúten e sem lactose.

Mary Ann Apple Factory

A Mary Ann Apple Factory trouxe pela primeira vez ao Brasil um novo conceito em doces: Gourmet Apples, uma receita tradicionalmente norte-americana feita com maçãs, caramelo e chocolate.

As Gourmet Apples da MaryAnn Apple Factory são feitas para o paladar mais exigente, que não abre mão do luxo aliado ao sabor: desde a cuidadosa escolha da matéria prima até a sua delicada cobertura final, todo processo é realizado de modo completamente artesanal e cuidadosamente controlado.

Fundada por Mariana Salata e Otávio Pósnik, a Mary Ann Apple Factory tem sua Matriz localizada em Curitiba, na Rua Vieira dos Santos, 158. “Life is uncertain. Eat dessert first” — Ernestine Ulmer.

Recomendações de Geovana Gorski: Torta de maçã, Brownie, Muffin de Blueberry e Maçã caramelada Apple Pie.

O que achou da nossa lista? Se você tem outras recomendações, deixe nos comentários.

Leia Também:

5 cantores LGBTQs para ficar viciado.

--

--