Blockchain & Criptomoedas: Ousadia para Inovar

Vinicius Fachinetto
octanage
Published in
5 min readOct 26, 2020

Quando ousamos um novo olhar, pensar diferente, descobrimos o caminho da inovação. Sabemos como as palavras acreditar, ousar, persistir, são fundamentais no empreendedorismo e como elas mexem com a gente ao se tornarem ações.

Inovar não é sinônimo de buscar algo muito fora do comum, talvez esteja em mudar pequenas coisas, em simplificar processos, porque a partir daí as portas se abrem e surgem novas ideias.

A Amanda Lima, especialista em blockchain, identificou a dor de muitas pessoas nessa área. Muitos encontravam dificuldade para entender os termos técnicos de blockchain. Então criou uma forma de explicar descomplicada, pela qual as pessoas poderiam identificar no seu dia a dia como a tecnologia poderia ser aplicada.

Nesta conversa ao Octanage ela contou como teve uma mudança surpreendente na sua carreira profissional e sobre suas motivações. Acompanhe os principais trechos do episódio Blockchain & Criptomoedas: Ousadia para Inovar com Amanda Lima (E015) a seguir.

Como surgiu a Amanda especialista em blockchain?

Amanda — Eu era servidora pública do IBGE e fui pesquisar sobre “Tesouro Direto”. Um amigo me falou: “procura sobre bitcoin e criptomoedas”. Naquela época estava fazendo pós em Direito das Comunicações Digitais e estudando startups; passei a ver como o blockchain estava por trás de muitas tecnologias. Assim que me envolvi nisso, um empresário de criptomoedas me propôs de fazer assessoria jurídica. Em 15 dias pedi exoneração e comecei a advogar para startups e pequenas e médias empresas.

A nossa entrevistada compreendeu que existia uma tecnologia por trás das criptomoedas. Começou a se aprofundar em blockchain, a escrever sobre o assunto e quando veio a primeira oportunidade, ousou e mudou.

O blockchain

Amanda — Muitos pensam que blockchain é uma tecnologia inovadora que resolve tudo no seu negócio. Mas ela não é em todos os aspectos, a novidade está na imutabilidade das informações para o resto dos tempos. Não se pode carregar grandes pacotes de dados no blockchain, por exemplo. A tecnologia acrescenta novas possibilidades, mas não é a solução para todo o seu modelo de negócio.

O blockchain é como se fosse um grande livro-razão da empresa — guarda todas as movimentações contábeis e é compartilhado com todos que participam do sistema. No caso o Bitcoin. Traz todos os registros que aconteceram na rede e dá sustentação ao mercado de criptomoedas.

O que o curso “Blockchain para o Direito e Empreendedores” resolve?

Amanda — Traz dicas para aplicação nos negócios e em finanças. Inclui uma parte “tech” na qual as pessoas podem visualizar apps onde a tecnologia está ativa. Cobrimos também casos de uso presente e futuro para visualizar na prática o que está acontecendo. Neste curso, estruturei todos os tópicos que eu seria capaz de ministrar, criei alguns dias os quais identifico como: introdutório, dia de aplicação para os negócios, dia de finanças, e uma parte tech — mais prática — onde as pessoas conseguem enxergar onde baixar o software, por exemplo.

Talvez você ainda não saiba por onde começar a empreender ou não tenha conseguido levar um projeto adiante. Busque o caminho na sua expertise e entenda as oportunidades que o mercado oferece. Encontrar o seu “oceano azul” pode ser mais simples do que imagina.

Hoje, o que te motiva a continuar sua carreira empreendedora?

Amanda — A descentralização do conhecimento. Estamos vivendo novos tempos e acho incrível a possibilidade de colaborar com colegas de profissão sem competição.

Os nossos recursos de pesquisa não são tão limitados como antes, existe muita informação disponível e não há razão pela qual não criar um ambiente colaborativo. No artigo Inovação & Código Aberto: Um novo capítulo da internet com Gabriel Engel | Rocket.Chat, falamos sobre as oportunidades dentro do código aberto e como alguns ainda pensam que não é possível monetizar. Os resultados do Rocket.Chat provam o contrário. O Linkedin também comprova a eficácia do compartilhamento de informações.

Coisas ruins relacionadas à economia podem se agravar com o passar do tempo, temos a sensação de retrocesso. Mas podemos focar em outros pontos positivos, como as mudanças no modo de pensar e no mercado. Se focamos nas inúmeras possibilidades de transformação e nas formas de nos unirmos, tudo muda de perspectiva.

O que você como empreendedora não pode viver sem?

Amanda — O LinkedIn. Por meio dessa rede muitas portas foram abertas para conhecer mais pessoas. O email também: tenho controle do que eu já respondi ou preciso responder, além de poder estender a conversa. Faço uma organização por lá e escrevo muito a noite.

Existem tantos assuntos para pesquisar, conhecer e uma forma de tornar este aprendizado mais simples, é escrevendo no Linkedin.

Querer ou pensar saber de tudo é um engano, tudo muda muito rápido. A informação por informação se perde, o que importa é como a usamos. Quando perguntei sobre a dica mais valiosa que a Amanda já recebeu, achei a resposta simples, direta e muito interessante.

“Tenha confiança e humildade para dizer ‘não sei’.’’

A autenticidade deve fazer parte da nossa marca pessoal e a humildade nos leva mais longe, nos conecta com as outras pessoas.

A nossa entrevistada descobriu uma forma de empreender levando a sua expertise e tornando uma tecnologia tão em alta nos últimos tempos, mais acessível. A principal lição que elas nos deixa é a seguinte:

“Seja ousado e corajoso: aprofunde-se sobre um tema de seu interesse, e se posicione. O reconhecimento da sua competência virá com certeza.”

Grandes líderes inspiram, não são arrogantes e passam o seu aprendizado adiante. Ouça a entrevista na íntegra no nosso Podcast Octanage e seja motivado por esta história!

Sobre o Octanage

É um Podcast com entrevistas e dicas práticas para todo empreendedor.

O Octanage nasceu para deixar o empreendedorismo mais perto das pessoas. Nosso objetivo é inspirar uma multidão ao redor do mundo a empreender melhor e a não desistir.

Siga o Octanage PodCast no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcasts, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter

VINX Digital

O VINX é uma agência de marketing digital com o foco em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem sua presença digital e a atingirem os seus objetivos.

Eu lidero a agência a partir de experiências anteriores em ter administrado e construído as minhas próprias empresas desde o início. Atrelado ao sucesso de ajudar outros empreendedores a atingir o sucesso no Brasil e depois no Reino Unido.

Acredito que para ter sucesso em levar as principais técnicas para outros negócios, é preciso entendê-los com profundidade. Construir e manter o relacionamento, celebrando as conquistas, aprendendo com as falhas. Adaptando e melhorando o que fazemos. JUNTOS!

Algumas agências costumam oferecer soluções prontas, sem se preocupar com a distinção de cada negócio. Fazem apenas pequenos ajustes no que já foi feito para outros. Presumem que os seus clientes tenham o completo domínio das mídias digitais e disponibilidade de tempo para a criação do seu próprio conteúdo.

Mas isso não é verdade. Dessa forma, criei o VINX para ser diferente.

Siga o VINX Digital no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn

Deixe o seu comentário e feedback :)

--

--

Vinicius Fachinetto
octanage

I was just 14, when I sold my first digital project, I have dedicated my life to helping other businesses exploit every aspect and new development of digital