Conheça as ONGs que prestam serviço à comunidade LGBTQ emCuritiba

Instituições se organizam em três grandes coletivos por motivos financeiros.

Lucas Panek
Não faz a frígida
3 min readJan 7, 2016

--

Na capital paranaense, as ONGs e instituições que atuam em prol da comunidade LGBT estão aglomeradas em 3 grupos, que geralmente dividem a mesma sede por questões de dificuldades financeiras. Outro fator em comum é que se concentram no centro da cidade.

Apesar do que pode parecer, não existe rivalidade entre elas, pelo contrário, o clima é de parceria, e muitos dos projetos são feitos em conjunto, como a organização da Parada do Orgulho LGBT. Para entender um pouco sobre cada uma, acompanhe o mapa e fique por dentro do foco de atuação delas:

Aliança Jovem LGBT

A aliança é formada por profissionais e trabalhadores voluntários. Atua na área de cidadania, ajuda a organizar a Parada da Diversidade, faz parte das Conferências Municipais e Estaduais para elaboração de políticas públicas e, recentemente, organizou a I Caminhada das Afeminadas, para dar visibilidade às pessoas que são diferentes e afeminadas.

Appad

Abreviação de Associação Paranaense da Parada da Diversidade. Atual, basicamente, na organização anual do evento.

Dom da Terra — Afrolgbt

A Dom da Terra faz um grande trabalho de defesa da liberdade de pessoas LGBTQs, assim como atua com projetos de cultura negra e defesa das religiões de matrizes africanas, bastante perseguidas em Curitiba.

A Appad, a Aliança Jovem e a Dom da Terra formam o primeiro coletivo, que se reúne na Praça Tiradentes.

Transgrupo Marcela Prado

A instituição trabalha exclusivamente com a letra T da sigla, que representa as travestis e transexuais. O seu principal objetivo é trazer representatividade e dar assistência, promovendo cidadania, lazer, cultura, saúde, educação e defesa dos direitos humanos de travestis e pessoas trans. No dia 29 de janeiro, comemoramos o Dia da Visibilidade Trans, e o grupo organizou diversas intervenções em Curitiba, através do projeto Janeiro Lilás.

O transgrupo representa o segundo coletivo.

Grupo Dignidade

A missão do Grupo Dignidade, o mais antigo do Paraná, é “atuar na defesa e promoção da livre orientação sexual e dos direitos humanos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”. Atuando desde 1992, é uma das ONGs mais bem estruturadas e com maior apoio da comunidade. Atualmente, contam com as campanhas: A Hora é Agora, de testagem de HIV, Igualdade na Veia, para doação de sangue, Família é Amor, contra a definição de família tradicional e ações educativas.

CEPAC

Abreviação de Centro Paranaense de Cidadania

IBDSEX

Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual

O Grupo Dignidade, o CEPAC e o IBDSEX formam o terceiro coletivo.

Leia também:

Correntes do Feminismo: Qual a sua?

--

--