Instituto Marielle Franco em busca de Justiça

Jornal Expresso
Portal Expresso
Published in
4 min readApr 22, 2020

O instituto Marielle surge com o intuito de dar continuidade aos trabalhos feitos pela vereadora e suporte às pessoas negras dentro das comunidades.

Sabrina Dias

O Instituto Marielle Franco, inaugurado em março deste ano no Rio de Janeiro, traz um projeto, iniciado por seus familiares, que tem a finalidade de dar continuidade ao legado da vereadora assassinada em 2018. Mantendo viva sua memória, seu trabalho e luta, além de buscar por justiça e respostas diante das autoridades sobre o crime ocorrido há dois anos, que continua em aberto.

Foto: Divulgação

O Instituto

O objetivo do instituto é oferecer cineclubes, rodas de conversa, oficina de leitura para crianças e espaço para eventos. E de futuramente criar uma escola de ‘’Marielles’’. Que possam ser promovidos diálogos com mulheres reconhecidas por suas atuações políticas e sociais, para inspirar e encorajar a nova geração a seguir seus sonhos e assumir cargos renomados.

O Instituto inaugurou também uma casa de acervos, onde estão expostos ao público, itens pessoais, histórias e momentos de Marielle. Desde paredes de tijolos revestidas por fotos de sua infância, como quadros, bandeiras e também a reconhecida placa de rua com seu nome. Aproximando as pessoas com sua história e mantendo vivo seu legado.

Foto: Divulgação Instituto Marielle

Não vamos medir esforços

Marielle foi uma mulher que viveu em prol da luta pela comunidade. Foi coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERRJ).

Apresentou 16 projetos na Câmara de Deputados, onde dois foram aprovados como leis. Tornou também relatora de uma das Comissões de Vereadores, que acompanhou o trabalho de militares na intervenção federal da segurança do Rio.

Lutava para trazer igualdade para dentro das favelas, segurança, direito à educação e lazer. Para que negros e de comunidades pudessem ter seu espaço reconhecido, tanto na sociedade quanto na política.

Um dos focos mais importantes do Instituto é a luta para que a justiça se cumpra e o crime possa ser solucionado.

Com o lema “Não Vamos Medir Esforços”, sendo um dos eixos de ação. Estando prontamente preparados para defender a memória de Marielle e não deixar que sua história seja apagada e manchada, para que a próxima geração lembre quem foi e sua representatividade.

Marielle presente

Marielle teve sua vida foi interrompida drasticamente em março de 2018, quando foi brutalmente assassinada, junto estava seu motorista, Anderson Gomes, também assassinado. Um crime que marcou o país e continua sem resposta.

Mesmo diante da morte da vereadora, as mulheres não se oprimiram. De primeira o medo e insegurança pairou, mas os mesmos medos fizeram com que continuassem com suas lutas, levando uma grande articulação e vitória nas urnas de mulheres e negras.

Com mudanças na Câmara dos Deputados, houve um aumento significativo de 30% de repasse para as candidaturas femininas. Na legislação atual, as mulheres representam mais de 15% nas casas legislativas. Mostrando a força da mulher e de Marielle sempre presentes.

Foto: Divulgação Instituto

O trabalho tem que continuar

Multiplicar o trabalho, iniciado por Marielle e agora nas mãos de sua equipe, será uma das tarefas desse projeto. Espalhando sua memória em todos os cantos e lutando pela igualdade. Principalmente dentro das comunidades, levando apoio as pessoas negras que desejam ocupar lugar na política, para que as decisões tomadas sejam de acordo com o povo.

Que a justiça possa ser feita, e as autoridades cumpram seu trabalho e identifique todos os culpados desse crime, para que levados à justiça sejam submetidos a um julgamento justo e transparente. Fazendo com que os defensores públicos deem um passo adiante contra a impunidade para a proteção de quem luta por direito e dignidade. Mantendo sempre acesa a chama da luta.

Foto: Nayani Teixeira

Edição: Nayara Paiva

Nos acompanhe no Facebook e no Instagram e interaja conosco, deixando sempre sua opinião e sugestões nos comentários!

--

--