O que é um DEV e porque você deveria se tornar um hoje

Fabio Oliveira
pergunteaodev
Published in
5 min readNov 10, 2017
Uma visão mais nítida sobre o mundo da programação e razões pelas quais você pode investir nessa carreira

Um DEV é uma pessoa que sabe como desenvolver software. Eles também são chamados de: Programadores, coders, engenheiros de software, UX, front, back, fullstack, embarcado, mobile e tantos outros.

Um DEV é alguém que estuda ou trabalha com desenvolvimento de software. E software em sua forma mais simples, pode ser descrito como uma série de instruções que alguém escreveu, parecido com uma receita de bolo.

DEVs trabalham em escritórios comuns, startups com escorregadores e piscinas de bolinhas ou até mesmo em qualquer lugar, se trabalharem remotamente. Eu, atualmente trabalho remoto e expliquei como consegui isso há algum tempo atrás aqui. Embora muita coisa tenha mudado, é sempre bom falar do que há de novidade com base na experiência adquirida.

Diversos DEVs possuem diplomas, certificados e graduações chiques, porém, uma quantidade enorme deles não possui, e algo comum entre esse pessoal diz respeito ao pensamento de que não sentem ser um requisito tão necessário. Muitos DEVs aprenderam por conta própria utilizando recursos gratuitos.

58,80% dos DEVs acreditam que ensino superior não é vital para conseguir um trabalho. Fonte Stack overflow developer survey 2017.

DEVs também fazem diversos eventos, alguns regados a café, outros a cerveja e a maioria de forma bastante divertida e aberta.

No entanto, mais importante do que isso já descrito, os DEVs moldam o mundo atual e muito possivelmente serão a última profissão extinta quando nossos DEVs (de ontem) fizerem robôs que criam tudo o que precisamos.

Nenhuma indústria ou ocupação é imune à automação. No passado, isso estava restrito a atividades repetitivas. Agora, há um imenso volume de dados sendo gerados. A tecnologia de computação se sofisticou. Equipamentos eletrônicos usados na robótica estão melhores e mais baratos. — Carl Frey para BBC Brasil.

Quanto um DEV ganha?

Geralmente isso varia muito de acordo com a região, tecnologias e experiência

Um desenvolvedor inexperiente ganha cerca de 2.700 $ doláres por mês. (Fonte) e um desenvolvedor iniciante em São Paulo ganha aproximadamente R$ 2.200 reais por mês. (Fonte).

Claro que, salários variam muito e um desenvolvedor avançado pode ganhar muito mais do que isso, sugiro dar uma olhada em sites de comparação de salário como:

E tem vagas?

Sim, muitas! E, possivelmente tem uma empresa legal no sua cidade ou estado contratando. Alguns recursos interessantes para vagas são:

Outro ponto interessante é que desenvolvedores podem trabalhar remotamente então é possível receber um salário do exterior trabalhando aqui ou onde quiser. Para isso, recomendo olhar os seguintes recursos:

Como se tornar um DEV?

Como dito antes não é necessário faculdade, inclusive eu mesmo trabalho há mais de 10 anos na área e só tive um diploma ano passado. Diversas pessoas utilizam recursos de graça como:

  • Curso em Vídeo — Oferece cursos grátis em diversos temas.
  • Glitch — Uma comunidade que possuí diversos projetos que você pode simplesmente copiar e começar a produzir.
  • freeCodeCamp — Uma iniciativa fantástica que ensina diversas coisas do 0, de graça e com comunidades pelo mundo todo. Eu por acaso sou um dos administradores do grupo de São Paulo e você pode se juntar a nós aqui.
  • Cursos Grátis — A Udemy possui vários cursos gratuitos. A Mozilla que faz o Firefox tem cursos para se tornar um desenvolvedor aqui.

Há diversos cursos pagos também, mas um dos recursos que eu mais aprecio são podcasts como:

  • Dev na Estrada — Que fala de desenvolvimento e outras coisas com diversos desenvolvedores.
  • PodProgramar-Sobre diversos temas do desenvolvimento e capitaneado por algumas das mulheres que temos no mundo do desenvolvimento.
  • Hipster Ponto Tech — Do povo da Alura cursos online sobre desenvolvimento com alguns dos grandes profissionais do mercado.
  • Devchat.tv — Diversos podcasts sobre vários temas (em Inglês).

Quem pode se tornar um DEV?

Qualquer pessoa com um pulso. Todos que quiserem podem se tornar DEVs e todas as pessoas deveriam ser bem vindas, inclusive, recentemente lançaram o manifesto ao apoio à diversidade na tecnologia (aqui) que diz o seguinte:

Acreditamos que a diversidade, em suas diversas expressões, deve ser respeitada e valorizada, e que uma sociedade mais diversa é uma sociedade melhor.

Mulheres podem?

Sim ! Inclusive Laura, uma das integrantes do freeCodeCamp divulgou esse site com diversos recursos para as mulheres. Outras ações interessantes são:

  • Garota Hacker Clube — Patrocinado pelo Sesc;
  • Reprograma — Uma iniciativa para repensar como as mulheres participam no mundo da programação;
  • Codamos — Iniciativa que se propõe a ligar os pontos de quem organiza eventos, meetups, cursos, workshops, palestras com quem quer participar dos mesmos.

Pessoas mais velhas podem?

Claro! De certa forma eu não seria o desenvolvedor que sou sem o famoso dinossauro das CSSs, o Maujor. Para quem não sabe, Maujor é um senhor que começou a programar com 56 anos e lançou mais de 10 livros de desenvolvimento desde então. Inclusive vale a pena conferir a entrevista dele com o pessoal do Dev Na Estrada aqui.

Deficientes podem?

Certamente! Acho que um dos mais famosos desenvolvedores deficientes é o Lucas Radaelli confiram uma entrevista dele no Jovem Nerd aqui. Mas deficiência no mundo da programação é algo importante, seja você deficiente ou não, inclusive como um DEV você pode melhorar a vida e o acesso à informação para deficientes, por exemplo, seguindo a cartilha de acessibilidade aqui.

Existem inúmeros conteúdos e recursos, com o tempo dividirei com vocês a minha visão sobre cada um. Espero que você tenha gostado desse material que apresentei aqui.

Como um exercício prático, busco desenvolver uma forma de colaborar cada vez mais com a comunidade e pessoas que possuem interesse na carreira dentro da área de tecnologia da informação, ou mais precisamente desenvolvimento de software. Então, iniciei o projeto Pergunte ao Dev, onde me disponibilizarei para tirar as dúvidas de quem está com alguma dificuldade sobre tecnologias e até mesmo precisando de ajuda para saber como encontrar aquela vaga bacana de trabalho.

Já tenho uma página no Facebook, vem fazer parte desse projeto comigo e vamos construir juntos o conhecimento.

Aproveite também para ajudar na divulgação, curta esse texto e compartilhe com as pessoas que você conhece, assim pode inspirar mais gente para chegar junto nessa jornada DEV que é construída diariamente.

--

--