Product Hero #30 — Iris Sayuri

"Em produtos não adianta muito você decorar um monte de frameworks e teorias se não colocar em prática"

Arthur Castro
Product Arena
8 min readJul 17, 2020

--

Olar! Voltamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

O último foi o Alexandre Spengler, Head de Produtos PJ no Nubank, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui!

Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…

Iris Sayuri

"Quando a gente sobe para produção sem bug"

Sayuri é formada em propaganda e fez um MBA em ciências do consumo. Iniciou a carreira 12 anos atrás no Banco Votorantim numa época que a área que cuidava de produtos digitais se chamava "soluções eletrônicas". Depois disso, migrou pra marketing porque queria ficar mais próxima do cliente final e da área de negócios. Até que depois de muito tempo voltou as origens, trabalhando com produto. Hoje é Product Manager na Easynvest.

Como você virou um Product Manager?

Durante meu período em marketing, passei um bom tempo trabalhando com produtos de crédito, até que chegou um dia em que eu tive que criar campanhas de empréstimos com taxas abusivas para velhinhos… e aí eu percebi que aquilo não era para mim. Eu não me orgulhava muito do meu trabalho, sabe? Então resolvi mudar de carreira e ir atrás de algo que pudesse gerar um impacto positivo na vida das pessoas. Nessa época, a Easynvest estava com vagas abertas e lá eu encontrei a oportunidade perfeita para recomeçar como product manager. Eu já tinha todo o background de negócios, pesquisa e marketing, aí eles me deram a oportunidade que eu precisava para aprender e me desenvolver em uma cultura mais forte de desenvolvimento de produtos

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

“Mãe, sabe esse aplicativo que você tá vendo no seu celular? Então, eu trabalho em um time que é responsável por um app igual a ele. Sabe quando você não consegue fazer algo, o app dá pau ou você fica brava porque falta alguma coisa? Então, é porque o product manager daí não priorizou a coisa que você queria, e nem a correção. E quando você gosta de alguma coisa nova que surge nele, essa coisa nova só está aí porque o product manager fez uma pesquisa e viu que ia ser legal criar desse jeito para que você pudesse usar e ficar feliz.”

Se tivesse que explicar o que é gerenciamento de produto em um tweet, como explicaria?

Gerenciar produtos é quase como ser dona de uma parte do negócio. Nosso papel é gerar resultados para a empresa por meio da criação de soluções que as pessoas queiram e escolham usar.

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

A única rotina que se repete é tentar não enlouquecer com o volume de reuniões e achar tempo para fazer tudo que eu preciso hahaha

Brincadeira, mas acredito que um dos maiores desafios de ser PM é conseguir conciliar todas as atividades necessárias no tempo disponível que temos. Gestão de tempo é algo que a gente aprende na marra quando vira product manager. Atualmente meus dias geralmente são divididos em: reuniões de alinhamento e 1:1 com pares, stakeholders e áreas parceiras (marketing, analytics, atendimento, comercial), atividades e cerimônias do time (daily, refinamento, retro, brainstorms, etc), análise e acompanhamento diário dos nossos KPIs e das métricas do produto e organização do roadmap com as hipóteses que vamos atacar na sequência.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Eu brinco que sou uma PM raiz que teve que aprender a fazer produtos direto na vida real, batendo a cabeça e errando sozinha. Tudo que eu sei até hoje vem de conhecimentos que fui buscando pontualmente em blogs, sites e livros, por isso acabo não seguindo nada com muita regularidade. Lembro de caçar alguns artigos seus daqui do medium no começo, inclusive :)

Agora se for para falar especificamente de autores, o Marty Cagan e a Teresa Torres foram muito importantes para eu criar meu pensamento crítico. Em produtos não adianta muito você decorar um monte de frameworks e teorias se não colocar em prática. Gosto dos dois porque eles me deram o conhecimento de base que eu precisava para evoluir depois.

Sobre inspiração em geral, sou viciada em TED Talks e conteúdos que me ajudem a entender melhor como funciona o mundo e o comportamento das pessoas. O último vídeo que vi falava sobre o Atomic Habits, e como a gente consegue mudar os nossos hábitos com pouco esforço.

Quer saber mais sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de um Product Manager? Se liga nas datas dos próximos cursos:

Product Manager, com Arthur Castro e Horacio Soares

Dias 20, 22, 27 e 29 de Julho. INSCRIÇÕES AQUI

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier

Dias 23, 24 e 25 de Junho. INSCRIÇÕES AQUI

e pra ver os outros cursos, acesse: https://productarena.io

usando o código "producthero" você tem 10% de desconto em qualquer curso!

Qual o momento do produto que você gerencia?

Ano passado eu criei um produto do zero na Easynvest, aí agora estamos no momento de growth, aumentando nossa base e trabalhando no engajamento dos clientes.

Qual seu tipo de Product Manager?

Eu sou aquela que trabalha com produtos pelo propósito e não pela atividade em si. Tem gente que quer ir para produtos apenas por gostar de tecnologia ou por achar que paga bem. O que me motiva mesmo é conseguir criar algo que gere impacto real no negócio e na vida das pessoas, e a ideia de poder ser uma empreendedora dentro de uma empresa.

Ah! Agora se falarmos de alguma habilidade específica, eu não sou uma PM técnica, aquela que tem background em tecnologia. Minha maior força acaba sendo a facilidade com que consigo transmitir a visão de negócios e realizar o processo de discovery com o time, porque passei muitos anos da minha carreira no meio de pesquisa, marketing e comunicação.

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Ser dura demais comigo mesma logo quando virei product manager. No primeiro ano eu me cobrei absurdamente para ser a PM que manjava de tudo, mas não tinha a menor ideia do que era o “tudo”. Deixei meio de lado minha vida pessoal e dedicava a maior parte dos meus dias e finais de semana pensando no trabalho, na ansiedade de evoluir rápido. Eu achava que não era boa o suficiente, e não conseguia assumir para mim mesma que estava apenas começando, e que o aprendizado viria com o tempo. No final deu tudo certo, eu realmente acabei me desenvolvendo de uma forma acelerada, mas aprendi (ou melhor, ainda estou aprendendo rs) a importância de se assumir que nunca vamos saber tudo, e o quão importante é respirar um pouco e ter mais equilíbrio na vida.

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

Se você quer virar product manager, a primeira dica que eu daria é entender bem o que é a profissão. O papel do PM envolve gerenciar conflitos constantes, lidar com diversos tipos de áreas, pessoas, domínios e definitivamente não ter rotina. Tem que ser alguém que gosta do dinamismo e de estar lidando sempre com novos desafios (e não é bullshitagem. São muitos desafios mesmo haha).

Viu que é isso que você quer, e agora quer estudar? Pegue algum livro de base como o Inspired ou o Lean Startup para entender os conceitos básicos do que é criar um produto e por que usar o método ágil. Se preocupe em aprender o “por quê” das coisas e não em decorar frameworks específicos como “design sprint”, “personas”, etc. Frameworks são apenas os “meios” para facilitar o trabalho, não devem ser o “fim”.

Tenha em mente que o objetivo do PM é sempre fazer a escolha mais assertiva para gerar resultados para o negócio, agregando valor para os clientes. Essa escolha geralmente é difícil, por isso é essencial que suas decisões sejam embasadas no máximo de dados possíveis para você reduzir os riscos.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

  • Trello: para organizar a minha vida inteira. Lá estão todas as iniciativas do produto, backlog, “to dos” e muito mais.
  • Jira: para o controle do desenvolvimento e entregas do time
  • Slack e Teams: para as reuniões e conversar no dia a dia (incrível como ninguém mais usa telefone depois do slack rs)
  • Figma: para acompanhar a criação dos protótipos
  • Amplitude: para todo o controle de métricas do produto
  • Tableau: para todo o controle de KPIs
  • Hotjar: para mapa de calor e coleta feedback
  • Typeform: para questionário de pesquisa
  • Firebase: para acompanhamento de algumas métricas do app
  • Testflight: para testar os aplicativos antes
  • Optimizer: para teste A/B
  • Delighted: para acompanhamento do NPS e outros feedbacks do aplicativo.

Qual é seu super herói favorito?

Eita! Nunca pensei sobre isso. Eu gosto muito dos filmes dos Vingadores, mas não tenho um preferido… a não ser o baby Groot que é uma fofura haha

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Comer e dormir muito é super poder? Hahaha brincadeira. Dois pontos fortes que sempre me ajudaram a evoluir são a minha flexibilidade para conseguir me adaptar quando surgem os problemas e a determinação para “fazer acontecer”.

Dizem também que consigo explicar coisas complexas de um jeito prático e simples para as pessoas. Foram esses feedbacks que me motivaram a dar palestras, criar conteúdos e aulas para compartilhar conhecimento sobre produtos.

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Olha, te falar que antes da pandemia eu quase não usava Youtube. Desde que passei a ficar mais em casa, estou viciada em aprender coisas por lá. Fico zapeando desde aulas de francês, palestras, até vídeos aleatórios de humor que a gente nunca sabe como foram parar lá. Esses dias eu vi um menino da favela ensinando filosofia (Sócrates, Descartes, Platão) na linguagem “da quebrada” para jovens no seu canal. Gosto do produto porque ele realmente mudou a dinâmica social, permitindo a disseminação de conhecimento independente de classe, e dando voz para muitas pessoas que antes não teriam a chance de serem ouvidas.

Suas considerações finais

Sou a favor do movimento “Mais prática, menos buzzword”. Se você está começando a trabalhar com produtos e ainda se sente inseguro(a), eu diria: sempre busque entender o “por quê” das coisas e qual é o resultado esperado. Isso vai te levar ao core da estratégia e te ajudar a tomar decisões mais embasadas. Se pergunte: por que desenvolver isso agora? Por que o cliente vai querer usar isso? Por que isso aqui é importante para o negócio? Ao tentar encontrar as respostas, vá atrás de dados que provem que o caminho está certo. No mercado tem muita gente pra lá e pra cá falando de técnicas e teorias lindas para se criar um produto, mas que na vida real nem sempre você vai colocar em prática.

Muitas vezes seu produto está numa fase onde o que tem que ser feito é corrigir os bugs e problemas de legado, e o seu processo de discovery vai ser simplesmente olhar os números e descobrir aonde está o problema a ser atacado, por exemplo. E está tudo bem.

O nosso trabalho é buscar gerar resultados para a empresa, com um produto que os clientes queiram, gostem e escolham usar. Se você entender isso, já está no caminho certo. 😊

Se quiser trocar mais ideia com a Sayuri, chama ela lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu