A Interpretação de Um Texto

Maria Inácio Duarte
2 min readMay 20, 2018

--

Lagos, 28 de Agosto de 2008

sobre A Interpretação de Um Texto

Quando ouço fazerem críticas, interpretações a textos, lembro-me logo de uma mesa-redonda, num dos canais da televisão, já há alguns anos (parece-me que por alturas da publicação do livro Jangada de Pedra do escritor José Saramago) em que o escritor respondia às questões de três pessoas: jornalistas e críticos. Eles principalmente expunham as suas opiniões sobre as obras do escritor e o escritor esperava deles perguntas ou dúvidas sobre a sua obra. Lembro-me de que, após uma das exposições, José SARAMAGO, depois de várias expressões faciais, disse:

- Bem, quando escrevi esse texto não me ocorreu nada disso. Ocorreu-me exactamente o que escrevi. Não havia nada de subentendido; mas mal o livro é publicado, deixa de ser nosso. Se conseguiram ver, deduzir tudo isso do que escrevi; fico muito feliz.

Sobre a Bíblia, parece-me que acontece exactamente a mesma coisa. Eram pessoas simples, marginalizados da sociedade, com um coração ardente de amor à causa. Narravam o que viveram, o que vivenciavam, o que tinham aprendido dos apóstolos, …

Interpretações e uso de conhecimentos teológicos elaborados, complexos; raciocínios místicos, … começam a surgir muito, muito depois e não têm a ver com os evangelistas. Assim me parece!❐

meu artigo “A Interpretação de Um Texto”

artigo “A Interpretação de um Texto”

--

--

Maria Inácio Duarte

Licenciada em Economia e Master em Economia na especialidade de Planeamento licenciada em Gestão de Recursos Humanos sou professora, economista escritora. Gosto