Daniela Tiemi por Letícia Barros

RaioX • Papo de Design EP:02

Greg Milani
Pipo Saúde
Published in
7 min readJul 4, 2023

--

Olá 🐙, dando sequência ao Raio X (quem não leu o anterior veja aqui), hoje vamos conversar com a Daniela Tiemi, também conhecida somente por Tiemi, Dani ou Titi .

Ela é o terceiro elemento do time de design da Pipo Saúde, e a primeira designer de produto. Com background em design gráfico, a Tiemi começou suas aventuras no digital em 2018 na Taqtile, depois de uma entrevista de trabalho um tanto inusitada…

Além de ser uma designer de produto de mão cheia, ela também é a nossa designer de montagens oficial da empresa. Esse trabalho é levado a sério e e nós sempre nos surpreendemos 😂 .

Borá falar com a Tiemi?

EP02: Daniela Tiemi

O que te levou para o mundo do design?

🐻 Tiemi: Assim como a Victoria Koki comentou no Raio-X passado, minha trajetória também foi bem privilegiada e relativamente linear.

Sempre gostei muito de trabalhos manuais e desenho, por isso na época do vestibular achei que arquitetura seria um sonho. Prestei para arquitetura logo que finalizei o terceiro ano do ensino médio e não passei (ainda bem 👀), o que me levou a fazer um ano de cursinho para me preparar e tentar novamente.

Durante esse tempo, comecei a questionar minha escolha de curso e, durante uma conversa com um amigo, ele me disse que eu deveria prestar Design porque eu era igualzinha a uma amiga dele que havia acabado de entrar no curso. Spoiler: Eu não era, mas nos tornamos grandes amigas.

Como uma pessoa facilmente influenciável, comecei a me interessar por design e cursei a faculdade (junto com a Vic e Dream — outra designer da Pipo — inclusive!).

A princípio, queria trabalhar com produto físico, mas percebi rapidamente que eu estava viajando. Depois, tentei ser designer gráfica e, por fim, hoje sou designer de produto. Mas essa história eu vou contar um pouco mais na próxima resposta.

As pessoas devem ter ficado curiosas com sua transição para o design digital e sua entrevista de trabalho para Taqtile, conta como foi e como você me esnobou?

🐻 Tiemi:Ai socorro haha. Tudo começou porque eu trabalhei como estagiária por quase dois anos na Editora Abril, já que gostava muito da área editorial. Porém, no final do meu estágio, a revista em que eu trabalhava foi cancelada e eu vi a Abril e esse mercado começar a ficar bem difícil.

Como eu não era muito boa no meu trabalho, apesar de ser um sonho, sabia que não seria contratada como designer de tempo integral. Por isso, comecei a procurar outras oportunidades de emprego.

Compartilhei esse momento com meu pai, que mora no Japão, e ele comentou que um amigo dele tinha uma irmã que trabalhava em uma empresa que tinha designers (a famosa Taqtile) e que ele queria que eu enviasse meu currículo para que o amigo dele mandasse para a irmã entregar para a empresa. Como eu não sei falar “não”, enviei mesmo sem conhecer a Taqtile.

Depois de alguns meses, você (o Greg Milani que está como host das perguntas) me convidou para uma entrevista e eu aceitei, pelo mesmo motivo que enviei meu currículo 😂

Depois comecei a me sentir mal porque não queria desperdiçar o tempo de ninguém. Por isso, estava determinada a deixar claro durante a entrevista que não tinha interesse. Porém, fiquei nervosa na hora e falei que não tinha interesse em design digital, mas que estava tudo bem continuar no processo.

Entre a primeira e a segunda entrevista, pesquisei sobre a área e comecei a ficar bem interessada com as possibilidades de resolver problemas através de tecnologia. Então concluí o processo e tive a oportunidade de aprender muito na Taqtile.

Como você chegou até a Pipo Saúde?

🐻 Tiemi: Cheguei através de você, que me contratou na Taqtile, e da Vic Koki, que era minha amiga da faculdade — obrigada, pessoal! 💛

Na época eu estava me questionando muito sobre meu propósito em ser designer e como gostaria de trabalhar com um produto mais relacionado à necessidades básicas do ser humano (como a Taqtile é uma consultoria, acabávamos fazendo bastante e-commerce).

Por isso trabalhar com o tema de saúde me chamou bastante atenção e, felizmente, Greguinho me aceitou no time.

Como é o seu dia-a-dia?

🐻 Tiemi: Trabalho em conjunto com um PM e desenvolvedores em uma squad de produto (atualmente na equipe de Dados de Saúde 💛). O dia a dia varia um pouco dependendo da etapa de produto em que estamos e da oportunidade abordada, mas geralmente estou focada no discovery do problema (entendendo o problema, conversando com pessoas, mapeando fluxos) ou da solução (criando ideias, projetando telas, testando, fazendo handoff).

Quando tenho tempo livre, gosto de fazer coisas mais descontraídas, como uma montagem ou uma arte de e-mail…

Greg Milani sendo humilhado

O que você faz para encontrar inspiração?

🐻 Tiemi: Passei por um momento meio Melodrama da Lorde no final do ano passado, o que foi bem difícil. Desde então, tenho tentado buscar inspiração em coisas do dia-a-dia ao experimentar coisas diferentes (como propagar plantinhas). No entanto, o que mais me motiva é ver pessoas incríveis fazendo coisas maravilhosas.

Seja gente seguindo seus sonhos (como minha irmã e a Vic Koki com suas marcas próprias), o que me inspira a levantar da cama e me dedicar para viver, ou os próprios designers que conheço da Pipo e da vida, que me inspiram a querer melhorar como profissional.

Qual o trabalho que você mais se orgulha de ter feito?

🐻 Tiemi: Não é um trabalho de design sério, como eu acredito que a pergunta esteja se referindo, mas eu gosto muito das minhas montagens 😂

Além de me permitir viajar bastante, o que mais gosto ao fazer montagens é que posso parar, prestar atenção em uma pessoa ou situação específica, e dedicar tempo para produzir algo (mesmo que seja ruim) para ela. E esse algo, por mais que seja momentâneo, tem um tom de humor, alegria e celebração, o que valorizo bastante de maneira geral.

Novamente sendo humilhado.

Com que pessoa você amaria colaborar e o que fariam juntas?

🐻 Tiemi: Na Pipo? Amaria colaborar com a Van 🚐 e fazer uma plataforma bem dribbble viajada.

Imagem do dribbble da Vanessa Proença

Tenho oportunidade de conhecer a Van como lead, mas sei que ela tem muitos talentos escondidos na manga! Então seria um prazer colaborar com ela em qualquer projeto que fosse.

Quem você gostaria que fizesse seu retrato?

🐻 Tiemi: Letícia Barros que no insta está como @ouricuri__

Secrete (o cachorro que pintava no TikTok @my_aussie_gal)

Uma curiosidade sobre você

🐻 Tiemi: Quando eu era pequenininha derrubei uma prateleira inteira de requeijão no supermercado e tenho vergonhas aleatórias sobre isso até hoje.

Com o quê você está animada agora?

🐻 Tiemi: No momento em que escrevo esta resposta, estou animada para tirar férias e viajar! ✨

Acho que subestimei o quanto um descanso longo é necessário para respirar ao longo do ano, então pela primeira vez em bastante tempo vou tirar férias de verdade (e não pequenos descansos de 1 ou 2 semanas).

Sei que isso é um privilégio, então estou muito agradecida e animada para aproveitar esse tempo e conhecer coisas novas.

Se você fosse um pão 🍞, qual seria e pq?

🐻 Tiemi: Talvez eu seria um melon pan porque ele tem uma casquinha dura por fora que guarda todo o recheio dentro, e eu, como uma boa introvertida, me identifico na parte de segurar tudo internamente (ruim ou bom).

Também fiquei pensando que ele parece uma casca de tartaruga e eu gosto de ter tudo na bolsa quando saio de casa hehe.

Quais seus planos para o futuro?

🐻 Tiemi: Então, também queria saber!

Em termos de design, meu plano a curto prazo é dedicar tempo para desenvolver mais as habilidades que gosto e me cobrar menos das coisas que não gosto ou não sou boa.

Na vida, espero ter condições para sair um dia com um cachorro da @vitoecaramela!

Fora isso, ainda estou descobrindo.

Você tem algum conselho para alguém que está começando?

🐻 Tiemi: Está tudo bem não evoluir igual a outras pessoas. Isso não diminui você como pessoa ou profissional.

Quer fazer algum jabá, divulgar seu trabalho e agradecimentos?

🐻 Tiemi: Não tenho jabá de trabalho, mas queria agradecer a todos que me ajudaram e deram oportunidade de estar fazendo o que faço e vivendo da maneira privilegiada que sei que vivo.

E também agradecer você, que está lendo todas as baboseiras que escrevi acima. Obrigada pelo interesse, sinto muito e até a próxima!

--

--