Foto feita por Jônatas Almeida

Uma semana na casa italiana

Jônatas Almeida
Revista Passaporte
Published in
3 min readMar 2, 2021

--

A marcante experiência e aprendizado de ficar com uma família italiana

Ao viajar, todos nós queremos aproveitar o máximo. Conhecer pessoas, desbravar lugares, experimentar sabores marcantes, e muitas vezes até exóticos estão entre os nossos desejos. Mas antes de pegar a estrada precisamos arrumar as malas e um item que não pode faltar na mochila é a câmera fotográfica.

Foto: Jônatas Almeida

Seja do celular ou a máquina fotográfica, a câmera produz registros que ficarão de geração em geração e nos trarão lembranças de momentos que, às vezes, nunca mais existirão. Essas imagens são importantes, pois nos darão forças e mostrarão que vivemos momentos felizes e nos dias difíceis conseguimos vencer.

https://www.instagram.com/p/B0trk7in5Hj/

Por esses dias, ao olhar o álbum fotográfico, encontrei uma imagem que me deixou muito emocionado. Essa foto me fez lembrar quando estive em Praia e Mare, uma pequena e charmosa comune italiana, calma durante o dia e agitada à noite, além de ser repleta de paisagens montanhosas e um mar de águas mornas.

Fiquei hospedado na casa da família de uma amiga chamada Rosalucia. Eu a conheci quando ela veio passar alguns meses no Brasil e foi minha professora de italiano no Instituto Cultural Brasil Itália Europa. É difícil colocar no papel a felicidade e o prazer de ter passado aqueles dias com eles. Senti-me acolhido, como se fizesse parte da família, mesmo conhecendo-os há pouco tempo. Naquele momento, iniciava mais uma etapa da minha jornada na Itália, que desta vez duraria uma semana, mas as lembranças guardadas para sempre.

https://www.instagram.com/p/B01oRjllARI/

Com eles, fiz viagem de barco, tomei diversos banhos de praia, conheci cidades vizinhas e ainda visitei grutas. Assisti também ao espetáculo da natureza vendo o sol se pôr, aproveitei o máximo do verão, curti o dia e também a agitação da noite, deleitei-me na culinária típica com um tempero caseiro e ainda aprendi a fazer a pasta italiana.

Foi durante aquela semana que ganhei mais confiança para falar em italiano. Tive contato e aprendi um pouco do dialeto calabrese, que possui esse nome porque a cidade está localizada na região da Calábria. Pude ver e entender também as dificuldades que os moradores da região Sul da Itália vivem, as lutas que eles têm no verão buscando trabalhar o máximo para garantir o sustento no inverno, período em que o trabalho é escasso.

https://www.instagram.com/p/B1EMaK_nPBh/

Para mim, o melhor de ter estado com essa família foi ver as similaridades com o nosso estilo de vida brasileiro. Ver a preocupação que um tinha pelo outro, de fazer de tudo para passar a maior parte do tempo juntos, de saber como foi o dia, isso me recordou a minha casa, e que saudade fiquei dos meus familiares. Aprendi também que família é formada por pessoas unidas e que se apoiam incondicionalmente, que se amam independentemente de laços sanguíneos.

Quer conhecer mais sobre minha viagem pela Itália? Clique aqui ou no link
abaixo para desfrutar mais dessa experiência:

Obrigado por ler! E se gostou dessa história deixe seus aplausos clicando até
50 vezes no botão ao lado ou aqui embaixo, e também deixe um comentário!!!

--

--

Jônatas Almeida
Revista Passaporte

Jornalista e escritor. Apaixonado por viagens, literatura, cinema, música e esportes. Siga-me no Instagram: https://www.instagram.com/almeida.jonatass/