Luther.ai + Oasis Labs Lançam a Memória Humana Privada e Descentralizada

zygba
Oasis Foundation Português

--

Escolhemos o Oasis Labs e a privacidade da Oasis Network — para criar um futuro no qual cada indivíduo seja dono de suas próprias memórias, e possa participar da economia mundial do conhecimento descentralizado.

O Porquê: a Tese

“Não tente resolver os humanos; resolva problemas”.

Minha jornada empreendedora começa com essa tese. Nos últimos 24 meses, estive obcecado em resolver o problema do armazenamento e do acesso à memória humana. Embora minha própria memória falhe em lembrar o momento exato em que tive esta ideia, cosigo me recordar dos principais momentos de minha história pessoal, quando a falibilidade da memória humana tornou-se clara para mim.

O co-fundador da Aira, nome de minha antiga empresa — Larry Bock, foi um parceiro, amigo e mentor inestimável. Quando ele morreu em 2016 de câncer no pâncreas, lembro-me claramente de estar sentado em uma sala de conferências sozinho, pensando em como poderia levar a Aira adiante sem ele. Desde então, tenho vivido com o mantra “O que Larry faria?”

Ao longo dos anos, o aprendizado e as conversas que tive com Larry desapareceram. Até hoje, gostaria de me lembrar do que conversamos e ser capaz de fazer um brainstorm com Larry novamente. Entretanto, antes a tecnologia não o permitia; hoje, isso já é possível.

O Quê: o Problema

Armazenamento e acesso à memória humana.

Minha motivação sempre foi resolver os intrincados problemas biológicos, utilizando aquilo que é técnicamente possível hoje em dia, e assim fazer a diferença na vida das pessoas.

O impulso humano inato de buscar informação cresceu exponencialmente, junto com nosso desejo de nos tornarmos super-humanos. À medida que conseguimos em buscar e organizar informações sobre o mundo, a necessidade de armazenanamento dessa informação supera nossa capacidade de recuperá-la.

Essa lacuna entre o que buscamos e o que lembramos cria uma ansiedade do armazenamento:

  • Os humanos esquecem 80% do que é ouvido ou dito em 3 dias. Esta informação está perdida para sempre.
  • A capacidade da memória de curto prazo é de 7 a 10 palavras entre 20 e 30 segundos. A demanda atual de memória humana é de aproximadamente 23 palavras / segundo. Essa demanda é cada vez maior.
  • 1 em cada 10 americanos com idade acima de 65 anos tem perda significativa de memória, o que impede o exercício de suas funções cotidianas. A população mais vulnerável é a mais afetada.

Na pandemia atual, essa ansiedade tornou-se ainda mais proeminente, devido aos novos métodos de comunicação e de interação. Distrações no cotidiano, estresse e grandes níveis de ansiedade reduzem ainda mais a capacidade da memória de fazer o seu trabalho.

O Como: a Solução

Convergência entre Neurociência, PNL e Blockchain.

Na Luther, nós estamos criando a extensão IA de sua memória através de dois compenentes:

  • Stack — Uma linha do tempo estruturada, formada por blocos de memória e enriquecida por transformadores IA, protegida pela Blockchain.
  • Prime — Uma IA de conversação que está continuamente aprendendo de seu Stack, que pode ser acessada em tempo real.

Hoje, nossa tecnologia é construída com base na memória conversacional humana; no futuro, outros outputs humanos serão utilizados , como por exemplo sinais neuromotores, fornecidos por tecnologia Neuralink — de uso privativo à cada indivíduo e alimentado por modelos de IA — exigindo um poder de computação cada vez maior. Nossos dois valores centrais são: confiança do usuário — dando aos usuários total controle e propriedade sobre seus dados, e experiência do usuário — entregando valor ao usuário através da recuperação instantânea de seu Stack.

Nos últimos dois anos, a evolução da tecnologia Blockchain — desenvolvida pelo Oasis Labs e pela Oasis Protocol Foundation, e o avanço na tecnologia da PNL — desenvolvida pela Luther Labs, possibilitou este raro momento em que a convergência dessas tecnologias “capacita os indivíduos a reter a propriedade e extrair valor de seus dados pessoais ”.

A tecnologia fundante e a arquitetura flexível desenvolvida pelo Oasis Labs fornecem privacidade ao usuário de ponta a ponta e garante a confidencialidade, ao mesmo tempo em que possibilitam uma experiência de usuário ideal ao manter o armazenamento e a computação off-chain. Isso se alinha com nossos princípios fundamentais, e torna a nossa parceria de um valor inestimável.

Quando: o Futuro

Economia da Informação Descentralizada e Peer-to-peer.

A tecnologia vem permitindo que os humanos busquem informação de novas maneiras — dos repositórios centralizados, como livros em bibliotecas, passando por repósitórios descentralizados, como a Wikipedia, às consultas realizadas em altos-falantes inteligentes. A tendência à descentralização tende a continuar em um futuro próximo.

Nossos parceiros da Oasis Labs e da Oasis Protocol Foundation acreditam na criação de um futuro onde os dados dos usuários possam ser tokenizados e protegidos. Na Luther, acreditamos na criação de um futuro onde cada indivíduo possa ser o proprietário de suas memórias, conhecimento e percepções.

Com a garantia da privacidade, nós imaginamos um mundo onde os indivíduos possam compartilhar e comercializar livremente seus conhecimentos e contribuir para o conhecimento global coletivo, onde o valor intrínseco da inteligência humana possa beneficiar tanto o indivíduo quanto o mundo em uma economia da informação descentralizada.

O futuro é criado a partir do que fazemos hoje, não amanhã. O Quando é Agora. Crie seu Stake, solicite acesso antecipado em Luther.ai.

Disclaimer

Esta é uma tradução não-oficial, realizada pela comunidade. Você pode encontra o texto original em inglês no seguinte link: Luther.ai + Oasis Labs to Launch Decentralized Private Human Memory.

--

--