Um guia para iniciantes para navegar no Olympus Pro

Drago
OlympusDAO Portuguese
7 min readNov 13, 2021

Em 17 de setembro de 2021, o Olympus Pro foi anunciado oficialmente — apresentando uma nova alternativa sustentável às estratégias tradicionais de mineração de liquidez. No momento da redação deste artigo, duas coortes foram lançadas e mais de US$ 11.000.000 de liquidez foram bonded (vinculadas). À medida que o Olympus Pro continua a se expandir, trazendo novos projetos, novas comunidades e novos OHMies, esperamos que este post sirva como um guia inicial útil para navegar nesse novo paradigma.

O que é o Olympus Pro?

Como a história da mineração de liquidez no DeFi foi detalhada no anúncio original do Olympus Pro, vamos pular direto para as coisas importantes: O que é o Olympus Pro?

Em suma, o Olympus Pro generaliza o mecanismo de bonding OHM (abordado mais adiante) e permite que qualquer projeto venda bonds para adquirir liquidez para seu DAO ou protocolo. Essa é uma grande mudança na maneira como a mineração de liquidez geralmente funciona porque, em vez de alugar liquidez com recompensas, os projetos podem comprar e possuir liquidez usando bonds.

O fluxo de fundos pode ser simplificado da seguinte forma:

No antigo paradigma, os projetos pagam tokens de seu tesouro durante um período de tempo definido para alugar liquidez e a atenção dos provedores de liquidez (LPs). Muitas vezes, quando essas recompensas terminam, os LPs simplesmente passam para o próximo farm, tornando o evento de mineração de liquidez um custo irrecuperável com pouco a mostrar. Sor ScoopyTruples da Alchemix (um parceiro da Olympus Pro) disse melhor: “A mineração de liquidez é como uma droga; você precisa se livrar dela com o tempo”.

Ao usar o Olympus Pro, os projetos podem tornar o fluxo de fundos circular e criar uma relação simbiótica com os que buscam lucro e sua comunidade. À medida que os projetos usam o mecanismo de garantia para melhorar sua liquidez, essa liquidez retorna ao tesouro do projeto e se torna um ativo permanente e gerador de renda. Em outras palavras, a mineração de liquidez por meio do Olympus Pro não é mais um custo irrecuperável e o projeto agora tem controle total sobre a liquidez pela qual pagou.

Ao inverter o modelo antigo, os projetos não apenas se beneficiam, mas também a comunidade de cada projeto. Os membros da comunidade podem ficar tranquilos sabendo que a liquidez do token que eles suportam não desaparecerá da noite para o dia quando os incentivos secarem. Eles também ficarão muito mais felizes sabendo que o projeto está recebendo um ativo gerador de renda em troca de recompensas simbólicas, em vez de alugar mercenários. Essas duas grandes melhorias criam um ecossistema muito mais saudável em torno de cada token e permitem que projetos jovens prosperem.

Como funcionam os bonds (títulos)?

No contexto do Olympus Pro, bonding é o processo de venda de tokens ou ações LP para um protocolo ou DAO em troca do token nativo desse projeto. O benefício para o bonder (fiador) é que ele tem a oportunidade de adquirir o token de um projeto com desconto em relação ao preço de mercado — gerando um rendimento pela duração do bond.

Embora a teoria por trás dos bonds possa ser útil (encontrada aqui), a melhor maneira de aprender é por meio de um exemplo, então vamos percorrer o fluxo do usuário. Ao navegar para o mercado da Olympus Pro, você verá uma lista de bonds:

Cada bond informa o tipo de ações LP (ou outro ativo) com o qual você precisará pagar, o ativo de pagamento que receberá e o retorno do investimento (ROI) desse bond naquele momento. Se um ROI específico parecer atraente para você, clique em “Bond” para obter os detalhes mais precisos.

Depois de clicar em “Bond”, você receberá um preço e um período de aquisição. O preço é como o ROI é determinado e o período de aquisição é a quantidade de tempo que você terá que esperar para realizar o ROI completo desse bond. Os períodos de aquisição podem variar de projeto para projeto.

Parece bom demais para ser verdade, qual é a pegadinha?

É importante observar que o mercado de bonds da Olympus Pro pode e será competitivo, especialmente se você estiver visando bonds específicos. Quando os bonds são lançados, o desconto é fixado em um determinado valor (por exemplo, 5%) e assim que as pessoas fazem bond, esse desconto começa a diminuir (por exemplo, 5 a 4%), tornando-o menos lucrativo. Se ninguém está fazendo bonding, o desconto volta a aumentar, tornando-o mais lucrativo.

No exemplo acima, o bond FOX-ETH UNI é maximizado e retorna um ROI negativo. Isso significa que a demanda pelos bonds foi alta o suficiente para reverter o ROI negativo (ou seja, o preço do bond é superior ao preço de mercado). Obviamente, quando o ROI é negativo, ninguém deve comprar, o que permite que os bonds voltem a um ROI positivo. “Enxague” e repita. Dica rápida: quanto mais rápido você for e quanto mais monitorar o mercado, maiores serão suas chances de conseguir um bom preço.

A outra dinâmica importante a ser lembrada é que o ROI não é dado aos bonders de uma só vez e os bonds são adquiridos linearmente. Conforme mencionado na seção anterior, você terá que esperar todo o período de aquisição para obter o ROI completo. Isso protege os projetos da pressão de venda inesperada e significa que os bonders não podem vender seus tokens de uma só vez. Nas estratégias tradicionais de mineração de liquidez, esse não é o caso. Lembre-se: cada projeto define seu próprio período de aquisição, portanto, verifique isso antes de comprar.

Modelos mentais

Como usuário, a interação com o mercado de bonds Olympus Pro não é tão simples quanto outras primitivas de mineração de liquidez ou ganhos de rendimento, por isso é importante estabelecer modelos mentais para interagir com bonds.

Uma maneira de fazer isso é avaliar os bonds em relação a outras oportunidades de rendimento para um token (por exemplo, pool2 ou staking). Se o ROI de um bond superar essas oportunidades no prazo que você está considerando, então eles podem ser uma estratégia que vale a pena para você. Ou se você se sentir mais confortável usando bonds do que as outras opções, os bonds podem ser o caminho a seguir. No entanto, você deve considerar sua capacidade de monitorar ativamente o mercado para produzir um rendimento consistente. Os bonds não devem ser considerados uma estratégia passiva.

Outro modelo mental poderia estar usando bonds para acumulação de tokens. Como os bonds oferecem um desconto em relação ao preço de mercado, eles podem permitir que você acumule token(s) de sua escolha com desconto. Essa estratégia pode ser um pouco mais passiva do que a escada, requer menos sobrecarga e pode ser uma boa maneira de começar com os bonds Olympus Pro.

Dito isto, qualquer estratégia que você escolher não é importante. O importante é que você tenha um plano de jogo antes de começar para que possa raciocinar sobre seu sucesso com bonds. Se você tiver dúvidas ou ideias, não hesite em compartilhá-las com outros OHMies no Discord.

O que há para o OlympusDAO?

Discutimos por que essa nova mudança nas recompensas de mineração de liquidez é benéfica para os parceiros e usuários do Olympus Pro, mas o que há para o OlympusDAO? Em primeiro lugar: o OlympusDAO cobra uma taxa (atualmente 3,3% do token de cada projeto, mas provavelmente mudará devido ao sucesso inicial do lançamento) associada a cada venda de bonds— criando uma nova forma de receita para o tesouro que aumenta com cada parceiro adicionado. Essa dinâmica também beneficia o status de ativo de reserva do OHM, tornando-o uma forma de exposição de proxy para projetos DeFi futuros. Mais parceiros significa mais receita e mais receita significa um tesouro maior.

Segundo, permite que o DAO colabore com vários tipos de projetos DeFi construídos não apenas no Ethereum, mas também em outras cadeias. A criação de muitos relacionamentos produtivos permite que a Olympus crie incursões “infinitas” em seu ecossistema, bem como outros anúncios para integrações. À medida que a Olympus continua a escalar e a perseguir sua missão, essas incursões e outras conquistas se tornarão cada vez mais importantes.

Por último, mas não menos importante, os bonds têm sido um grande sucesso para nós e seria uma pena não compartilhá-los com o ecossistema DeFi mais amplo. Se um de nós vencer, todos devemos fazer o nosso melhor para ajudar os outros a vencer. A mineração de liquidez não precisa mais ser um esforço meticuloso para protocolos e Liquidez de Propriedade do Protocolo é o futuro.

Sobre Olympus

A Olympus é uma reserva financeira descentralizada que fornece compounding sustentáveis por meio de seu tesouro comunitário e protegido.

Olympus Pro | Twitter | Discord | Medium | Forum

Originalmente publicado: https://olympusdao.medium.com em 13 de Novembro, 2021.

--

--