Uma Odisseia todo dia

Pesquisa do OVA mostra a rotina árdua que estudantes do CAA enfrentam para chegar (e sair) do campus por conta da oferta precária de transportes

Reportagens Especiais
OVA UFPE
2 min readSep 22, 2024

--

Texto e pesquisa: Leandro Machado, Sheyla Caroline de Lima, Bruno Dias e Mayane Lira. Redes sociais: Bruno Dias e Mayane Rodrigues. Edição de vídeos: Luzia Maiara Souza

O Observatório da Vida Agreste (OVA), em parceria com o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), traz uma nova reportagem sobre os desafios diários que os e as estudantes passam para chegarem ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Foram entrevistados 70 alunos e alunas que relataram a falta de transporte, a superlotação, a má qualidade dos veículos e os preços altos das passagens. Ao todo, são seis matérias que apresentam a rotina de casa até o campus.

A análise inclui estudantes do CAA e busca entender o ritual quase sempre árduo de se deslocar todos os dias, além de saber quais incentivos e bolsas são oferecidos para que esse ir e vir se torne possível. Os auxílios vêm dos governos federal e estadual, além de municipais. Também mostramos que quase metade dos cerca de 4.500 alunos e alunas do campus têm que percorrer longas distâncias para chegarem à sala de aula, alguns e algumas tendo que atravessar cerca de 100 quilômetros diariamente.

Outro ponto importante é a evasão e as dificuldades enfrentadas pela ausência ou precariedade dos transportes entre universidade e cidades do entorno, questão ainda pouco visibilizada nos estudos disponíveis. Já os alunos e as alunas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, de etnias como Atikum, Pankararu, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Truká, Xucuru e Pankaráuma, relatam dificuldades como o alto custo das passagens e a distância das salas de aula. Muitos e muitas moram a mais de 330 quilômetros. A universidade ainda não possui casa do estudante.

Confere nossa reportagem:

  1. Pesquisa inédita do OVA revela dificuldades e perigos do transporte para a universidade
  2. Com a palavra, estudantes que vão e voltam todos os dias para o CAA
  3. O perigo dos transportes sem regulação (e a famosa linha 130)
  4. Taxa de evasão não leva dificuldades de deslocamento em consideração
  5. Da aldeia ao campus
  6. Conheça as bolsas concedidas por prefeituras, Estado e Governo Federal

--

--

Reportagens Especiais
OVA UFPE

projeto de extensão do Observatório da Vida Agreste (OVA), Curso de Comunicação Social da UFPE/Centro Acadêmico do Agreste (CAA)