Relatos

VOCÊ em Primeiro Lugar: Uma Reflexão sobre Amor-Próprio

E Sete Ideias Simples para você Cultiva-lo Diariamente

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro
9 min readApr 18, 2021

--

“Ame o seu próximo como a si mesmo” — Mateus 22:39

Já dizia a Bíblia há mais de 2000 anos, assim como outras escrituras sagradas em períodos anteriores.

O que essa frase quer dizer exatamente? Já refletiu sobre seu significado?

Fotografia: Charu Chaturvedi

*Divulgação: alguns dos links a seguir são de afiliados e, sem nenhum custo adicional a você, ganharei uma comissão. Saiba que eu apenas recomendo produtos e serviços que usei pessoalmente e que apoio. Quando você usa um dos meus links de afiliados, a empresa me compensa, o que me ajuda a manter este blog e a manter todo o meu conteúdo aprofundado gratuito para leitores (como você).

Quando surge aquela Luz no fim do Túnel

Há uns dias encontrava-me inquieto, um pouco para baixo e relativamente frustrado:

Pandemia, planos cancelados ou adiados, desafios para conciliar alguns pilares de minha vida, desequilíbrio emocional… Enfim… o que a maioria de nós tem enfrentado atualmente.

Como escrevi no artigo anterior, “Um Ano de Chamado…”:

“Tem sido fácil… para ninguém”

Para além disso, percebia-me um pouco perdido… sem controle de minha vida. Foi aí que resolvi desenhar-me numa noite de insônia - e o resultado fora este:

Auto-Retrato (Pablo Gauna)

Quem, em sua sã consciência, faria um autorretrato tão negativo de si?

Que rosto sem expressão é essa? Que descuido é esse com minha roupas e aparências? Que Pablo é esse?

Recordara de uns anos atrás, quando vivia sorrindo e feliz com as mais pequenas coisas da vida e percebi que estava a negligenciar uma das coisas mais importantes em minha vida: eu mesmo.

Foi um tremendo choque dar-me conta daquilo, como se toda a ansiedade e peso que sentia carregar nas costas até o momento era uma tentativa de alertar-me para isso.

“Chega, preciso retomar meu amor-próprio”

Diferente do que as vezes testemunhamos nas ações de outras pessoas ou em nossas próprias, amor-próprio não quer dizer sermos orgulhosos a ponto de jamais dar o braço a torcer ou coisas do tipo…

Se não nos amamos, deixamos de nos cuidar, não possuímos amor próprio e não nos colocamos em primeiro lugar, como poderemos amar os outros verdadeiramente?

Não confundir alhos com bugalhos

Parece um tanto contraditório e egoísta num primeiro momento. Porém, reflita sobre seus relacionamentos amorosos, amizades, trabalho, família…

Quando nos colocamos em segundo plano, surgem as frustrações, mal humor, estresse e até mesmo doenças.

O pior é que diariamente são realizadas tentativas de vender um ilusório e equivocado auto sacrifício, um altruísmo onde o sacrificar em prol do próximo vem antes do amor-próprio.

Não estou dizendo que ser voluntário em ações sociais, realizar doações ou quaisquer outro ato generoso não seja nobre: mas observemos se realmente estamos conscientes de nossos atos e — principalmente — se estamos nos colocando em primeiro lugar.

O ato generoso e verdadeiro transcende barreiras de diversas dimensões que a ciência jamais será capaz de explicar. E quando isso ocorre, é uma tarefa quase que impossível encontrar palavras para descrever a sensação.

(*Abaixo, alguns projetos e ações sociais que participei durante os quase seis anos de voluntariado no Rotary International e participação no Grupo Escoteiro)

(*Escrevi um artigo que talvez seja muito pertinente e profundo sobre isso que estou a compartilhar aqui hoje. Basta acessa-lo abaixo)

7 Ideias Simples para você Cultivar o Amor-Próprio

Há uns meses venho realizando atividades que tem me ajudado no cultivo saudável do amor-próprio e as quais compartilharei com você agora.

I. Yoga e Meditação

Sabe quando a agitação mental é tão grande que sequer conseguimos pensar ou respirar direito, fazendo com que nos “embananemos” no dia-a-dia?

Pois bem: quando retornei a praticar Yoga e Meditação, pude reeducar e preparar minha mente para que não sofresse com essas (e outras) situações desagradáveis.

Fotografia: wee lee

Isso ajudou a cultivar meu amor-próprio pois, com a atenção mais aguçada, você começa a se observar melhor e perceber a qualidade de suas ações e quais resultados elas têm proporcionado a você.

(*Escrevi um artigo bem bacana sobre o tema, onde entrevistei o professor Iago Haddad, que leciona há mais de 10 anos Yoga. Se tiver interesse em aprofundar o assunto, basta acessar o link abaixo)

II. Psicoterapia

Se você pensa que Psicólogo é alguém que é pago para escutar seus desabafos, está em partes certos (rs). Porém, há uma ciência e muito estudo empírico envolvido.

Psicologia — do grego — pode ser traduzido como Estudo da Mente e o que um profissional da Psicologia faz é compreender como funciona a mente do ser humano para que este possa se compreender melhor.

Fotografia: Maksym Kaharlytskyi

Uma forma que a Psicoterapia ajudou-me foi “quebrar” a inflexibilidade que estava tendo comigo mesmo, através de cobranças e arrependimentos excessivos que em grande parte nada tem a ver comigo, senão com a atual situação de pandemia.

Há diversas abordagens e uma delas com certeza pode servir a você.

(*Um psicólogo que recomendo bastante os conteúdos e o trabalho é de meu irmão, Diego Gauna)

III. Exercício Físico

Com o digital tão presente em nosso cotidiano, não é surpresa que as pessoas passaram a ser mais sedentárias. Segundo pesquisas do IBGE:

A proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%”

Fotografia: AllGo

E não se engane com falácias que dizem por aí sobre estar acima do peso e ser saudável: muitas outras pesquisas revelam pontos extremamente negativos quanto a estar acima do peso, além de eu mesmo ter sido gordinho e viver o drama que é.

Não estou dizendo que é proibido, errado ou que você não será feliz acima do peso: apenas trazendo fatos.

Fato também são as pesquisas acerca de como exercício físico melhora sua autoestima e bem-estar.

Fotografia: Vince Fleming

Não vou aprofundar-me neste tema, mas se você está sedentário no momento, comece o dia caminhando de 20 a 30 minutos e veja a mudança nas próximas duas semanas: alívio de dores, maior disposição, dorme melhor etc.

Importante também é escolher uma atividade física a qual você gosta de praticar. Eu, por exemplo, não vivo sem caminhadas, corridas e bicicleta. Para outros, pode ser um esporte em equipe ou quem sabe uma luta… vai do seu perfil.

IV. Alimentação Saudável

Como se não bastasse o sedentarismo, parece que atualmente um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de tempo.

Com essa historinha que contamos a nós mesmos, criamos também a historinha de que não nos alimentamos bem porque não temos tempo para isso.

Olha… falar para vocês que há uns meses estava contando essa historinha a mim mesmo. Porém, quando fiz uns exames de sangue que mostraram aumento em meu colesterol (fora a barriga que estava surgindo), percebi que precisava tomar uma atitude.

Os resultados foram estudos autodidatas sobre alimentação saudável (obrigado Tua Saúde pelo excelente conteúdo gratuito!) e a consulta com uma profissional nutricionista (obrigado, Dra. Luciana!).

Perdi barriga, emagreci e estou mais disposto. Isso melhorou minha autoestima e definitivamente ajudou-me à cultivação do amor-próprio.

Assine AGORA nossa Newsletter - clicando AQUI - e receba conteúdos gratuitos e de qualidade em seu e-mail 📬

V. Ter Projetos Pessoais

Seja um blog (como este que escrevo), tirar fotos, desenhar, cozinhar… Tenha um projeto pessoal que faça você criar algo.

As vezes ficamos tão presos ao trabalho ou projetos de outras pessoas que não tiramos um tempo para criarmos o nosso mundo. Além de nos completar de diversas formas, o criar algo nosso nos inspira a deixar uma marca, um legado… algo exclusivo de nós.

Fotografia: ConvertKit

E como brasileiro é criativo, quem sabe um desses projetos não acaba se tornando um negócio e você acaba trabalhando com algo que você gosta para o resto de sua vida?

VI. Escrever num Diário

Sabe como escrever num diário? Resposta: do jeito que você quiser.

O diário é o seu cantinho da liberdade, onde você pode escrever sentimentos, relatos ou até mesmo desenhar - uma forma de ser você mesmo(a), sem esperar nada de ninguém.

Não há regras para escrever-se num diário, mas é interessante que anote a data, local e hora que realizou seu registro.

Fotografia: Marcos Paulo Prado

Sendo um espaço livre, conseguimos mais facilmente nos expressarmos e percebermos — assim — sentimentos e situações do dia-a-dia (sejam boas ou ruins).

Rever escritas e anotações antigas também nos ajuda a relembrar coisas que havíamos indicado como importante, resgatar memórias etc.

A sugestão que dou para escolher o diário ideal é gostar da capa e, de preferência com folhas lisas (sem linhas) e que seja versátil para você escrever (gosto com espiral).

VII. Compartilhar suas Dores

As vezes, a única coisa que precisamos no momento é uma pessoa de confiança para nos escutar.

Fotografia: Tim Mossholder

Compartilhar nossas dores com pessoas chave nos ajuda a desagarrarmos de pensamentos e emoções negativas, além de receber uma palavra amiga de alguém que nos conhece bem.

Se ainda não faz isso, faça algumas tentativas e verá o quão leve se sentirá. Mas lembremo-nos sempre: a única pessoa que realmente sabe o que queremos da vida somos nós mesmos.

Uma última Reflexão

Espero que com o artigo de hoje, possa ter contribuído positivamente com você — caro leitor ou leitora. Se algo nos incomoda ou dói, é sinal de de algo está errado.

Não deixe ninguém ser o capitão de sua vida: Seja VOCÊ o capitão/capitã de sua vida.

E tenha calma e paciência: uma árvore não nasce grande, ela passa por um longo processo até criar raízes fortes e frutos deliciosos!

Fotografia: Jeremy Bishop

Respeite-se e ame-se que as coisas acontecerão!

Se você gostou deste post, 👏🏻 * bata palmas * 👏🏻 (até 50x). Isso me incentiva a continuar escrevendo diariamente e ajuda outras pessoas a encontrá-lo :)

Abraços de Falcão,
Pablo Gauna

Escritor do blog O Chamado do Guerreiro.
O Falcão também está presente no facebook, Instagram e LinkedIn.

--

--

Pablo Gauna
O Chamado do Guerreiro

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”