Porque gostaria de ir à Medellín uma terceira vez

E uma quarta, uma quinta, uma sexta…

Regiane Folter
Revista Passaporte
7 min readFeb 7, 2019

--

Terra de cores, sabores, aromas, amizades

Medellín, Colombia, tem sido um destino recorrente em minha vida: em um período de quatro anos estive lá duas vezes. Em 2014 fui a Medellín pela primeira vez, por causa de uma conferência realizada pela organização onde trabalhava naquele momento. E no ano passado voltei à “cidade da eterna primavera” também por trabalho, embora em outra empresa e em um contexto muito diferente.

Ambas experiências foram especiais. A primeira foi muito mais de descoberta, ao ser um novo país que eu riscava da minha lista. A segunda também me levou a descobrir novas facetas sobre a cidade e aprender mais sobre essa terra desde a perspectiva dos seus habitantes nativos, o que concretizou totalmente o meu amor por Medellín.

Aqui listo algumas das razões pelas quais já estou sonhando com uma terceira visita!

Pessoas

A amabilidade de todos que conheci em Medellín é impressionante. Nessa segunda experiência estive muito mais em contato com colombianos, especialmente com os paisas, como são chamados os que nascem nessa região do país. Durante os 10 dias que eu e minha companheira de equipe passamos lá, estivemos hospedada na casa de dois companheiros de trabalho, ambos colombianos e excelentes anfitriões. Nesse período compartilhamos o espaço de trabalho e muitos passeios com os demais colegas, homens e mulheres de distintas partes da Colombia.

Em todos os colombianos com os quais tivemos contato percebi a mesma gentileza e alegria. A atenção constante, o interesse que todos sempre demonstravam em saber quem éramos e se necessitávamos ajuda, o sorriso sempre presente e outros detalhes cálidos nos fizeram sentir muito bem recebidas e acompanhadas. Depois de um ano intenso, cheio de altos e baixos, estar ao redor da energia positiva colombiana foi vital para me ajudar a recarregar as baterias!

Só alegria em Medellín! (fotografias de Iván Ponce)

Comida

Um exemplo da constante preocupação dos colombianos conosco era a oferta frequente de comida.

“Quieres un cafecito? Un postre? Una galletita? Una solterita?”

Sempre brincávamos com essa frase com o nosso host Alejandro, que o tempo todo nos perguntava se queríamos comer e indicava delícias a provar. E olha que provamos! Fome era algo inexistente no nosso vocabulário.

Comemos pratos típicos todos os dias praticamente, e eu fiquei especialmente encantada com os feijões, as bananas fritas, as arepas de milho, o fato abençoado de colocarem abacate EM TUDO! No quesito salgado me fez lembrar muito do Brasil, já que compartilhamos o costume de preparar pratos bem coloridos: arroz, feijão, carne, verduras, etc. No universo dos doces, nos deliciamos com as obleas, o arequipe, o doce de guayaba, o chocolate quente e as solteritas, uma sobremesa que ganhou lugar de honra no meu coração.

A quantidade de frutas que esse país oferece também é impressionante, e passávamos um bom tempo cada vez que parávamos no restaurante Cosechas para escolher qual novo fruto íamos provar no smooth do dia. Outro lugar delicioso que eu já tinha na cabeça desde 2014 é o restaurante Crepes & Waffles. Vale mencionar que em Medellín há uma oferta enorme de comidas locais e internacionais: sushi, hambúrguer, lamen e pratos venezuelanos também estiveram no nosso menu. Um lugar lindo e cheio de variedade para conhecer por lá é o Mercado del Río.

Frutas deli + leite condesando = amor! (fotografia de Alejandro Ochoa)

Clima

Em Medellín o clima pode ser um pouco imprevisível: um mesmo dia pode amanhecer super ensolarado pra depois ficar nublado e chover intensamente. Além disso, mesmo um dia chuvoso pode voltar a clarear e terminar com um pôr do sol cinematográfico. Às vezes eu olhava para o céu e via ao mesmo tempo uma parte azul e brilhante e outra parte cinzenta prestes a garoar. Essas mudanças climáticas são muito comuns e os paisas resolvem a situação tendo um guarda-chuva e um casaco sempre à mão.

Mesmo com essas mudanças bruscas, a cidade não tem temperaturas radicais e inclusive não há estações marcadas em Medellín. Conhecida como a cidade da eterna primavera, esse lugar que abriga ao redor de 2.5 milhões de pessoas e está a mais ou menos 1.500 metros acima do nível do mar tem um clima temperado que dificilmente alcança extremos. Quando estivemos lá em novembro a temperatura esteva sempre agradável e nosso outfit mais comum era calça jeans e uma camiseta ou blusinha sem mangas. Nunca fez nem um calor impossível, nem frio de verdade, e pelo que sabemos a cidade se mantém nesse equilíbrio durante praticamente o ano todo.

Entretenimento

Medellín é uma cidade dinâmica, cheia de estudantes, profissionais de diversas áreas, turistas e um sem fim de pessoas movendo-se e buscando coisas para fazer. Embora nossa viagem tenha sido à trabalho, minha colega e eu aproveitamos o fim de semana e as tardes/noites para passear e conhecer o lado mais cultural de Medellín.

Na cidade há uma variedade muito grande de parques e museus para todos os gostos. Recomendo o Parque Explora, que tem programação para um dia completo e para todas as idades, e o Parque Arví se você gosta de caminhadas e piqueniques na natureza. A vida noturna também é bastante movimentada, em especial no bairro Lleras. Esse lugar repleto de luzes, cores e música é o coração da noite de Medellín e os bares se amontoam oferecendo opções diversas de músicas e tragos.

Passeando por Medellín (fotografias de Alejandro Ochoa e Iván Ponce)

Se você curte fazer umas comprinhas, vai amar Medellín por sua quantidade de shopping centers. Chegamos a ver um shopping por quarteirão em algumas partes da cidade! E não estamos falando de galerias pequenas não: são mega shoppings com muitas opções de entretenimento, lojas e restaurantes. Nós passamos por alguns muito rapidamente, mais que nada para comprar presentinhos e comer. Na minha primeira noite em Medellín estive em um para ir ao cinema e adorei que o combo deles incluí hot dog além de pipoca!

Próximo à Medellín está um passeio must para todos que visitam a cidade: a Piedra del Peñol e Guatapé. A Pedra está a mais ou menos uma hora e meia em ônibus da cidade e se trata de, literalmente, uma pedra gigantesca que você pode conhecer de perto. Quase 700 degraus separam o chão do topo dessa maravilha geográfica, e subi-los para apreciar a vista é uma linda (e atlética) atividade. Perto dali está Guatapé, uma cidade caracterizada pelos zócalos, que são umas pinturas em alto relevo muito coloridas que enfeitam boa parte dos edifícios e casas. Ótimo programa de domingo: passar pela Pedra de manhã e depois almoçar e recorrer Guatapé de tarde.

Uma senhora pedra!
Muita cor e luz em Guatapé
Zócalos

Custo de vida

Em comparação com minha realidade atual, vivendo no Uruguai, Medellín é um destino barato. O maior gasto que tivemos foi a passagem, algo ao redor de 600 dólares para ir em novembro, ainda na baixa temporada. Estando lá, a alimentação, o transporte e outros gastos para viver durante 10 dias foram muito menores do que gastaríamos se estivéssemos em Montevidéu. Embora eu seja consciente de que a capital uruguaia tem um custo de vida elevado, acredito que mesmo para quem vive no Brasil, Medellín é um destino sonhado. Para mais detalhes você pode visitar essa página especializada em custos de vida.

Preciosa Medellín

Enfim, por essas e outras razões, eu não hesitaria em voltar à Medellín. A terra do reggaeton, da bandeja paisa, de vistas lindas e luzes inigualáveis é um destino incrível que espero repetir. Se quiser conhecer mais dicas sobre o país e a cidade, tenho outro post sobre isso (mais enfocado em minha primeira viagem por lá). E qualquer coisa vamos trocar uma ideia 🙂

Obrigada por ler! Se gostou do texto, deixe seus aplausos ali do lado ❤

Você também pode me incentivar a continuar escrevendo me comprando um cafezinho:

Que tal se inscrever na minha newsletter e saber em primeira mão quando tem post novo? Deixe seu e-mail aqui :)

Mais histórias:

--

--

Regiane Folter
Revista Passaporte

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros