Entendendo NFTs Confidenciais na Rede Oasis

PC
Oasis Foundation Português

--

Aviso: Essa publicação é uma tradução feita por um embaixador da Oasis. Verificações rigorosas são feitas para prover traduções precisas, mas elas estão sujeitas a erros ou omissões. A Oasis não é responsável pela sua precisão e consistência. Leia o artigo original aqui.

Em vez de apenas obras de arte com alta resolução no blockchain, os NFTs na Rede Oasis representam uma maneira mais funcional de se usar e eles são apoiados por dados e abrem um enorme mundo de oportunidades na Web3.

Houve um enorme hype em torno dos NFTs e da propriedade verificável que eles trouxeram, no boom do NFT até 2021.

Graças ao Parcel, à nossa tecnologia de proteção de privacidade na Rede Oasis, os NFTs confidenciais oferecem um novo campo de possibilidades. Baseados em dados, estes NFTs operam em uma camada completa de permissão e computação e são totalmente privados, significando que estes dados podem ser utilizadas de várias maneiras.

Atuais limitações de NFT

Um meio de exibição e monetização, foi o que se tornou os NFTs para os artistas e criadores, gerando autenticidade de propriedade para os compradores e com total transparência.

Em um momento de muito interesse em Bitcoin e Ethereum, chegou o hype dos NFTs, gerando oportunidades de investimento em blockchain, mas este hype dos NFTs possivelmente atrapalhou todo o seu potencial.

Uma atenção significativa se voltou ao mercado de compra e venda de NFTs, devido a maneira de se provar a propriedade de uma imagem de alta resolução, o que permitiu que a tecnologia ficasse um pouco de lado. Não há uma utilidade técnica para a iteração atual de NFTs, além da função hash.

Num mundo voltado à Web3, os NFTs poderão oferecer muito mais funcionalidades e possibilidades.

Obtendo mais dos NFTs na Web3

Muitos outros casos de uso surgem no horizonte quando se olha para fora da caixa NFT de imagem de alta resolução. Podendo funcionar como cartões de membro ou bilhetes (especialmente no metaverso), os NFTs podem até ser utilizados para estabelecer identidades e reputações online.

Cartões de membro NFT são ótimos para a construção de comunidades, mas não estão indo muito além disso hoje em dia. Quando se começar a fazer NFTs com suporte de dados, para identidade online e outros, surgem casos reais de uso com uma necessidade de tecnologia de proteção de privacidade.

Para a rede Oasis, a criação de NFTs com suporte dados abrem um enorme mundo de oportunidades Web3, o que requer uma proteção adicional para os dados, e é por isso que criamos os NFTs Confidenciais.

O que são NFTs confidenciais?

Eles trabalham como NFTs regulares, mas proporcionam acesso aos dados totalmente privados.

Denomina-se privados porque nem mesmo aqueles que controlam a rede podem acessar os dados de NFTs confidenciais, ao contrário dos desbloqueáveis NFT tradicionais em Pinata, Rarible e outros mercados. NFTs confidencias também permitem que dados mais sensíveis sejam mantidos sob certas condições. Ter um NFT com suporte de dados proporciona a compradores e detentores muito mais do que um recibo e sim as funcionalidades e possibilidades de que os dados podem trazer.

Os dados adicionais vinculados somente estão acessíveis aos proprietários dos NFTs. Como os NFTs confidenciais são executados no Parcel, a tecnologia de preservação de privacidade da Rede Oasis, acaba sendo mais complexo do que simplesmente ocultar dados. Há também uma camada completa de permissão e computação que pode colocar os dados em funcionamento.

Como funcionam as NFTs confidenciais no Parcel

O Parcel funciona com integração ao mercado MetaMirror NFT, onde por exemplo, a nossa coleção de NFT confidencial, Armada de Minions do Bispo, foi lançada. Nesta coleção, os proprietários dos NFTs também possuem acesso à função matemática subjacente que criou os Minions, armazenados como dados privados.

Possibilidades tentatores para o futuro são oferecidas com a conexão deste conceito empolgante à identidade privada baseada em NFT, onde as negociações efetiva de ativos de propriedade de forma transparente sem comprometer a priviacidade e a segurança.

O Parcel oferece aos detentores de NFTs :

  • Armazenamento de ativos digitais
  • Gerir como estes arquivos são utilizados e visualizados
  • Habilite a computação nos ativos para verificar a propriedade
  • Registro da utilização dos ativos

Você pode pensar no NFT como uma chave que desbloqueia alguns dados privados, enquanto o Parcel é a tecnologia subjacente que permite fazer muito mais com esses dados.

O Parcel possui uma camada completa de permissão e computação que possibilita a definição de acesso ao NFT confidencial com suporte de dados. Políticas baseadas em tempo para permitir o acesso ao NFT pelo seu detentor em vez de por período específico, são exemplos de políticas e utilizações.

É possível permitir acesso a trabalhos específicos de computação, não permitindo por exemplo que se consiga baixar o NFT. Mas se você possui uma semente privada (NFT), poderá gerar NFTs de artes adicionais executando um modelo de aprendizado privado.

Os criadores de NFTs possuem mais opções com a privacidade programável, que pode ser melhor exemplificada pela Armada de Minions do Bispo.

Uma vasta sequência de manipulações trignométricas e algébricas, armazenadas no NFT, são usadas para se criar a imagem NFT voltada para fora. Somente o proprietário tem acesso à essa equação matemática oculta, o que exemplifica mais um caso de uso de NFTs confidenciais através do Parcel.

Por que a Armada de Minions do Bispo é um exemplo importante ?

Porque representa, através do Parcel, o suporte de dados em um NFT, capacitando os criadores com propriedade segura e privada dos dados a impulsionarem o espaço NFT para a Web3 com maior funcionalidade e usabilidade.

O DNA da Armada dos Minions é formada por uma vasta equação matemática com manipulações trigonométricas e algébricas, gerando rostos distintos e únicos. O proprietário decide o que fazer com a equação matemática que está disponível somente à ele.

NFTs confidenciais em ação

A Armada dos Minions foi utilizada no Consensus 2022 para demonstração de NFTs confidenciais. Nela, analisamos uma aplicação simples de tokenização de dados: adicionando um desbloqueável a um NFT disponível apenas aos proprietários.

Qualquer pessoa que possuir um token vinculado no ParaTime compatível com Emerald EVM, poderá utilizar os dados armazenados desbloqueáveis confidencialmente no Parcel.

Neste simples caso, o acesso total aos dados foi permitido, provando ao Parcel que possuímos o NFT bloqueando-o no adaptador de ponte do Parcel no Emerald. A ponte cross-ParaTime então vê o evento e instrui o Parcel a entregar o token do lado do Parcel, onde a ponte então pega o evento e permite que o usuário baixe os dados.

Ouça e veja mais à respeito com a Linda Lu, Head do Ecossistema da Rede Oasis, através do vídeo abaixo:

[VÍDEO] O que são NFTs Confidenciais? | Consenso 2022

Veja o passo a passo criado pela Nikhil Sharma, gerente de engenharia da Rede Oasis, no MetaMirror:

[VÍDEO] Desvendando os segredos das NFTs confidenciais no MetaMirror

Você verá na demonstração, um NFT sendo iniciado no Emerald e depois sendo conectado ao Parcel para permitir baixar alguns dados privados. Com isso, o token é desconectado e negociado para outra pessoa.

O Parcel é unico e os dados não podem ser vistos nem mesmo na Rede Oasis, pois as chaves são mantidas em enclaves seguros e protegidos pela concessão do seu token.

Crie ainda hoje um NFT Confidencial na Rede Oasis

Temos vários projetos em construção para tornar as NFTs confidenciais mais acessíveis aos criadores.

Uma simples maneira é utilizar https://confidencialtokens.com, mas você poderá criar seus próprios NFTs utilizando os códigos em https://github.com/oasislabs/parcel-nfts

--

--

PC
Oasis Foundation Português

Linux desde sempre | Entusiasta de Blockchain | Embaixador e Tradutor de conteúdo da Rede Oasis