Desmistifique o paradoxo da Privacidade da Blockchain — Como a Rede Oasis resolve isso

PC
Oasis Foundation Português

--

Aviso: Essa publicação é uma tradução feita por um embaixador da Oasis. Verificações rigorosas são feitas para prover traduções precisas, mas elas estão sujeitas a erros ou omissões. A Oasis não é responsável pela sua precisão e consistência. Leia o artigo original aqui.

Falhas na Web2 impulsionaram as tendências emergentes à respeito da privacidade pessoal e de dados. Os indivíduos estão procurando novas maneiras de proteger seus dados, pois não estão mais felizes como os gigantes da internet possuem acesso total e irrestrito aos dados.

A Rede Oasis está se preparando para levar a blockchain adiante na mudança da Web2 para Web3, com a privacidade de dados na vanguarda. Muitos, ainda sentem que a privacidade de dados na blockchain é um paradoxo.

No nível legislativo já tivemos um avanço, como por exemplo no Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR) a proteção de dados e a privacidade foram destacadas como direitos humanos cruciais, mesmo assim, as pessoas querem tecnologias e não tribunais para proteger sua privacidade no nível básico.

A tecnologia de blockchain tem sido analisada para a proteção dos dados, porém a imutabilidade,transparência e rastreabilidade à limitam na privacidade, levando a privacidade dos dados para a Web3, o que o impede de ser um driver da Web3.

Nós entendemos a importância na Web3 com a privacidade e a propriedade dos dados. Nossa missão é criar uma plataforma blockchain de privacidade que possa quebrar esse paradoxo da privacidade.

A Rede Oasis se propôs, através da blockchain de camada 1 de prova de participação escalável, compatível com EVM, flexível e à prova de futuro para um mundo Web3, a resolver o paradoxo da privacidade de blockchain.

O que é o Paradoxo da Privacidade Blockchain?

Em Blockchains públicas, os dados estão disponíveis para qualquer pessoa verificar a veracidade das informadas armazenadas, acessando todo o histórico de transações executadas em uma determinada cadeia.

Quando se trata de informações pessoais e confidenciais armazenadas, deixam a questão um pouco problemática, pois os indivíduos que não querem seus dados expostos não utilizarão a blockchain pública, além disso, alguns desafios de armazenamento de forma imutável surgem, pois o GDPR e outras legislações exigem que eles sejam excluídos.

Os registros publicados em uma blockchain não podem ser excluídos, mas a legislação de privacidade mais moderna concede aos indivíduos o “direito de ser esquecido”. Como um indivíduo ou titular de dados pode exercer seu direito de ser esquecido quando as informações registradas no livro de uma blockchain são permanentes?

Na Rede Oasis, trabalhamos para resolver muitas das dificuldades na blockchain, pois aqui a blockchain é pública, imutável e descentralizada, oferecendo privacidade na Web3 graças à tecnologia de preservação de privacidade em jogo.

Estamos entrando num mundo onde os indivíduos estão obtendo de volta a proteção de dados e a privacidade, mas precisamos de uma tecnologia para esta proteção de dados visando manter os ideais da Web3 com a soberania dos dados. Na Rede Oasis, queremos mudar isso e ser o impulsionador da blockchain no mundo Web3, onde a privacidade dos dados é um pilar central.

Como é preservado e protegido a privacidade na Rede Oasis

Nossa arquitetura de rede nos capacita como um facilitador de blockchain na Web3. A arquitetura modular separa o consenso e a execução de contratos inteligentes na Camada de Consenso e na camada ParaTime.

Com camadas separadas, o ParaTime consegue processar as transações de diferentes complexidades em paralelo com o consenso compartilhado. Uma flexibilidade incrível, além de incorporação de tecnologia personalizável de preservação de privacidade é ofertado na Rede Oasis e isso pode quebrar o paradoxo da privacidade da blockchain.

Cipher e Sapphire são os dois ParaTimes confidenciais na Rede Oasis. Os NFTs confidenciais, que têm um papel real a desempenhar na Web3, são criados por APIs de governança de dados no Parcel, que facilitam a também a tokenização dos dados.

Cipher: O ParaTime compatível com WebAssembly confidencial

Um ParaTime que suporta contratos inteligentes confidenciais, onde os nós são obrigados a usar uma tecnologia de computação segura chamada Trusted Execution Environnment (TEE).

Os TEEs podem ser comparados a uma caixa preta de avião para execução de contatos inteligentes. Os dados criptografados vão para a caixa preta junto com o contrato inteligente, onde eles são descriptografados, processados pelo contrato inteligente e então criptografados antes de serem enviados para fora da caixa preta.

Garantimos neste processo que os dados permaneçam confidenciais e não serão divulgados ao operador do nó ou ao desenvolvedor do app, mantendo a privacidade.

Há uma demanda dos indivíduos e da legislação para que a privacidade seja preservada, com isso, aqueles que constroem as bases da Web3 poderão fazê-lo com o Cipher enquanto impulsionam a blockchain para esta nova era.

Sapphire: o ParaTime compatível com EVM confidencial

O paradoxo da blockchain que estamos discutindo tem dificultado a mudança da blockchain para a Web3. Cipher vem para romper este paradoxo e permitir que a blockchain seja usada na Web3, preservando e protegendo a privacidade.

Nós trabalhamos muito para criar opções visando os desenvolvedores de Solidity, tendo em vista a profundidade e amplitude da comunidade de desenvolvedores de EVM. Sapphire permite um ambiente familiar a eles provendo acesso à tecnologia de preservação de privacidade de classe mundial da Rede Oasis.

Parcel em Ação

Um conjunto de APIs de governança de dados, o Parcel, vem mostrando muitos casos impressionantes de uso na blockchain para a Web3. Através destas tecnologias, conseguimos criar NFTs confidenciais .

NFTs confidenciais, utilizam-se do Parcel para confidencialidade, fazendo que os dados sejam mantidos em uma camada completa de permissão e computação, agregando mais funcionalidade e possibilidade.

O “Exército de Minions” do Bispo é um exemplo de NFTs confidenciais, pois seus proprietários tem acesso exclusivo à função matemática subjacente — os dados apoiados na imagem voltada para fora — que criaram seus Minions.

O professor George Church, cofundador da Nebula Genomics e professor de genética na Harvard Medical School cunhou um NFT de seus dados genômicos, com os dados hospedados na Rede Oasis.

A inspiração para isso veio do pensamento de como os dados genômicos e de saúde podem ser compartilhados e monetizados de maneira justa, mantendo seguro, privado e ainda sob controle do proprietário de dados.

Blockchain pode impulsionar o Web3 para frente

Dimensionamento e descentralização foram problemas sofridos pelas blockchains atuais. Tivemos pequenos progressos de blockchain no mundo de hoje, mas sem nenhum app que tenha sido matador e com isso, o progresso da tecnologia se estagnou.

É notável que a privacidade e a soberania de dados associada é um desses ideais que foi explorado na Web2 e será protegido na Web3, mas foi o paradoxo da blockchain que impediu a mudança da tecnologia para a Web3.

Na Rede Oasis, identificamos a privacidade como o impulsionador da inclusão da blockchain na Web3 e estamos trabalhando para incorporá-lo. Com nossa arquitetura modular , flexível e com tecnologia de preservação de privacidade, poderemos quebrar o paradoxo da blockchain e fornecer um protocolo que possa atender às demandas da próxima iteração da Internet.

--

--

PC
Oasis Foundation Português

Linux desde sempre | Entusiasta de Blockchain | Embaixador e Tradutor de conteúdo da Rede Oasis