A maravilhosa diversidade da Terra

Regiane Folter
Revista Passaporte
Published in
3 min readJan 16, 2023

--

Photo by Tim Mossholder on Unsplash

Tive a sorte de viajar bastante desde que era criança e sou muito grata por isso. Sempre que entro em um avião ou o meio de transporte que for, a primeira coisa que faço é agradecer mentalmente por estar ali, vivendo uma nova aventura. A segunda coisa que faço é lembrar de viagens passadas. Viajar me deixa nostálgica! Todo mundo que já viajou sabe que dar a volta ao mundo é um vício: uma vez que começa, não quer mais parar! Por isso, gosto de começar minhas jornadas ficando confortável no assento e lembrando do último lugar que visitei, das pessoas com quem me conectei, das experiências que tive. E cada vez chego à conclusão de que o mundo é enorme e não canso de me surpreender com como a Terra pode ser tão diversa e equilibrada ao mesmo tempo.

O que quero dizer é que nesse mesmo planeta você pode caminhar pelas ruas cosmopolitas de Londres, se maravilhar no deserto que cerca as Pirâmides de Gizé, observar calmamente as pessoas rezando dentro de uma mesquita em Istambul, desfrutar de um café da manhã agridoce na Guatemala, ir às compras em Chinatown… Em questão de horas (e dólares, claro), você pode estar em qualquer um desses lugares e enfrentar realidades muito contrastantes.

Pessoas diferentes, com diversas culturas, crenças, ideias e comportamentos, construíram seus universos completos neste planeta que às vezes parece tão grande, quando nos concentramos nas diferenças; e às vezes parece tão pequeno, quando percebemos que é possível visitar e viver todas essas realidades, estando lá física ou digitalmente.

Todos sabemos que o mundo é enorme, afinal acomoda mais de 7 bilhões de pessoas. Há muito espaço na Terra e os quilômetros que conectam todas essas paisagens parecem infinitos. Mas o que mais me impressiona é como o mundo pode multiplicar de tamanho em nossas mentes se consideramos a quantidade de culturas, vistas e tantos outros aspectos que coexistem no mesmo espaço.

Essas diferenças são belas e tornam a Terra única. No entanto, as diferenças podem nos separar. Vemos as notícias e sabemos que ser diferente pode ser um risco. Mesmo que a natureza aceite e abrace a diversidade, nós seres humanos não somos tão bons nisso. Em nosso mundo, todo tipo de fauna e flora existem juntos em paz; mas os seres humanos nem sempre são capazes de respeitar e permitir que seus vizinhos vivam como desejam.

Espero que um dia nos sintamos maravilhados em vez de nos sentirmos ameaçados pela diversidade que nosso grande planeta oferece. E, em vez de lutar contra isso, espero que possamos aprender com tudo o que nos rodeia.

Obrigada por ler ❤ Se gostou, deixe seus aplausos 👏

Outras histórias e meus livros em: regianefolter.com 💛

--

--

Regiane Folter
Revista Passaporte

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros