Product Hero #31 — Marcos Lavin

"O momento da verdade acontece com o seu usuário usando o seu produto. Esteja presente nesse momento e observe."

Arthur Castro
Product Arena
7 min readAug 31, 2020

--

Olar! Voltamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

A última foi Íris Sayuri, Product Manager na Easynvest, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui!

Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…

Marcos Lavin

Marcos nasceu no Rio Grande do Sul, mas morou a maior parte da vida em Florianópolis, onde se formou em Adm pelo CESUSC. Atualmente mora em São Paulo.

Durante 11 anos, trabalhou em uma startup pequena B2B que digitalizava grandes volumes de documentos físicos e fazia absolutamente um pouco de tudo. Também passou pela Socialbase, onde criaram uma rede social para empresas, e tinham como concorrentes: Workplace (Facebook) e Yammer (Microsoft).

Depois, os desafios foram ajudar no desenvolvimento da cultura de produto da Softplan e mensageria para milhares de consumidores através do Whatsapp, Apple Business Chat, FB Messenger e SMS na Wavy (uma empresa da Movile). Atualmente no PicPay, ele é PM de times que cuidam da experiência e engajamento de usuários e marcas com produtos no app verdinho. AH! E o Marcos também foi um dos alunos do Product Arena!

Como você virou um Product Manager?

Meu contato com produto começou na época do colégio, na oitava série eu tinha algumas matérias de informática onde aprendi a criar sites em HTML e meu primeiro produto foi uma página no HPG — Home Page Grátis (isso era na época do Cadê?) para divulgar fotos minhas e dos meus amigos andando de skate.

Por conta desse conhecimento acabei trabalhando em uma startup por 11 anos onde eu fui o primeiro desenvolvedor, adorava criar coisas, sentar com os usuários, ver eles usando, voltar para casa e melhorar um pedaço do produto. E por eu estar muito próximo dos usuários acabei migrando para área de negócio da empresa — analista de negócio da época — e lá ajudava a definir metas, roadmaps, criar MVPs, apresentações de vendas, marketing e liderava pessoas. Em uma startup pequena você acaba fazendo de tudo um pouco. Acredito que isso me deu uma boa base de produto e me preparou para desafios ainda maiores. Foi uma escola.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Eu tento fazer uma analogia com algum produto/app que ela usa todo dia. Então tento explicar que boa parte do meu trabalho é conversar com usuários, desenvolvedores, pesquisadores, designers e decidirmos qual problema vamos resolver dado uma estratégia. A resposta é sempre um misto de:

"ah que legal…" | "não conhecia essa área … " | "interessante 🤔"

Mas sempre escuto minha mãe contando para amigas que eu trabalho com coisas de computador e internet…

Se tivesse que explicar o que é gerenciamento de produto em um tweet, como explicaria?

Eu gosto como Martin Cagan simplifica Product Management no livro Inspired:

“to discover a product that is valuable, usable and feasible”

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

Tento não ter uma rotina, mas tento separar espaços para:

  • Olhar métricas chave (KRs, testes, experimentos em andamento) sobre o produto.
  • Dar sequência em algum problema maior.
  • Deixar a agenda livre e disponível para os times.
  • Ter blocos maiores de tempo para olhar de formas diferentes para os problemas que estamos atacando.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Tem muita informação sobre PM por ai, eu tento sempre acompanhar uma galera mais raiz de produto como:

Podcasts

Quer saber mais sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de um Product Manager? Se liga nas datas dos próximos cursos:

- Product Manager, com Arthur Castro e Horacio Soares

Dias 28 e 30 de Setembro e 05 e 07 de Outubro INSCRIÇÕES AQUI

- Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier

Dias 08, 10 e 11 de Setembro INSCRIÇÕES AQUI

- Métricas de Produto, com Horácio Soares e Gustavo Esteves

Dias 21, 22 e 23 de Setembro. INSCRIÇÕES AQUI

e pra ver os outros cursos, acesse: https://productarena.io

usando o código “producthero” você tem 10% de desconto em qualquer curso!

Qual seu tipo de Product Manager?

Sou do tipo mais mão na massa!

Eu gosto de mergulhar com os heads na definição da estratégia, participar de dinâmicas de discovery como entrevistas com usuários, CSDs, testes, experimentos, análise de dados (fazer aquela consultinha no banco de dados) e conversar com outros PMs para entender as estratégias. Gosto de usar e testar frameworks que me ajudem a ter mais clareza sobre o problema na sua essência.

Parece meio doido mas de uma certa forma isso me ajuda a ter mais contexto, comunicar com maior clareza nas decisões, objetivos e apostas. E também me ajuda a navegar desde a estratégia > tática > operação.

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Tive diversas situações onde falhei como PM e certamente todas elas me trouxeram — e ainda trazem — muitos aprendizados.

No início da carreira como produteiro eu estava lidando com volumes maiores de usuários, durante o plano de rollout nossos testes automatizados mostraram que poderíamos suportar um grande volume de usuários interagindo com a nova feature, mesmo assim decidimos reduzir o beta para ⅕ dos usuários. Resumo: logo nos primeiros minutos nem com a metade dos usuários que planejamos o produto não suportou, sentou e ficou olhando para nós. O time ficou mega frustrado, os usuários que tiveram problema perderam a confiança no produto e, pra fechar com chave de ouro perdemos dados de interação do usuário que serviriam para análise. 😅

Refletindo sobre as lições que aprendemos naquela tarde (e que eu levo para a vida) foram:

  • É importante reduzir o risco também no rollout. Não é feio liberar uma feature nova para 10 usuários (se fizer sentido), coletar dados, analisar os comportamentos para então definir os próximos passos.
  • Eu poderia ter optado por testar com uma massa de usuários adequada ao baseline que gostaria de validar. Existem inúmeras ferramentas que ajudam a calcular a relevância estatística do seu teste.
  • É importante testar hipóteses menores, com objetivos claros e que se possa medir o impacto. Antes disso é só uma hipótese com potencial valor.
  • O momento da verdade acontece com o seu usuário usando o seu produto. Esteja presente nesse momento e observe.
  • É muito difícil prever como os usuários irão se comportar usando o seu produto.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

  • Bloco de notas (papel e digital)
  • Zoom / Meet / Snapcam
  • Slack / Whatsapp
  • Miro
  • Google Slides / Docs / Calendar
  • Mixpanel / Looker / Tableau / DBeaver
  • Spotify

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

  • Seja curioso.
  • Tenha sede e vontade de aprender sobre vários aspectos sobre o seu contexto atual, mercado e usuário.
  • Não tenha vergonha de dizer que não sabe.
  • Tenha clareza sobre os objetivos e resultados chave que quer alcançar. Isso é a base para escolher alavancas > hipóteses > oportunidades que pretende investigar.

Estamos em um momento onde o mercado está muito aquecido e temos muito acesso à conteúdos e referências para aprimorar seu conhecimento sobre produto. Aproveite isso! 🚀

Qual é seu super herói favorito?

Homem de Ferro. Além de achar ele muito engraçado, sempre vejo ele analisando números, testando e quebrando coisas no seu laboratório, validando protótipos — as vezes com ele mesmo — conhecendo e descobrindo seu mercado, fazendo pitchs da sua empresa — Stark Ind. Acho ele incrível.

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Com certeza a curiosidade! Eu sempre parto do princípio que eu tenho zero conhecimento sobre um problema e aos poucos vou descobrindo as peças do quebra-cabeças. Tipo o mapa do Age of Empires no início do jogo e vc vai desvendando as coisas aos poucos.

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

  • Adoro jogar e assistir futebol
  • Faço escalada indoor
  • Adoro fazer viagens longas de carro
  • Curto FPS
  • Ando de Skate
  • Tenho 12 plantas em casa
  • Gosto muito de música.

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Gosto do Spotify para música, Kindle para livros e audiolivros com Google Play Books.. um hack que tem me ajudado a ler mais alguns tipos de livros.

Suas considerações finais

Gostaria de agradecer por esse momento, me sinto muito honrado por estar compartilhando um pouquinho do que sei e poder contar um pouco da minha história aqui como um Product Hero!! E receber esse convite do Arthur torna esse momento mais especial ainda, pq aprendi e continuo aprendendo muito com seus conteúdos, meetups e workshops. TMJ!

Se quiser trocar mais ideia com a Marcos, chama ele lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu