Migrar para a área de Tecnologia? Como e por onde começar?

Marcos Moraes
Back To Business?
Published in
3 min readMay 9, 2022

Atualmente a área de tecnologia tem demandado profissionais de diversos níveis de senioridade. Ainda, falta mão de obra capacitada nesse mercado. Segundo o relatório do World Economic Forum — The Future of Jobs Report 2020. A profissão de desenvolvedor de software está entre as top 10 profissões emergentes dos próximos anos, como pode ser visto na imagem abaixo retirada do relatório.

Fonte: https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020

Ainda, segundo o relatório “Com base nestes números, estimamos que até 2025, 85 milhões de empregos pode ser deslocado por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas, enquanto 97 milhões podem surgir novas funções que são mais adaptadas para a nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos, em 15 setores e 26 economias cobertas pelo relatório.”.

E você como está nessa, heim?

Dado o contexto, resolvi escrever esse artigo com o objetivo de auxiliar pessoas que estão querendo migrar de área, estão na área mas enfrentam dificuldades de alocação no mercado ou buscando progressão na carreira.

Vamos lá, pra você que gostaria de mudar de carreira. Como começar? Vou listar aqui algumas dicas que acho importante:

  • Escolha uma área;
  • Leia o relatório. Veja quais profissões estão em alta;
  • Veja o que as pessoas estão falando;
  • Leia artigos no LinkedIn, Medium, Reddit e outras redes sociais profissionais;
  • Videos no Youtube, tem muito canal legal com excelentes conteúdos;
  • Olhe o mercado;
  • Não se baseie no salário para encontrar sua área.

Atenção: Faça isso para umas 3 ou 4 áreas, você precisa conhecer e entender um pouco o que cada área faz.

A partir daí:

  • Crie um plano de estudos. Existem diversas ferramentas e metodologias para isso. Defina objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Procure materiais na internet. Youtube tem milhares de cursos gratuitos, eu mesmo sempre estou fazendo pelo menos 1 por Mês.
  • Caso tenha $$ também pode optar por plataformas pagas como a Udemy (a maioria dos cursos custa 20 reais. Eu já fiz vários);
  • Github também tem muito material;
  • Leia atentamente sobre as vagas e o que estão pedindo. Direcione seu foco. Estude apenas o necessário para entrar na empresa, não perca o foco estudando o que não precisa;
  • Se ainda está na faculdade, procure os professores para conversar e pedir aconselhamentos, principalmente sobre montar um plano de estudo e vagas de estágio.
  • Ainda, sobre orientação, siga perfis relevantes nas redes sociais. Principalmente o linkedIn.
  • Não tenha vergonha e seja “cara-de-pau”. Se isso for um problema pra você, trabalhe isso. Mande mensagens, pergunte, troque experiências, participe de Meetups. Mas antes, faça um roteiro e não desperdice o tempo delas nem o seu.

Vou contar uma rápida experiência que tive. No inicio de 2020, assumi um time de SRE na Loft e a única experiência que tinha sobre o assunto era na minha antiga empresa, Spry. Lá era encarregado de cuidar da nossa infra na AWS, um pouco de observabilidade, CI/CD, entre outras coisas relacionadas à DevOps. Porém era muito diferente de estar à frente de um time responsável por uma empresa inteira com quase 1000 funcionários. O que fiz? Comecei a buscar no LinkedIn os líderes de SRE nas principais empresas e mandar mensagem na cara de pau chamando pra bater um papo. Consegui alguns contatos e dicas super valiosas. Ainda, aumentei minha rede de contatos 😊.

Essas mesmas regras se aplicam às pessoas que estão em início de carreira e também as que já estão no mercado há bastante tempo, porém estagnadas.

Bom galera é isso. Como já dizia a música no filme de Rocky IV “There’s no Easy Way Out”. Espero que tenham gostado. Me falem nos comentários o que mais gostariam de saber.

Um abraço! Té mais 🤘🏻

Siga a gente no instagram @backtobusinessoficial

--

--