O que é sexo, identidade de gênero e orientação sexual?

Você sabe responder essa pergunta sem travar, gaguejar ou se confundir?

Lucas Panek
Não faz a frígida
3 min readNov 17, 2015

--

Uma ou duas semanas atrás virou febre no facebook um daqueles testes que avaliam o psicológico. O título era Qual o seu sexo mental? e o objetivo era analisar, através das suas respostas sobre situações cotidianas, se sua mente trabalhava como um homem ou como uma mulher. Só nessa breve descrição já dá para ver quantos equívocos esse teste medíocre conseguiu cometer. A confusão entre sexo e identidade de gênero é evidente, além do sexismo nas respostas.

Sexo é diferente de orientação sexual que é totalmente diferente de identidade de gênero. Para evitar esse deslizes e entender um pouco mais das situações onde cada conceito deve ser usado, fique de olho nas teorias que seguem abaixo.

Sexo

Não há forma mais simples de definir sexo como as características biológicas de nascença de uma pessoa. Pode ser feminino, masculino ou intersexo, que é quando a pessoa nasce com uma anatomia reprodutiva diferente da comum para o sexo masculino e feminino. O sexo leva em consideração a genitália e os cromossomos.

Identidade de Gênero

As discussões sobre gênero tiveram seu ápice com a consolidação do movimento feminista. Segundo Judith Butler, o gênero é um problema formulado por grandes pensadoras do século passado, como Simone de Beavoir e Irigaray — apesar de elas pensarem sobre o tema, elas não usaram a palavra gênero.

Por conta desse caráter recente, gênero ainda não tem um conceito definido e está no cerne de diferentes teorias sobre identidade, como a Teoria Queer. Por isso, é importante se familiarizar com a principal noção de gênero: eles são construído socioculturamente, dessa forma, é preciso que uma pessoa o assuma — ou o aceite — mas não como uma escolha.

A base da identidade de gênero é a maneira como você se enxerga e os parâmetros próprios para enxergar os outros.

Você se identifica com o papel de homem ou o de mulher? Ou não se identifica com nenhum desses, ou com os dois, ou algo no meio dos dois? A identidade de gênero te dá essa liberdade de perceber o que sua mente e seu corpo são. Ou seja, você pode ser quem quiser.

Orientação Sexual

Esse é um dos conceitos que já gerou muita polêmica. Orientação sexual indica a inclinação amorosa, afetiva e sexual de cada um. A discussão gira em torno de outro termo, opção sexual, que dá a conotação de que a sexualidade de uma pessoa não passa de uma escolha. É triste ver pessoas da própria comunidade usando esse termo como sinônimo. Migas, parem, tá ficando feio.

Algumas orientações sexuais são:

  • Heterossexual: é quem se sente atraída(o) por pessoas do gênero/sexo oposto. É também uma questão de identificação, a pessoa não precisa ter tido relações sexuais somente com pessoas do sexo oposto ou ter tido qualquer tipo de relação com qualquer pessoa. Desde que se identifique como heterossexual, ela assim será.
  • Homossexual: é quem se sente atraído(a) por pessoas do mesmo gênero/sexo. Homossexualismo não existe, é um termo velho que carrega uma conotação pejorativa de doença. E homossexualidade não é doença mais, segundo a Classificação Internacional de Doenças, desde 1993.
  • Bissexual: é quem se sente atraído(a) por pessoas de ambos os gêneros/sexos.
  • Pansexual: é a atração sexual e afetiva que independe do gênero/sexo. Ou seja, inclui as noções não binárias de gênero — homem/mulher.
  • Assexual: esse é um conceito que ainda está em construção. A comunidade assexual também é chamada de ace. A ideia mais aceita é que a assexualidade diz respeito às pessoas que não sentem atração por nenhum gênero.

Se você gostou desse texto, talvez curta: 5 cantores LGBTQs para ficar viciado.

--

--